Skip to main content
 Villa de concreto moderna na floresta

Conformidade com o Pacto Ecológico Europeu

A regulação sustentável é necessária, mas a sua complexidade pode ser um verdadeiro desafio se enfrentada sozinha. Por que não enfrentá-lo juntos? Na Reynaers Aluminium vemos a sustentabilidade como um processo colaborativo. Ajudamos a simplificar o caminho, orientando os nossos parceiros através de um cenário regulamentar em constante evolução. Dispomos do conhecimento especializado e da amplitude de pensamento que nos permitem ser o seu parceiro de referência para orientar o cumprimento do Pacto Ecológico Europeu e dos regulamentos nacionais de construção, garantindo que está sempre alinhado com os requisitos mais recentes.

O que é o Pacto Ecológico Europeu?

O Pacto Ecológico Europeu é a estratégia da União Europeia para tornar a Europa climaticamente neutra até 2050. Este quadro de ação pretende reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, impulsionar as energias limpas e promover a economia circular em todos os setores, incluindo o da construção. 

Mulher erguendo as mãos em direção a um prédio branco de altura média com muitas janelas.

Para diminuir a pegada ambiental da construção, estão já em marcha dois grandes eixos de transformação:

  1. Eficiência energética & Renovação 

Atualmente, 75% dos edifícios europeus não são energeticamente eficientes. É urgente reduzir o carbono operacional, responsável por 70% das emissões totais de um edifício. As metas da Europa são claras: 

  • Até 2030, 100% das novas construções devem apresentar níveis de carbono operacional próximos de zero.
  • Até 2030, 80% dos edifícios com baixo desempenho energético devem ser renovados, de modo a reduzir o seu carbono operacional em 50% face a 1990. 

 

  1. Sustentabilidade & Economia circular 

O segundo eixo passa por reduzir a utilização de materiais e o desperdício, limitando o carbono incorporado, responsável por 30% das emissões totais de um edifício. O que significa isto para a Europa? 

  • Até 2030, mais de 50% dos componentes utilizados na construção devem ser de baixo carbono (reciclados ou produzidos com energia limpa).
  • Até 2030, o carbono incorporado destes componentes deve ser reduzido em 50% face a 1990. 

Partilhamos a nossa experiência…

Tanto a nível do Grupo como a nível local, partilhamos conhecimento sobre os temas de sustentabilidade que realmente importam para o sector. Mais do que garantir conformidade, ajudamos a antecipar tendências e a familiarizar-se com os enquadramentos regulatórios relevantes. O Pacto Ecológico da UE, a EPBD, o RDC e a Taxonomia da UE: juntos crescemos para uma melhor compreensão. 

Homem e mulher a apertar as mãos no edifício de escritórios.
Edifício de apartamentos de tijolo médio com janelas de aço.

... rodeados de associações de referência

Trabalhamos em parceria com organizações influentes que definem a agenda e tornam a construção mais sustentável todos os dias. De associações do sector, como a European Aluminium, a grupos de investigação e universidades, mantemo-nos sempre atualizados e aprendemos com os melhores, para poder apoiar cada projeto de forma específica. 

Descubra outras dimensões da sustentabilidade

A sustentabilidade começa por fazer as perguntas certas.

Entre em contacto