
Meet the team - Abel Batista
16 anos de Reynaers
Quem és tu?
Sou o Abel Batista comercial na Reynaers desde 2007. Há 16 anos! Gosto de lidar com pessoas, gosto de perceber como as coisas funcionam, como são as pessoas para poder lidar com elas.
Como é que o teu caminho se cruzou com a Reynaers?
Comecei na indústria agrícola em várias áreas (expedidor, área técnica de manutenção industrial, frota)… e depois virei-me para a área comercial. Depois, comecei a vender ferragens e foi aí que tive o primeiro contacto com o alumínio, já que para perceber das ferragens é preciso compreender todo o “lego”. Gostava muito de explorar os sistemas, perceber como as coisas se encaixavam e o que era necessário para os vários sistemas. Isso despertou a minha curiosidade. Assim me cruzei com a então Alupol. O Jorge Ferreira, que já trabalhava aqui, falou-me sobre uma nova oportunidade para comercial na zona sul. Fui falar com a Dra. Manuela Cardoso e depois com o Sr. Valdemar…. Reuniram-se as condições para começar a trabalhar no dia 2 de maio de 2007.
16 anos é muito tempo, as coisas eram completamente diferentes….
Claro que sim. Nos primeiros 2 anos era Alupol, mas em 2009 começamos a mergulhar na Reynaers a 100%.
Que memórias tens do primeiro dia?
Lembro-me de o ter vivido com muito entusiasmo e alegria. A Alupol estava muito presente no mercado e havia inúmeras oportunidades para chegar a mais clientes. Tinha a ideia de ao bater à porta de potenciais clientes e de pessoas que já conhecia conseguia abrir portas, já que tínhamos uma grande capacidade de resposta.
Do primeiro contacto com a Reynaers, o que guardas na memória?
Percebi que estava ali um desafio devido à diversidade de soluções e ao desenvolvimento de produto. Mas também percebi que recebíamos uma grande oportunidade que nos permitia abordar praticamente todos os mercados.
O que mais gostas na Reynaers?
Gosto da liberdade que temos para abordar qualquer necessidade. Gosto de não termos "medo" de abordar qualquer tipo de mercado. Temos resposta para tudo e isso é fantástico.
Momentos marcantes?
Marca-me o dia a dia. Sempre em desenvolvimento, sempre com desafios, sempre a procurar respostas e soluções. É gratificante termos essa possibilidade de irmos ao encontro das necessidades dos clientes. Geralmente, não se aplica um "não"… poucas vezes me lembro de ter de dizer "não" a alguém. A equipa é fantástica, o ambiente é familiar, conseguimos falar com toda a gente, colegas, diretores, de forma aberta e espontânea. E isso é muito bom!
Desafios que te tenham "assustado"?
Os desafios são constantes porque a evolução é acelerada. Mas também depende de nós prepararmo-nos bem, aprendermos, procurarmos soluções e estarmos preparados para os desafios diários.
Um dia típico da tua rotina?
Preparar quem vou visitar, perceber o envolvimento dos clientes nos projetos em curso e identificar novas oportunidades e necessidades dos clientes. Cerca de 200 a 300 km por dia, muitos telefonemas, muitos emails, muita agitação. Estou constantemente a priorizar...
O que te dá mais prazer?
Dá-me muito prazer dar a resposta que o cliente precisa e ir ao encontro da sua satisfação global. Gosto de ir aos detalhes técnicos, perceber como é que "o lego se monta" e partilhar isso com o cliente. Gosto que o cliente me lance um desafio e dá-me grande prazer levar-lhe a solução, com todo o detalhe.
A tua maior aprendizagem?
Tudo acontece muito depressa e estamos em permanente atualização. Essa é uma grande oportunidade que a Reynaers nos dá, a formação e a aprendizagem contínua.
De tudo o que já fizeste aqui, o que te deixa orgulhoso?
São as vendas dos projetos, é deixar o cliente satisfeito sem qualquer constrangimento em relação ao que nos propomos: não haver atrasos, erros. O cliente ficar verdadeiramente satisfeito dá-me um enorme prazer.
Um desejo para a Reynaers?
É continuar nesta linha de desenvolvimento técnico de soluções para estar presente cada vez mais em todo o mundo.
Fora da Reynaers?
Gosto de estar com a família, com amigos, estou sempre muito envolvido em atividades associativas. Também dedico tempo às minhas hortas e… já não tenho tempo para mais ;)
2008 - Em formação
2011 - Em evento internacional do Grupo Reynaers
2013 - No Reynaers Social Day, o dia em que em família, dedicamos à comunidade
2014 - No lançamento da HiFinity em Portugal
2014 - A cozinhar, num teambuilding da Reynaers
2015 - Na comemoração dos 50 anos do Grupo Reynaers
2015 - No Jantar de Natal
2015 - A superar-se num team bilding
2017 - Entre colegas, num convívio de verão
2017 - Em formação interna
2018 - Na comemoração dos 25 anos da Reynaers em Portugal
2018 - Em visita ao Reynaers Campus com clientes
2019 - Na Batimat
2020 - Na inauguração do Expert Center
2021 - Na pré-inauguração do renovado showroom de Pombal
2023 - No Expert Center com clientes