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Semana Reabilitaçáo Urbana do Porto Reynaers Aluminium

A Reynaers Aluminium esteve presente na 12.ª edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto, que decorreu entre os dias 6 e 10 de novembro, participando em duas sessões distintas que exploraram o futuro sustentáveldigital da construção. Este evento anual, que atrai milhares de especialistasprofissionais de diversos setores, trouxe ao centro do debate temas como a construção sustentável, inovação tecnológica e a transformação do setor.

A construção como pilar de um futuro mais sustentável

Na sessão “Nunca a construção teve um papel tão determinante na criação de um futuro mais sustentável”, moderada por Nelson Lage, Presidente da ADENE, destacou-se o papel central da construção na resposta aos desafios climáticos. A sessão iniciou-se com um welcome coffee oferecido pela Reynaers Aluminium, seguido da abertura oficial por Nelson Lage e incluiu apresentações de João Cleto, Técnico Especialista na Direção Estratégica, Políticas e Projetos da ADENE, que destacou o passaporte de renovação dos edifícios como ferramenta de apoio à reabilitação urbana; e Pedro Santos, Diretor Técnico da Reynaers Aluminium, que abordou a contribuição da caixilharia para um edificado digitalizado.

A mesa-redonda, moderada por Ricardo Guimarães, Diretor da Confidencial Imobiliário, reuniu os intervenientes Pedro Santos, Diretor Técnico da Reynaers Aluminium; Nuno Fideles, Head of Sustainability da Savills; Filipe Sambento, Diretor Comercial da Saint-Gobain Portugal; Tomás Baldaque, Diretor de Marketing e Vendas B2B da EDP Comercial; e José Mota Freitas, Diretor Comercial da Direção de Empresas da Caixa Geral de Depósitos, num debate sobre inovaçãosustentabilidade no setor. Segundo o responsável, o setor deixou para trás anos de inércia para se posicionar como um “gigante adormecido” que agora assume uma postura inovadora e robusta, alavancando a sustentabilidade como vetor de progresso.

Durante a sua apresentação, Nelson Lage explicou que a Diretiva Europeia para a Eficiência Energética dos Edifícios (EPBD) atua como uma chamada à ação para todos os setores, fornecendo orientações para a renovaçãodescarbonização do edificado. Uma das inovações trazidas pela diretiva é o passaporte de produto, uma ferramenta que visa orientar e incentivar a adoção de novas soluções, aliando tecnologiamateriais à sustentabilidade. O passaporte, que será obrigatório em 2026, servirá como um guia completo para a renovação sustentável dos edifícios.

João Cleto, Técnico Especialista na Direção Estratégica, Políticas e Projetos da ADENE, abordou o conceito dos Building Passports, um plano de longo prazo que visa guiar a renovação dos edifícios. Esta ferramenta contribui para que os proprietários saibam exatamente quando e como renovar os seus edifícios, garantindo o cumprimento dos requisitos de eficiência energéticasustentabilidade. Pedro Santos, Diretor Técnico da Reynaers Aluminium, subiu ao palco para apresentar DigiTrace, o novo passaporte digital de produto da Reynaers, uma resposta rumo às futuras diretrizes da União Europeia. Este passaporte, sob a forma de um QR code único, contém todas as informações essenciais sobre o produto, desde a sua origemcomponentes até à sua manutenção e potencial de reciclagem. “O DigiTrace fornece a informação necessária para que o produto seja usado e mantido ao longo de muitos anos, permitindo que os edifícios sejam mais sustentáveis e a informação mais rastreável e transparente”, destacou Pedro Santos.

A Reynaers Aluminium, reconhecida pelo seu compromisso com a sustentabilidade de longa data, já integra práticas sustentáveis em todos os seus processos desde muito cedo. Pedro Santos frisou que, para a Reynaers, não se trata de esperar pelo futuro mas de antecipar ações e recolher os dados necessários para atingir as metas sustentáveis antes de 2049. Com o DigiTrace, a Reynaers torna possível a rastreabilidade dos materiais, transformando-o numa ferramenta essencial para a construção moderna.

IA e inovação tecnológica

Outra sessão onde a Reynaers Aluminium marcou presença foi a “Energia, Inovação e Inteligência Artificial – Uma Revolução em Curso”. A sessão contou com a participação de António Gil Machado, Diretor da Vida Imobiliária, que realizou a abertura; Luís Gregório, Partner Technical Specialist da IBM, com uma apresentação sobre desafios e oportunidades da IA; Fábio Cordeiro Ferreira, Head of Product da NOS Alarmes & NOS Smart Home, que abordou o tema das Smart Homes; e uma mesa-redonda, moderada por Ricardo Luz, Partner da CIVITTABusiness Angel, que reuniu os intervenientes João Santos, CEO da BSHP; José Sá Carneiro, Diretor do Departamento Nacional de Serviço da Schmitt + Sohn Elevadores; Marta Ramos, Diretora de Marketing da Reynaers Aluminium; e novamente Fábio Cordeiro Ferreira, num debate sobre inovaçãotecnologia no setor. O evento incluiu ainda um welcome coffee oferecido pela Schmitt Elevadores.

Durante este painel, especialistas debateram a transformação dos edifícios em smart buildings e a transformação do setor impulsionada pela inteligência artificialautomação. Na mesa-redonda, moderada por Ricardo Luz,  foi transversal o destaque ao o papel da inteligência artificial na criação de ambientes mais seguros, eficientesconectados. Os profissionais acreditam que o setor está apenas a iniciar uma transformação profunda e que será crucial adaptar as soluções às necessidades dos utilizadores finais, com a tecnologia e a informação a criar edifícios mais responsivos e adaptáveis. José Sá Carneiro destacou o conjunto de serviços para o utilizador e a forma como a inteligência artificial pode impulsionar as soluções. Marta Ramos, da Reynaers Aluminium, refere que a Reynaers Aluminium tem projetos de inteligência artificial em curso em várias áreas para otimizar a eficiência operacional, alguns já em fase de teste de conceito. Acrescenta que as empresas têm um papel importante na inovação tecnológica e na adoção de novos comportamentos de vida e de trabalho, e a obrigação acrescida de assegurar que estas são introduzidas de forma responsável, com um impacto positivoduradouro.

No mercado, a Reynaers já oferece um ecossistema digital de serviços, com o propósito de criar processos mais previsíveisautomatizados que conectam todos os intervenientes num projeto. O DigiTrace, por exemplo, foi desenvolvido já com a premissa de recolher e analisar dados através de IA e analisar padrões de utilizaçãotendências. Em complemento aos produtos, a Reynaers foca-se em criar soluções digitais que beneficiem utilizadores, parceirosprofissionais envolvidos nos projetos, na certeza de que são um vetor da sustentabilidade para o setor.

Gilda Abreu
Pedro Santos
Marta Ramos