
Meet the Team - Sandrina Silva
Armazém | Team Leader
24 anos de Reynaers
Conta-nos… quem é a Sandrina?
Isso perguntado assim até parece que estou no Alta Definição!
(espera aí, não escrevas já!)
(deixa-me pensar….)
O que é que queres que eu diga? Trabalho na Reynaers, sou uma mulher dedicada áquilo que gosta (ao que não gosta é que não!). Nasci em França e vim para cá com três anos e nunca mais daqui saí, fiz aqui a minha vida toda. Gosto de ajudar o próximo, sou brincalhona, mas trabalho é trabalho, conhaque é conhaque!
E como ‘aterraste’ na Reynaers?
Andava à procura de emprego e o meu padrinho disse-me que o Sr. Valdemar (gestor da entretanto extinta Alupol) estava a precisar, fui a uma entrevista e fiquei. Falei com ele numa terça, vim cá na quinta assinar contrato e comecei na segunda seguinte. Entrei para o armazém, estavam aflitos de pessoas.
Ainda não era casada nessa altura. Lembro-me bem do dia que comecei, foi o dia a seguir às eleições que o Jorge Sampaio ganhou para a Presidência da República. As eleições foram no dia 14 de Janeiro de 1996 e eu comecei no dia 15. Já viste que ele já está reformado e eu ainda cá ando a trabalhar! (risos)
Passaram-se dias, semanas, anos e cá estou!
Muita coisa mudou…
Ah, sim… Tudo! Instalações, gerências, produto, formas de trabalho, colegas. Mudou para melhor sem dúvida, temos de ser sinceros! Também mal fosse, se assim não fosse. (diz, à sua boa maneira: ‘sem papas na língua!’)
Lembro-me bem do dia que comecei, foi o dia a seguir às eleições que o Jorge Sampaio ganhou para a Presidência da República.

Conta-me um dia típico da tua rotina?
Acordo de manhã e dou de comer às minhas três galinhas poedeiras, ao Laparuço que é o meu coelho e à rolita que herdei do meu querido pai. Depois da rotina da manhã, venho para cá e é sempre a mesma coisa…
Mas isso é bom ou não?
É bom claro! É sempre o mesmo, conferir o que chega, conferir o que vai e ir acudindo às prioridades. Há sempre muitas. No início era muita confusão mas agora as coisas estão bem mais organizadas.
Tens na tua equipa a Gina, o Diogo e o Nunes. Como é o vosso dia-a-dia como equipa?
Temos um bom ambiente de trabalho, muito produtivo mas acima de tudo muito gratificante. Não me considero superior, tento estar no mesmo patamar, foi assim que fui educada.
O que te dá mais prazer no teu dia-a-dia?
Gosto de tudo, gosto mesmo de fazer o que faço!
E o que mais te marcou aqui nestes 24 anos?
Sei lá… já aqui aconteceu tanta coisa. Já chorei, já ri…. O que é que me marcou?
Uma das últimas negativas que mais me marcou foi esta situação do covid. Foi um balde de água fria. Estive ausente uma semana e deixei ‘tudo normal’. Quando regressei, estava praticamente a equipa toda em teletrabalho (exceto os do armazém e do Expert Center), éramos meia dúzia de gatos-pingados e ‘uma casa’ com muito pouca vida… Foi um bocado deprimente.
E pela positiva?
Pela positiva, marcaram-me algumas pessoas pelo bem que me disseram. Marcaram-me os convívios, as brincadeiras. Marcou-me a festa dos nossos 25 anos em Portugal porque revi todos aquelas que já passaram por esta casa e, mais recente, a festa de inauguração do Expert Center que gostei muito de viver.
Em particular, lembro-me de um teambuilding que me marcou muito. Lembras-te daquele que tivemos de partir uma tábua com a mão, partir uma flecha e dobrar uma viga de aço com o pescoço?
Sim, lembro-me tão bem!
Em todos os team buildings levas alguma coisa… deste levei que somos capazes de fazer coisas que nos parecem impossíveis e até com muita facilidade. Lembro-me disso muitas vezes.
Como é Sandrina a trabalhar?
Depende dos dias (risos)… Acho que os meus colegas gostam de trabalhar comigo e gostamos de levar as nossas tarefas até ao fim com determinação. Às vezes sou mandona, às vezes sou ‘fixe’. (diz, sorrindo)
Para terminar... O que te move?
As pernas!
... E o que te move a alma?
Eu acreditar e querer que aconteça.
1. Jantar de Natal, 2004
2. Na mudança de instalações da antiga Alupol para o novo edifício Reynaers Aluminium, 2009
3. No jantar de despedida do Sr. Valdemar e Sra. Manuela, fundadores da Alupol, 2012
4. No primeiro Reynaers Social Day - um dia da equipa dedicado à comunidade - com a Santa Casa de Misericóridia de Pombal, 2013
5. A auto superar-se no teambuilding 'We can do it', 2015
6. Aquando da Homenagem Reynaers pela sua antiguidade, 2015
7. Num evento Reynaers, com colegas e clientes, Junho 2016
8. No Reynaers Social Day nas Berlengas, Maio 2017, a construir ninhos para uma espécie protegida, 2017
9. Nos 25 anos da Reynaers Aluminium em Portugal com o Sr. Valdemar e alguns dos primeiros colaboradores da antiga Alupol, Novembro 2018
10. A explicar o que faz aos 'filhos da casa', Maio 2019
11. Com o colega Ricardo Vieira (Direção Geral), no almoço de Natal, homenageada com o prémio Lealdade, 2019
12. Na inauguração do Expert Center, com parte dos colegas do Departamento, Janeiro 2020
13. A provar esmalte de cerveja, numa atividade interna, Outubro 2020