Skip to main content
Solar panels on top of the Reynaers warehouse in Duffel, Belgium.
15 Mar 2022

O nosso compromisso com o alumínio de baixo carbono

Inevitavelmente, é necessário eletricidade para produzir alumínio. Mas podemos escolher a fonte de energia da qual a eletricidade é produzida. Ao optarmos por energia renovável, limitamos significativamente a pegada de carbono dos nossos sistemas em alumínio.

Tudo começa com os nossos fornecedores. Na Reynaers Aluminium, não queremos comprar alumínio produzido por fontes de energia poluentes, tais como o carvão. Em vez disso, tornámo-nos verdes e utilizamos fontes de eletricidade duráveis ao longo de todo o processo de produção de alumínio. Explicamos como as energias renováveis nos ajudam a criar as suas soluções de alumínio com baixo teor de carbono.

Eficiência energética renovável

A escolha certa da energia é crucial para manter a pegada de carbono do alumínio tão baixa quanto possível. Na indústria europeia do alumínio, a pegada média de carbono soma 8,6 quilogramas de dióxido de carbono por quilograma de alumínio. No entanto, ao utilizar eletricidade verde proveniente de centrais hidroelétricas, a Reynaers Aluminium reduz a sua pegada de carbono para cerca de metade da média da indústria. Como resultado, temos orgulho em oferecer soluções de alumínio de baixo carbono a todos os nossos clientes.

Graças ao processo eletrolítico "Hall-Héroult" podemos transformar óxido de alumínio em alumínio primário. Contudo, este importante passo no ciclo de produção do alumínio requer muita energia e não tem alternativas viáveis. Felizmente, nas últimas duas décadas, a eficiência energética do processo "Hall-Héroult" melhorou em 20%. E ao limitar o nosso próprio consumo de energia, reduzimos diretamente o impacto ambiental das suas janelas e portas de alumínio.

O futuro do alumínio sustentável

Mas há sempre espaço para melhorar. A Reynaers Aluminium é membro da European Aluminium, a voz oficial da indústria do alumínio na Europa. No seu relatório "Vision 2050", a organização discute como o setor pode contribuir para os planos de descarbonização da União Europeia. Ao firmarmos o nosso compromisso com estas metas ambiciosos, reduzimos ainda mais o impacto do carbono dos nossos produtos de alumínio.

A redução da nossa pegada de carbono é apenas um dos nossos objetivos. Para antecipar as necessidades de design sustentável, continuamos a melhorar continuamente todos os nossos sistemas de alumínio. Por exemplo, ao investir ainda mais na reciclabilidade do alumínio, garantimos que as suas janelas, janelas de correr, fachadas ou outros componentes de construção são a solução mais sustentável possível. O futuro da construção é verde e a Reynaers Aluminium é o parceiro ideal para os seus projetos sustentáveis.

A Reynaers Aluminium compromete-se com produtos sustentáveis e de qualidade certificada.

Leia mais aqui