Skip to main content
  • Shopping centre Manor Store AG localizado em Biel, Suíça
  • Shopping centre Manor Store AG localizado em Biel, Suíça
  • Architektenteam Manor Biel & Gebert Architekten Gm

Manor Store AG

Biel - Suíça

A eficácia energética e qualidade arquitetónica formam uma simbiose perfeita no novo edifício Manor em Biel (Bienne), Suíça. O edifício, que alberga os armazéns Manor, escritórios e residências, tinha de estar à altura do importante local onde se situa, a praça Zentralplatz.

O edifício Manor estende-se desde a Unterer Quai e a casa de saúde Centre Rochat de um lado da praça, através da Nidaugasse e da zona pedonal, até à Plänkestrasse do lado oposto – e adapta-se ao meio envolvente com as suas duas fachadas completamente diferentes. Do lado da Unterer Quai, os arquitetos desenharam a fachada para que esta se coadunasse com os edifícios vizinhos - vidro e pedra natural em proporções bem equilibradas, juntamente com uma linguagem arquitetónica moderna que resultam num aspeto reconhecível.

Shopping centre Manor Store AG localizado em Biel, Suíça

A fachada de vidro escurecido reflete os edifícios circundantes

Do outro lado da praça, com a sua zona pedonal e ruas laterais, a fachada composta inteiramente por vidro escuro oferece um novo contraste à cidade. As zonas rebaixadas no piso superior podem parecer misteriosas mas são facilmente explicáveis devido à multiplicidade de usos do edifício. A loja, os escritórios, os apartamentos, as residências para seniores, o pátio comum com jardim e o parque de estacionamento subterrâneo com uma capacidade para 205 automóveis e 235 motociclos e bicicletas formam uma estrutura única que simplesmente nunca tinha sido vista na arquitetura de lojas. O revestimento do edifício é constituído por painéis de betão revestidos verticalmente a vidro que dão ao edifício um aspeto sólido, e por faixas de vidro aplicadas horizontalmente. Sobrepostas a esta ideia, encontram-se as grandes montras da loja no piso térreo, janelas um pouco mais estreitas nos andares superiores e as estreitas gelosias na zona de escritórios e nas áreas residenciais. A fachada de vidro escuro reflete os edifícios circundantes, mas os visitantes da loja conseguem facilmente olhar para o exterior enquanto passeiam pela loja – o que é pouco habitual, uma vez que normalmente se evita que a vista do exterior ‘distraia’ a atenção dos compradores na loja.

ELEGÂNCIA

Os perfis da fachada dupla são anodizados a preto, o que contribui para o aspeto homogéneo e elegante do revestimento. Os painéis de vidro são formados por uma placa única de 12 mm de espessura, uma caixa de ar de 184 mm de espessu-ra com cortinas de tecido e uma camada interior com vidro duplo (IV). As vedações em borracha foram especialmente concebidas para enquadrar os painéis. Os painéis de betão são cobertos com uma camada de isolamento em vez de vidro triplo, que por sua vez possui um revestimento protetor com uma camada de 22 mm de espessura de Peraluman anodizado preto, uma liga de alumínio extremamente resistente à corrosão. Os mesmos painéis de vidro com painel exterior único utilizados na fachada de vidro, também foram aqui utilizados, com intervalos de cerca de 185 mm.

 

CONCEITO DE BAIXA ENERGIA

O edifício tem um ótimo desempenho energético graças ao alto nível de isolamento térmico do sistema CS 86-HI da fachada ventilada com proteção solar integrada. O edifício Manor utiliza a água subterrânea para refrigeração do edifício durante a maior parte do ano – as principais fontes de acumulação de calor são a luz artificial e as pessoas – e para recuperação de calor nos dois meses de inverno mais frios. Isto significa que não existe necessidade de utilização de combustíveis fósseis para a gestão de energia. O novo edifício da Manor estabelece um padrão para a arquitetura da empresa, completando assim o mote da Manor, ‘Donnons du style à la vie’ (Damos estilo à vida). Para além disso, este tipo de arquitetura demonstra como conceitos de baixa energia podem ser integrados na arquitetura contemporânea sem comprometer o aspeto estético do edifício. A arquitetura sublinha a síntese entre a transparência e a eficácia em termos energéticos que pode ser conseguida com os sistemas Reynaers.

Parceiros envolvidos

Arquiteto

  • Architektenteam Manor Biel & Gebert Architekten Gm

Instalador

  • Hartmann & Co. AG

Fotógrafo

  • Hannes Henz, Zürich

Outros parceiros

  • Manor AG, Basel (Empreiteiro geral)