Eco-design na Reynaers Aluminium: a criar um futuro melhor
Quando a nossa equipa de desenvolvimento começa a desenhar a próxima solução inovadora para a construção, a sustentabilidade está sempre no topo da lista de prioridades. Mas como é que a Reynaers Aluminium aplica os princípios de eco design na fase de conceção? E que produtos já elevaram a sustentabilidade a um novo patamar?
O que é o eco-design?
O eco-design olha para todo o ciclo de vida de um produto, procurando reduzir ao máximo o seu impacte ambiental. Na Reynaers Aluminium acreditamos que até 80% desse impacte pode ser definido logo na fase de conceção. É por isso que temas como a escolha de materiais, a performance térmica, a modularidade, a eficiência produtiva, a circularidade e até a contabilização carbónica são considerados desde o primeiro esboço. As certificações, como a Cradle to Cradle®, reforçam a importância deste compromisso.
SlimLine 38: minimalista e aliado da renovação
As janelas e portas SlimLine 38 foram criadas a pensar no design ecológico. Inspirada no 'look & feel' do aço, combina perfis ultraminimalistas com excelente isolamento térmico, adaptando-se tanto a projetos de renovação como a novas construções. É um sistema leve, que integra 100% de poliamidas de baixo carbono e requer muito pouco EPDM. Na versão mais recente, SlimLine 38 Alto isolamento +, a eficiência energética atinge o patamar Passive House. Uma solução elegante, responsável e pronta para o futuro.
MasterPatio: sustentabilidade premiada
As janelas de correr MasterPatio são já uma referência entre fabricantes, arquitetos e utilizadores. Oferecem isolamento térmico de excelência, inúmeras possibilidades de design e resistência a condições climáticas extremas. Certificada Cradle to Cradle®, integra 100% de poliamidas recicladas e pode alcançar níveis de isolamento passivo. A solução de alumínio MasterPatio já foi distinguida com vários prémios internacionais, incluindo o Red Dot Award (2021) e o Archiproducts Sustainable Design Award (2021), este último com uma menção especial à sustentabilidade pelo uso de materiais recicláveis, técnicas de produção de baixo impacto e ciclo de vida responsável, recebeu também uma menção honrosa, em Portugal (2023), reforçando o seu reconhecimento a nível internacional e nacional.
SlimWall 35: desempenho ultraminimalista e com certificação Passive House
Com linhas minimalistas e excelente desempenho térmico, SlimWall 35 prova que a sustentabilidade pode estar presente em cada detalhe. A sua produção foi otimizada para evitar desperdícios e simplificada para aumentar a eficiência. Menos material significa menor impacte ambiental, e os níveis de isolamento certificados pelo Passive House Institute garantem a máxima eficiência. O que resultou em que esta solução de fachada de alumínio ganhasse um Prémio de Sustentabilidade Archiproducts em 2024.