- ORG Permanent Modernity
Centro Administrativo de Beveren
Os edifícios governamentais desempenham uma função exemplar e têm de aderir a rigorosas normas ambientais, de proteção contra incêndios e de segurança. Um desafio, sim. Um problema? Não, de todo.
Há muito tempo que a câmara de Beveren precisava de mais espaço. A renovação e as novas expansões do edifício administrativo atingiram os seus limites, pelo que só havia mesmo uma solução: a construção de instalações completamente novas.
O atelier de arquitetura ORG Permanent Modernity ganhou o concurso público e confiou na experiência da Reynaers Aluminium para a fachada de vidro e janelas.

Janelas perfeitamente integradas
O exterior integra-se perfeitamente no ambiente urbano já existente. Os tijolos meticulosamente colocados, que combinam com pedra calcária, dão à fachada um aspeto único e dinâmico. Uma parte vital do projeto são as janelas verticais da Reynaers Aluminium, perfeitamente incorporadas e que melhoram a difusão da luz natural nos espaços de escritórios.
Para se alinharem com a visão arquitetónica, foram utilizadas janelas MasterLine 8 com folha oculta, com uma estética similar a janelas fixas, embora basculantes, minimizando o alumínio visível e aumentando a superfície envidraçada. Uma solução compatível com o que se ambicionava para a fachada: limpa, contemporânea e minimalista.
O sistema MasterLine 8 também é excelente em termos de desempenho energético, contribuindo para este edifício passivo (NZEB).
Um feito sem precedentes
O sistema de fachada de vidro Reynaers ConceptWall 50, integra telas Renson até 12 metros de altura - uma conquista sem precedentes devido ao comprimento impressionante. Para se enquadrar na estética minimalista do exterior, o sistema minimalista ConceptWall 50 disfarça de forma discreta as réguas das telas nas capas da fachada.

Na resistência ao fogo, o projeto previu os sistemas de fachada ConceptWall 50-Corta-Fogo da Reynaers Aluminium e as janelas ConceptSystem 77-Corta-Fogo. Ambos à prova de fogo e à prova de bala, estritamente necessário para a esquadra da polícia local localizada no piso térreo.
Reconhecimento internacional
O edifício possui elementos arquitetónicos únicos, como colunas ao longo da fachada concebidas como esculturas 3D e uma parede de rede desenvolvida através de tecnologia digital avançada, que, em conjunto, proporcionam à estrutura a sua personalidade distinta. Este edifício inovador foi aclamado internacionalmente, tendo obtido o segundo prémio na categoria de Edifício Público ao abrigo dos prestigiados prémios “Rethinking The Future Awards 2021”.
Sistemas Reynaers utilizados
Parceiros envolvidos
Architect
- ORG Permanent Modernity
Fabricator
- Foubert Glaswerken BVBA
Fotógrafo
- Filip Dujardin
Outros parceiros
- Democo Antwerpen (General contractors)