
Meet the Team - Carlos Dias
Project Support
15 anos de Reynaers
Quem é o Carlos? Fala-me de ti…
Hmm… Sou uma pessoa simples, um pouco reservado.
Como é que o teu caminho se cruzou com a Reynaers?
Em 2008, salvo erro, estava à procura de emprego nesta zona. Tinha vindo de Lisboa - não gostei sobretudo de viver lá - e resolvi voltar. Surgiu uma oportunidade aqui, na altura ainda era Alupol, fiquei como Chefe de Armazém, mas pouco tempo depois fui solicitado para ir para o Departamento de Projetos, onde até me adaptei melhor. E pronto, fiquei quatro anos.
No teu caso o caminho cruzou-se, descruzou-se e voltou novamente a cruzar-se…
Sim, no final de 2012 decidi fazer algo diferente por minha conta, tentar outras coisas, nada a ver com o alumínio. Durante uns anos, continuei a dar apoio, mas entretanto, abracei um projeto a 100% e desliguei completamente. Em 2018, fui contactado pela Reynaers e voltei. Cá estou agora, faz cinco anos.

Em 2009, já no Departamento de Projetos.
Lembras-te do primeiríssimo dia na Alupol?
Bom, já lá vão 15 anos mas lembro-me essencialmente da sensação de desconhecer tudo o que se via e falava. Era tudo completamente novo para mim. Na altura, tinha 33 anos e nada percebia de alumínio, nunca tinha trabalhado na área. O armazém estava confuso e eu iniciei a organização, mas não cheguei a terminar já que fui para o Departamento de Projetos.
De quem te lembras desses primeiros tempos?
Lembro-me bem da Sónia, da Cristina… e da Sandrina, do João Cardoso, do Nuno, da Natália, da Marisa, da Cláudia, da Dina e do Raúl que ainda cá estão. Ainda no outro dia, a Cláudia me lembrou que eu andava sempre de mangas compridas para não arranhar os braços. Fosse verão ou inverno.
E hoje, o que fazes?
Estudo os projetos, as soluções técnicas que podemos oferecer e faço a orçamentação.
Gosto de fazer o que faço.
E o que gostas mais de fazer?
Gosto de fazer o que faço. Gosto de encontrar soluções e também de automatizar processos para não perder tempo da próxima vez.
Momentos que te tenham marcado?
Houve momentos difíceis quando as coisas não correram tão bem. Sobretudo, quando a responsabilidade é nossa... isso marca sempre. Como positivos as atividade que fazemos. Gostei muito do Reynaers Social Day com o Chakall, a favor da Ucrânia.
No Social Day 2022
Principais desafios?
É mesmo melhorar dia após dia. Não gosto de errar, ninguém gosta. Mas eu tenho particular dificuldade em lidar com isso. Custa-me muito… por isso o meu principal desafio é evitar isso, o que nem sempre é fácil na correria do dia-a-dia.

A viajar de mota, uma das suas grandes paixões
Ambições para a Reynaers?
Gostava de ver a Reynaers mais implementada aqui na nossa zona. Temos muitas obras em Lisboa, Porto, noutras grandes cidades... Mas aqui em Pombal temos apenas algumas, as escolas, os centros de saúde, gostava que tivessemos mais. Gosto de ir a um sítio e ver o fruto do nosso trabalho.
E nos tempos livres o que gostas de fazer?
Adoro viajar de mota, é uma sensação completamente diferente do que ir de carro. Gosto de tocar guitarra e gosto de fotografia. Já não tenho banda, mas já tive. Era guitarrista. Gosto de rock, country, blues…
Para terminar... se a Reynaers fosse uma música seria…?
Ui… eh pá, sei lá… Hmmm…
Veio-me agora à cabeça uma música (risos!) sobretudo pelo ritmo. Deixa ver se me lembro, é do Garth Brooks, qualquer coisa “ain´t going down…”
Deixa ver se localizamos no youtube?
… et voilà!
Sim, só pelo arranque, compreendo porque te veio logo à cabeça.
É “sempre a abrir”. A música chega a um ponto que parece que está a terminar, mas… volta outra vez!
(risos, risos, risos)
Música bem lembrada… muito bom!
Nem sei a letra, mas o ritmo da Reynaers é mesmo esse!
4 anos + 5 anos em imagens
1. No seu primeiro almoço de Natal na Alupol, 2008
2. Na mudança de instalações da Reynaers Aluminium, 2009
3. Com alguns colegas do departamento de projetos, daquela época em 2010
4. Em 2012 na despedida do Sr. Valdemar e Drª. Manuela
5. Já no regresso à Reynaers Aluminium, na festa de 25 anos da Reynaers Aluminium, 2018
6. Na preparação do tradicional almoço de Natal com o colega Pedro Gomez, 2018
7. Com os colegas que nessa época também estavam no departamento de projetos (da esquerda para a direita Pedro Gomez, Mauro Lopes, Anthony Oliveira), em 2019
8. Na inauguração do Expert Center, com os colegas: Pedro Santos, Pedro Gomez, Cátia Alves, Anthony Oliveira, Mauro Lopes, Nuno Évora, Sabrina Oliveira, Marta Ramos e João Cardoso, 2020
9. Em 2021, ao receber uma garrafa de água numa ação de sustentabilidade
10. Com os colegas do Departamento de Projetos numa sessão fotográfica, Anthony Oliveira, Hugo Silva, Cátia Alves, João Barbosa, em 2022