Valor U: o que representa o isolamento térmico para o seu projeto de construção?
Numa era marcada pela consciencialização para as questões relacionadas com a sustentabilidade, a decisão de projetar edifícios e moradias ambientalmente responsáveis é uma missão que cabe a todos. A arquitetura sustentável vai além da simples redução do consumo de energia; e abraça uma visão holística que inclui eficiência energética, necessidades de manutenção, resistência a raios UV, a durabilidade e origem dos materiais, além de dos padrões mecânicos e acústicos adequados, sem esquecer a pegada ambiental. O valor U é um indicador chave para a eficiência energética e para reduzir a pegada ambiental resultante da utilização dos edifícios, comumente chamado de carbono operacional.
-
Estamos aqui para ajudar
Conjugar os requisitos estéticos, técnicos, funcionais e normativos é muitas vezes um desafio. Temos uma equipa dedicada a prestar suporte técnico aos profissionais do sector, em todas as fases do projeto. Precisa de ajuda?
Um bom valor U contribui para a poupança de energia, mas há muito mais a ter em conta na seleção das suas janelas de alumínio. Informe-se bem.
O valor U, anteriormente conhecido como valor K, é utilizado na indústria da construção para indicar até que ponto um material é isolado termicamente. Quanto mais baixo o valor U, maior a resistência térmica de um material e, assim, melhor o isolamento. Porque este valor é determinado pelos perfis das janelas e portas de alumínio e do vidro, o valor U de ambos os componentes devem ser considerados e analisados conjuntamente.

Poupar energia com alumínio e vidro
Para a determinação dos coeficientes de transmissão térmica de janelas, portas e fachadas cortina (valores U), estão convencionadas diferentes abreviaturas, para distinguir os diferentes coeficientes de transmissão térmica:
- Valor Ug: coeficiente de transmissão térmica do vidro. “g” significa “glass”, o vidro.
- Valor Uf : coeficiente de transmissão térmica do aro do caixilho. “f” representa “frame”, o caixilho.
- Valor Uw: coeficiente de transmissão térmica da sua janela. “w” representa “window”, a janela.
- Valor Up: coeficiente de transmissão térmica do painel de alumínio da sua porta. “p” representa “panel”, o painel.
- Valor Ud: coeficiente de transmissão térmica da porta. “d” representa “door”, a porta.
- Valor Ucw: coeficiente de transmissão térmica da fachada. “cw” representa “curtain wall”, a fachada cortina.
O valor ψ, que afeta o valor U total de portas, janelas e fachadas, exprime a perda de calor na transição do vidro para o caixilho da janela, medida em determinado comprimento do perímetro do vidro. Escolher a melhor solução de isolamento significa não só ter em conta o valor de isolamento dos perfis, mas também o envidraçamento das folhas fixas ou móveis.
É importante saber que, para alguns sistemas de fachada, encontra o valor Utj ao invés de Uf. Não compare ambos já que tratam aspetos diferentes. A nossa equipa pode ajudá-lo a entender melhor.
Neste breve tutorial abordamos mais a fundo a questão de como podemos otimizar o desempenho térmico das caixilharias. Entenda melhor o que é o Uf, Ug, Uw, psi ou o fator solar.
Vida e trabalho sustentáveis
Os sistemas Reynaers Aluminium, reconhecidos como soluções inovadoras e sustentáveis, alcançam valores U compatíveis com os padrões da construção passiva, alguns certificados até pelo Instituto PassivHaus e Minergie. Contudo, o sistema mais adequado para o seu projeto será o necessário para cumprir o mix de requisitos, variáveis em função da localização, exposição solar, entre tantos outros fatores. Além da eficiência térmica, são igualmente importantes para a sustentabilidade e para o conforto dos ocupantes, um conjunto de outros atributos, mais ou menos relevantes em função das características do projeto.
Embora tenhamos muitos recursos disponíveis online, nomeadamente no nosso centro de recursos para arquitetos, sabemos que conciliar requisitos estéticos, técnicos, funcionais e normativos é frequentemente um desafio. Por essa razão, a Reynaers Aluminium dispõe de uma equipa especializada para dar suporte a profissionais de arquitetura e engenharia, pronta para colaborar consigo na análise e desenvolvimento de soluções para o seu projeto.

Direitos de autor
Reynaers Campus: Experience Centre - Jaspers-Eyers Architects (arquiteto); Phillippe Van Gelooven, Georges De Kinder (fotógrafos)