South Water Flats

South Water Flats

Sketch Design Build

Situado na costa da baía de Kempenfelt em Ontário, Canadá, South Water Flats tem uma arquitetura decisivamente moderna, com vistas expansivas que se desdobram em cascata através da casa privada. Cuidadosamente localizado para manter a privacidade, um sentido de abertura e ligação com o ambiente natural envolvente foi alcançado devido a uma quantidade impressionante de envidraçados e soluções inovadoras desenvolvidas pela Reynaers Aluminium numa colaboração com o fabricante e instalador Big Glass Openings.

Os proprietários da casa selecionaram o local há quase seis anos com o desejo de viver na orla marítima desta comunidade exclusiva fora de Barrie, Ontário. Os proprietários, que anteriormente viviam numa casa convencional estilo “log-style house”, foram claros que queriam seguir uma arquitetura ultra-moderna que pudesse responder de forma dinâmica e expressiva ao espetacular cenário à beira dos lagos. O conceito para a casa foi desenvolvido pelos próprios proprietários em conjunto com a Sketch Design Build Inc.

A moradia está sensivelmente posicionada longe da estrada e das propriedades vizinhas, permitindo uma sensação de privacidade à medida que nos aproximamos da mesma.

Ao chegar, a entrada desdobra-se de cenicamente. Os volumes modernos e limpos da moradia e a sequência gradual da cobertura plana proporcionam uma expressão simples que serve de fundo neutro para realçar a entrada expansivamente envidraçada com a sua porta giratória proeminente. Os visitantes podem efetivamente ver através da entrada, foyer, até ao lago atrás. Desta forma, a casa torna-se uma conduta para a experiência do local em vez de uma obstrução. A experiência da paisagem torna-se mais poderosa através da arquitetura e do uso do vidro.

CW 50 Fachadas, CF 77 Portas de correr, CS 77 Janelas e CS 77 Portas - House South Water Flats localizado em Kempenfelt Bay, Canadá

Como diz o proprietário, "Quando as portas em harmónio se abrem, sente-se verdadeiramente que tudo está ligado"

Uma área total de 334.45 metros quadrados, a disposição da casa organiza-se em torno de uma orientação à beira do lago com a área aberta de sala de estar/jantar/cozinha virada para a água com o Reynaers Aluminium Concept Wall 50, sistema de fachada aqui instalado com 8 metros de altura e 9 metros de largura. O acesso direto para sair através de um sistema de portas em harmónio leva a uma piscina e, por fim, desce até ao lago. O sistema de portas em harmónio Concept Folding 77 da Reynaers Aluminium tem 5 metros de comprimento e 3 metros de altura para alcançar o fluxo contínuo do espaço interior para o espaço exterior.

Não são necessários lances sucessivos de escadas para fazer a ligação fluida entre o ambiente construído à beira da piscina e finalmente à beira da água. As áreas de cave/ginásio empregam inteligentemente o posicionamento estratégico de focos de luz para assegurar a predominância da ligação entre o espaço habitável e a água.

O quarto principal e as áreas principais de habitação e trabalho são posicionados de modo a tirar o melhor partido da luz da manhã oriental e do sudeste. Cantos estruturalmente vidrados, permitindo uma vista ampla e sem obstruções. O vidro utilizado nas janelas provém do vidro Careys da Irlanda e é uma mistura de vidro duplo e triplo low-e, dependendo da orientação da fachada do edifício. Entretanto, a moradia está amplamente abrigada a oeste para proporcionar tanto o controlo solar como a privacidade.

Para além das fachadas Concept Wall 50 e das portas em harmónio Concept Folding 77, são também utilizadas janelas e portas Concept System 77 da Reynaers Aluminium.

Vários elementos especiais estão incluídos em ambas as janelas, portas e sistemas de portas em harmónio. Para além das ferragens de estilo europeu, as portas e janelas incluem sombreamento exterior, controlado remotamente. Além disso, as aberturas motorizadas podem ser controladas remotamente para permitir um fluxo de ar ótimo no interior.

Para além das avançadas soluções personalizadas fornecidas pela Reynaers Aluminium, as grandes aberturas de vidro (BGO) ofereceram flexibilidade em cada etapa do projecto, desde a sua concepção, até ao fornecimento à instalação final. Devido ao tamanho impressionantemente grande dos painéis, o mais pesado dos quais pesava 1000 kg, a BGO socorreu-se de uma grua à beira da estrada para elevar os painéis acima dos fios eléctricos e depois sobre a casa.

Instalador: 
Big Glass Openings
Arquiteto: 
Sketch Design Build
Localização: 
Kempenfelt Bay, Canadá