- Barbist Architektur
Breitenwang Community Centre
No município austríaco de Breitenwang, na zona norte do Tirol, foi inaugurado um novo centro comunitário em julho de 2010. O cliente é uma instituição bancária e o município pretende alugar o edifício no futuro próximo, reunindo assim todas as instituições locais importantes num só local. Os residentes são quem mais beneficia, uma vez que deixam de ter de se deslocar por estradas difíceis quando necessitam de visitar a câmara municipal, biblioteca e consultórios médicos. Todas estas instituições estão agora localizadas num local central em Breitenwang num elegante edifício que também alberga apartamentos.

As venezianas podem ser acionadas manual ou automaticamente através de um só sistema de controlo, o que permite otimizar o nível de conforto nos espaços individuais de trabalho
Os Alpes formam um pano de fundo impressionante para o centro comunitário desenhado pelo gabinete Barbist Architektur. O complexo dispõe também de um espaço público que não faz concorrência ao tradicional centro da cidade, por volta da igreja, e que, pelo contrário, constitui um complemento para a cidade criando um centro clássico e oferecendo a Breitenwang um espaço aberto multiusos de dimensões generosas. A madeira, pedra e os estores das janelas com as cores do brasão da cidade integram o edifício na paisagem alpina e na topografia de Breitenwang.
O que é interessante é o design enérgico do edifício, que proporciona aos empregados uma forma de conforto pouco usual, especialmente no piso inferior. A transparência do piso térreo não implica zonas frias devido às grandes janelas, ou interiores demasiado quentes devido ao sol. Os vidros triplos impedem que a superfície interior do vidro fique fria - esta mantém-se praticamente à temperatura ambiente. Na fachada, as 54 venezianas verticais em alumínio com revestimento a pó asseguram o conforto do espaço interior. Estas venezianas, (Reynaers Brise Soleil 100) de 2,80 metros de altura e 70 cm de largura e com uma forma biconvexa, foram fabricadas de acordo com as especificações do arquiteto e cumprem diversas funções, como a proteção solar, privacidade, redirecionamento da luz solar e proteção contra assaltos. Podem ser acionadas manual ou automaticamente através de um só sistema de controle, o que permite otimizar o nível de conforto nos espaços individuais de trabalho. Em qualquer estação do ano ou hora do dia, independentemente das condições meteorológicas, o sistema assegura os valores ideais de calor, sombra, ângulo ou intensidade de luz. Os doze motores fazem mais do que apenas ajustar as venezianas de acordo com a posição do sol, eles posicionam-nas para que as condições de temperatura e luz no interior sejam ideais. Todas as alterações nas condições meteorológicas exteriores são detetadas por um sensor; com base nesta informação, o software ajusta as venezianas automaticamente para a melhor posição. Os funcionários apreciam o conforto que o sistema oferece, especialmente porque também é possível alterar a posição das venezianas utilizando o controle manual. Após uma hora, o controle automático é reativado. Durante o fim de semana a fachada encontra-se completamente fechada, o que também traz vantagens em termos de segurança. A possibilidade de redirecionar a luz solar contribui significativamente para o ambiente confortável nos escritórios e espaços semipúblicos.

Vista noturna da zona pública
Normalmente assume-se que as construções de alta tecnologia, motivadas principalmente por questões de energia – incluindo recuperação de calor e ventilação – não são capazes de assegurar conforto suficiente no interior. Em Breitenwang provou-se o contrário. Os funcionários beneficiam da comodidade do controle automático do sistema de venezianas e da sua integração nos sistemas de ventilação e aquecimento. Além disso, a totalidade do conceito Brise Soleil – desde o planeamento e fabrico até à montagem das venezianas - esteve a cargo da Reynaers Aluminium, oferecendo assim a vantagem de um só fornecedor para todos os serviços.

Vertical section
Project solution
Louvres
- 54 x BS 100 biconvex vertical louvres
- Width: 700 mm
- Height: 2800 mm
- Thickness: 84 mm
- 3 different shades of green
Management
- 12 motors
- Fully automated system with seasonal steering and connected to the building management system
- Manual or automatic control via touch panel (with distance control)
Energy
- Sun-, glare- and daylight protection
- Estimated energy-savings of 30%
Sistemas Reynaers utilizados
Parceiros envolvidos
Architect
- Barbist Architektur
Fabricator
- Reynaers AG
Fotógrafo
- Barbist Architektur
Outros parceiros
- Raiffeisenbank Reutte (Investors)
- Barbist Architektur (General contractors)
- Ursula Baus (Authors)