Sopharma Litex Business Towers

Sopharma Litex Business Towers

Dimitar Paskalev

As Torres Sopharma Litex são o primeiro exemplo de um projeto de grande escala com planeamento urbano integrado na história recente de Sófia. O projeto é um marco histórico no desenvolvimento do mercado de construção Búlgaro. Pelas palavras de Dimitar Paskalev, o arquiteto principal do projeto, foi solicitada a colaboração próxima com o município, a fim de integrar o projeto da melhor maneira possível no tecido urbano existente e ao mesmo tempo ter em conta os futuros planos para esta zona.

Situadas perto do centro da cidade, as torres estão a uma distância pedestre da rede de metro de Sófia

Os edifícios interagem com seu ambiente por meio dos dois níveis mais baixos de lojas de habitação, restaurantes e escritórios, as entradas para as torres e os parques de estacionamento. A sua localização, fora do centro da cidade foi escolhida para evitar o aumento do tráfego nas zonas urbanas, que já são problemáticas. Ao mesmo tempo, as torres estão a uma curta distância do metro de Sófia, devido à ambição do investidor em estabelecer Sopharma Litex Towers na vida urbana de Sófia, da maneira mais sustentável possível. Desta forma, as torres são um gesto urbano bem-medido, que acrescenta um pouco de vida ao tecido da cidade, em vez de puxar para longe dela.

As Litex Sopharma Towers não estão apenas inteligentemente integradas no tecido urbano de Sófia, mas também utilizam a tecnologia de construção que seria inovadora em qualquer parte do mundo. O projeto foi uma colaboração experimental entre os investidores (Sopharma and Litex), o arquiteto (Architektonika), o consultor de fachada (Dr. Helmut Koester e engenheiro físico Kiril Velkovsky), fabricante (Kristian Neiko 90) e o desenvolvedor do sistema de fachada (Reynaers). De acordo com Kiril Velkovsky, as Torres provaram ser uma boa simbiose entre a ambição de alto-desempenho do arquiteto, edifício energeticamente eficiente e a tecnologia fornecida pela Reynaers, que reforçou a ideia original do design. Para este projeto, compreendendo 20.000m² de fachadas, um novo sistema de fachadas foi desenvolvido, baseado no elemento de fachada CW 86-EF com janelas CS 86-HI, que conseguia satisfazer os requisitos dos investidores para uma pegada de baixa energia e ainda resultar num edifício extremamente flexível e confortável. Esta fachada modular - medindo 14.000m² no total - é feita com elementos que foram pré-montados e vidrados na oficina.

CW 86-EF Fachadas - Business center Sopharma Litex Business Towers localizado em Sochi, Bulgarije

A torre tem um formato em degrau, com degraus a ocorrer nos 16º, 19º e 22º andares

A pele do edifício é constituída por alumínio Reynaers com vidros duplos, fachada com persianas RETROSolar incorporadas na cavidade. A fachada respira, permitindo que a humidade escape, mas não gera um fluxo de ar. A camada de fora da fachada é uma camada única de vidro transparente. No lado interior da fachada, é usada uma camada completamente transparente de vidro duplo temperado. Não foram aplicadas no vidro películas de protecção solar. Entre a camada interior e exterior, são colocadas as cortinas de Koster especialmente concebidas. A arte do projeto foi feita através da aplicação de um efeito sinérgico entre os sistemas e a construção das torres, que dá um passo atrás nos andares 16º, 19º e 22º. O conjunto de fachada permite transmissão de calor otimizado em cada estação. Já provou ser muito apropriado para o clima da Bulgária continental. Mesmo no Inverno frio de 2011-2012, a fachada fez uso da radiação solar para ajudar a aquecer os interiores, diz Dimitar Paskalev. As persianas, combinadas com o conjunto de fachada Reynaers, controlam com sucesso os raios UV, refletindo-os no verão e usando-os para ajudar a construir o calor no inverno. O consumo de energia do edifício no Inverno passado foi avaliado em 70 kWh / m² / ano. Em épocas mais amenas tem sido tão baixo quanto 40 kWh / m² / ano, enquanto o consumo médio de energia de um edifício de escritórios na Bulgária é 150-200 kWh / m² / ano. O edifício foi classificado de classe A.

CW 86-EF Fachadas - Business center Sopharma Litex Business Towers localizado em Sochi, Bulgarije

Vista do interior; as persianas RETROSolar são visíveis entre os perfis CS 86-HI

As persianas RETROSolar, integradas na fachada Reynaers foram um elemento crucial para a concretização não só de alta eficiência energética, mas também um agradável ambiente de trabalho. Elas refletem a luz do dia de tal maneira que os interiores são iluminados pela luz natural difusa, o que reduziu consideravelmente o uso de luz artificial durante o dia. Além disso, a luz atinge mais em profundidade para dentro do interior do edifício (8-9 m em vez dos habituais m 5-6), proporcionando mais metros quadrados utilizáveis.

A eficiência do controlo do clima do edifício é também reforçada pelo uso de um Sistema de Gestão de Edifícios (BMS), uma rede que acompanha e controla todos os processos de desperdício de calor, luz, energia e resíduos. O conceito, chamado “fachada adaptativa”, compreende cinco regimes de trabalho. Como os edifícios têm sua própria estação meteorológica que relata as condições da mudança climática, o sistema pode decidir qual dos cenários possíveis será o mais eficaz. A solução da fachada foi extensivamente testada no Reynaers Campus e CSTB em França. Este sistema faz com que seja possível ajustar o comportamento do edifício individualmente em partes diferentes do edifício, em relação às condições climáticas de fora e ao uso do interior. Ao mesmo tempo, os usuários têm controlo direto sobre o ambiente do seu escritório em termos de ventilação, luz e calor. Nas palavras do arquiteto Paskalev este é um dos fatores que levaram a grande satisfação com o edifício da parte de inquilinos e dos usuários.

Fachada exterior de vidro singular

Project solution:

System: Double skin breathing element façade bespoke solution based on CW 86-EF & CS 86-HI

Project Description

Total surface offices and retail space: 45.000 m²
Total surface façades: 20.000 m

System:

  • Closed double skin breathing element façade with integrated sun blinds: bespoke solution based on CW 86-EF and CS 86-HI, based on French technology façades respirantes
  • To obtain improved thermal values, the double skin isn't ventilated but a vapor pressure equilibration is created through openings covered with filters in the bottom of the frames, to avoid unacceptable condensation of the single glass
  • AWW tests according to EN 13830:2003 in the Reynaers Campus, including the static seismic tests according to AAMA 501.4-00
  • Determination of the condensation risk of the double façade following the French CSTB method

Energy-efficient solution:

  • Buildings have a yearly energy consumption about 60 kWh per m²/year (average for such kind of buildings is 150-200 kWh/m²/ year)
  • German DGNB* certificate for sustainable construction
  • Thermal permeability coefficient of the entire construction: 1.15 W/m²K

(* DGNB Deutsche Gesellschaft für Nachhaltiges Bauen)

Elements:

  • Over 1400 elements
  • Combined elements of CW 86-EF with opening parts CS 86-HI
  • Integrated RETROSolar blinds between the inner and outer façade, and a fixed louver system in front of the ventilation windows (CS 86-HI)
  • Weights up to 1000 kg, main elements weigh 772 kg
  • Storey high elements: max. dimensions 2800 x 4400 mm
  • Special insulation panels with aluminium cladding on the outside and air intake in front of the raised floor

 

Fachada interior de vidro duplo
Vertical section A
Instalador: 
Kristian Neiko 90 LTD
Arquiteto: 
Dimitar Paskalev
Localização: 
Sochi, Bulgarije View on map
Fotógrafo: 
Kiril Konstantinov
Outros parceiros: 
Sopharma Imoti JSC - Litew Tower JSC (Investors) TELECOMPLECT JSC / MARKAN LTD (General contractors)
Sistemas Reynaers utilizados: