52 Champs Elysées

52 Champs Elysées

Volvido quase um século de existência, o edifício "52 Champs Elysées" construído durante o período entreguerras na emblemática Avenue des Champs Elysées (para acolher o National City Bank of New York) bem mereceu uma renovação. Em 2013, depois de trinta anos de permanência, a marca Virgin Megastore deixou o ilustre edifício, que não passava de um tesouro de Arte Deco enterrado, deteriorado e esquecido. À medida que o edifício não tinha mais uso nem respeitava as normas e os regulamentos do mundo moderno, parecia que o tempo tinha parado. Foram necessários 18 meses de trabalho para restituir o seu prestígio. Uma renovação total, da estrutura às fachadas, na qual a Reynaers Aluminium participou com a criação de janelas feitas sob medida.

Shopping centre 52 Champs Elysées localizado em Paris, França

A estética deve ser preservada

"A reabilitação tinha por intuito preservar a estética de outrora do edifício. Por conseguinte, foi necessário apresentar janelas esteticamente semelhantes às janelas de aço já existentes”, explica Christian Pedrosa, gestor de célula projeto na Reynaers Aluminium. Contudo, o pedido exigia também um aumento do desempenho térmico.

 

25 000 m² de área de superfície

Criação de 20 matrizes para janelas feitas à medida

2 fachadas distintas no pátio e nos lados da rua

 

Um sistema conforme as normas mais rigorosas

A gama de janela TS 68 combina estética e desempenho. “É por isso que esta gama é tão procurada pelos nossos clientes”, afirma Christian Pedrosa, gestor de projetos na Reynaers Aluminium. Destacam-se outras vantagens, tais como, estar abrangida por um D.T.A. e ter todas as caraterísticas essenciais para garantir um elevado desempenho energético e térmico. Também garante um elevado desempenho AEV. “É uma solução ideal para a realização de obras em trabalhos novos ou de renovação, ITE ou ITI, em conformidade com as normas mais exigentes”, conclui Christian Pedrosa. A melhor maneira de trazer o "52 Champs Elysées" para uma nova era de desempenho, sem alterar a sua arquitetura.

 

Para superar estas duas restrições, a Reynaers Aluminium substituiu os aros existentes por outros em alumínio do sistema TS 68, com uma barra para a rutura de ponte térmica e múltiplas barreiras de vedação. “Estas últimas têm a particularidade de melhorar o conforto dos ocupantes e realizar poupanças energéticas”, afirma Christian Pedrosa.

 

Uma solução personalizada com a criação de molduras

"Para o projeto 52 Champs Elysées, construímos muitos perfis, sendo necessários 9 para o lado orientado para a rua e 11 para a lado orientado para o pátio. Do lado da rua, as novas janelas tinham de ser tanto quanto possíveis semelhantes às antigas janelas de aço. Para isso, tivemos de reduzir a massa que vemos dos perfis de alumínio, realizar um acabamento moldado para o exterior e colar nos vidros uns perfis adicionais a fim de respeitar o aspeto inicial.”

A gama de janelas TS 68 combina a estética e o desempenho.

Shopping centre 52 Champs Elysées localizado em Paris, França

Sylvie DENOYER, Presidente de AUVERGNE ALU

"No início do projeto, ninguém foi capaz de criar os sistemas desejados para esta reabilitação nem mesmo de se aproximar do que era desejado. Especialmente, no que diz respeito à fachada virada à rua, em que era necessário criar molduras com requisitos específicos, com uma espessura de alumínio muito fina (o mais difícil de alcançar) …Foi um verdadeiro desafio em termos de estilo e design.

A Reynaers Aluminium tem sido o nosso parceiro de eleição para responder a este desafio porque tem esta capacidade de criar novos sistemas, mediante restrições específicas. Esta é deveras a sua força, assim como o seu apoio no decorrer do projeto. O resultado satisfez plenamente a equipa de Bouygues Immobilier.”

 

Elementos Técnicos

Instalador: 
Arquiteto: 
Localização: 
Paris, França View on map
Outros parceiros: 
Bouygues Immobilier (General contractors)
Project solutions: 
Bespoke solution