Skip to main content
Aluminium profiles in a yellow rack.

O alumínio e o seu impacto ambiental

Limitar o impacto ambiental dos seus principais materiais é uma responsabilidade fundamental de qualquer empresa. É por isso que a Reynaers Aluminium se concentra na sustentabilidade, tanto durante o processo de produção como ao longo do ciclo de vida das nossas soluções de alumínio.

A redução do nosso impacto ambiental começa ao nível do material. Para obter alumínio puro, o óxido de alumínio é derretido durante um processo eletrolítico - o processo Hall-Héroult. Utilizando a energia verde das centrais hidroelétricas, reduzimos a nossa pegada de carbono para quatro quilos de dióxido de carbono por quilograma de alumínio. Isto corresponde a cerca de metade da média europeia! O resultado é o que chamamos alumínio primário com baixo teor de carbono.

A par de um processo de produção energeticamente eficiente, os produtos de alumínio são conhecidos pelo seu longo ciclo de vida e pela sua reciclabilidade ilimitada. De facto, o alumínio pode ser reutilizado vezes infinitas sem perda de qualidade. Assim, a necessidade de energia para o processo primário, é um investimento pontual, que acontece apenas no primeiro ciclo.

O que é o Pacto Ecológico Europeu?

O Pacto Ecológico Europeu é a estratégia da União Europeia para tornar a Europa climaticamente neutra até 2050. Este quadro de ação tem como objetivo reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, impulsionar as energias limpas e promover os princípios da economia circular em todos os setores, incluindo o da construção.

Para reduzir a pegada ambiental da indústria da construção, estão em curso duas ondas revolucionárias. Para além de uma maior aposta na renovação, a circularidade é a grande prioridade. O objetivo é reduzir a utilização de materiais, o desperdício e o carbono incorporado — responsável por cerca de 30% das emissões de um edifício.

De acordo com o Pacto Ecológico Europeu, pelo menos 50% dos componentes utilizados no setor da construção devem ser de baixo carbono (reciclados ou produzidos com energia limpa) até 2030. Além disso, o carbono incorporado destes componentes deve ser reduzido em 50% até 2030, em comparação com os níveis de 1990.

O quadro todo
Quer seja pelo Pacto Ecológico Europeu ou pela legislação local, os projetistas de edifícios não têm alternativa senão reduzir o carbono incorporado total dos seus projetos. E devem fazê-lo começando pelos elementos construtivos mais relevantes.

O alumínio utilizado em janelas, portas e fachadas representa apenas 3% da pegada carbónica total de um edifício.
Visto de forma isolada, pode parecer pouco relevante. Mas para atingir as metas rigorosas que foram definidas, a Reynaers Aluminium está determinada a assumir a sua quota parte de responsabilidade.

Soluções duráveis e energeticamente eficientes

O alumínio não é afetado pelos raios UV nem pela humidade e não corrói nem apodrece. É por isso que os sistemas de correr da Reynaers Aluminium, as fachadas, as janelas e portas têm um ciclo de vida médio de mais de 40 anos. Durante estes longos ciclos de vida, as nossas soluções duradouras melhoram a qualidade de trabalho e de vida de todos os residentes. Por exemplo, os nossos perfis de alumínio proporcionam um elevado nível de estanquidade ao ar e isolamento térmico. Desta forma, a perda de calor é limitada e os edifícios novos e existentes tornam-se significativamente mais eficientes em termos energéticos.

 

Além disso, graças à sua alta estabilidade, os caixilhos de alumínio podem transportar até as maiores e mais pesadas folhas de vidro. Desfrute de luz de luz natural e conforto, enquanto a sua fatura de aquecimento e eletricidade cai significativamente. Evite ainda mais custos - e reduza o seu impacto ambiental ao longo do processo - uma vez que as nossas soluções de alumínio não precisam de muita manutenção e são simples de limpar.

 

Com certeza, as suas janelas e portas de alumínio são uma escolha sustentável e responsável. Graças ao seu longo ciclo de vida, excelente isolamento térmico e fácil manutenção, poupa tempo e dinheiro. E na Reynaers Aluminium, continuamos a investir em soluções energeticamente eficientes, recicláveis e duráveis para tornar o seu futuro e o nosso, um pouco mais verde, todos os dias.

 

Quer saber mais sobre o ciclo de vida do alumínio?

Saiba mais aqui
Interior view of The Giving Tree private project. A modern table is set in front of big glass surfaces.
Técnico a segurar e apontar para uma amostra de perfil em alumínio.

A nossa abordagem ao fornecimento de baixo carbono

Atualmente, 77% do nosso portefólio de alumínio já é de baixo carbono, em conformidade com o Pacto Ecológico Europeu.
Na Reynaers Aluminium, a pegada carbónica média dos nossos perfis de alumínio em 2024 é de 4,13 kg CO₂e/kg de alumínio (tarugo + extrusão), ou seja, menos 20% face ao nosso ano-base de 2019.
O nosso objetivo é reduzir este valor para 2,81 até 2030 (-46% face a 2019), também em linha com o Pacto Ecológico Europeu.

Como vamos alcançar esta meta?
Nos últimos anos, no âmbito de uma estratégia de compras abrangente, envolvemo-nos com os fornecedores certos para descarbonizar o fornecimento de alumínio até 2030. Já fizemos progressos significativos.
Com um compromisso sólido e um plano industrial detalhado para a próxima década, estamos confiantes de que os próximos anos irão confirmar esta tendência.
Tudo isto para tornar o nosso futuro — e o de todos — um pouco mais brilhante, passo a passo.