Villa Haasdonk
Transformar uma casa existente numa nova construção, é um desafio e tanto. Existem, de facto, várias restrições arquitetónicas a considerar, relacionadas nomeadamente com vãos e aberturas de janelas.
O arquiteto Dimitri Van den Bossche, da BAO Architecten, resolveu este problema com uma extensão que abre toda a casa para o jardim. Grandes aberturas que quebram a fronteira entre interior e exterior.

As janelas HiFinity da Reynaers Alluminium, são as que mais à atenção chamam, com as linhas ultra-finas, que combinam perfeitamente com o design minimalista desta villa. Os perfis discretamente integrados nas paredes e pisos, resultam numa área de vidro excecionalmente desimpedida. Outro detalhe interessante: as janelas de correr HiFinity são motorizadas e acionadas pelo sistema de domótica da villa. Com o simples toque num botão, tudo abre ou fecha. Mesmo à distância.

Nalguns vãos, encontramos o sistema MasterPatio, que é especialmente adequado para suportar vidro de dimensões e pesos excecionais. Nesta localização era necessário vidro triplo, 50% mais pesado do que o vidro duplo.
As janelas e portas utilizando o sistema MasterLine 8-Alto Isolamento e MasterLine 8-Folha Oculta. A vantagem da variante folha oculta é que vista do exterior, mal se nota a diferença entre envidraçados fixos e de batente, algo que os amantes de design certamente apreciam.
Para o arquiteto, o alumínio foi uma escolha lógica, principalmente devido ao seu valor estético. O alumínio permite a criação de grandes vãos envidraçados sem necessidade de reforços adicionais, o que potencia o design que muitas vezes falta com outros materiais. Além disso, é um produto sustentável. O alumínio é infinitamente reciclável, sem perder valor, o que resulta numa menor pegada ambiental.
Há mais de 30 anos que optamos pela Reynaers Aluminium, principalmente devido ao seu departamento de Investigação e Desenvolvimento (R&D). Podemos sempre contar com o seu conhecimento técnico para resolver problemas ou enfrentar novos desafios.

Neste projeto, os perfis de janelas também servem para adicionar um elemento de cor à arquitetura. Neste caso, um tom dourado que combina muito bem com a pedra da fachada clara e o reboco branco. No interior, esta tonalidade também é frequentemente utilizada.
A cor dourada foi alcançada através de anodização. Este tratamento de superfície tem várias vantagens. É muito resistente porque o próprio material sofre oxidação e não é aplicada uma camada extra à superfície natural. O alumínio anodizado é também mais adequado em localizações mais sujeitas à corrosão.
Sistemas Reynaers utilizados
Parceiros envolvidos
Architect