The Rheingold

The Rheingold

Numa cidade onde predominam os tons cinzentos e castanhos, The Rheingold brinca com cores e formas para captar a atenção. Este complexo de apartamentos único, concebido pela premiada ODA Architecture, está localizado na 10 Montieth Street no Brooklyn, cidade de Nova Iorque. Cobre um bloco inteiro no bairro Bushwick - num total de 488.951 pés quadrados.

O edifício tem a forma de O com a intenção de proporcionar o convívio e interação dos seus utilizadores. O projeto multi-residencial prevê "um novo conceito em casa" ao incluir um amplo espaço exterior a cada unidade. Há também um jardim panorâmico, terraço com árvores, teatro, parque infantil, ginásio interior e exterior, parque para cães, estúdio de pintura, sauna, parede de escalada e sala de música à prova de som, para citar apenas alguns. As comodidades foram concebidas para permitir que os moradores fiquem ao ar livre o máximo possível, convivam com os vizinhos, tenham acesso a equipamento de saúde e bem-estar, e sejam criativos. Tudo, na sua casa. O complexo de apartamentos desafiou o status-quo para melhorar a vida dos seus habitantes.

“UMA TELA VIVA PARA OS SEUS HABITANTES E COMUNIDADE. - AIANY”

Na fase de esboço, os arquitetos estavam atentos à posição do sol para garantir que as salas receberiam muita luz natural. Além disso, a altura do edifício é reduzida em áreas nobres para melhorar a exposição do jardim à luz do dia. As cores das fachadas são até tingidas para se assemelharem a um pôr-do-sol.

SlimLine 38 Janelas e SlimLine 38 Portas - Complexo de apartmentos The Rheingold localizado em New York City, Estados Unidos da América

As janelas e portas desempenharam um papel crucial na otimização da entrada da luz solar - a ODA exigiu perfis finos que não obstruíssem as vistas e um elevado desempenho térmico para aumentar o conforto dos moradores.

“O SISTEMA DE JANELAS REYNAERS CUMPRE OS REQUISITOS DE ATENUAÇÃO ACÚSTICA PARA A ÁREA E FOI PREFERIDO PELOS INSTALADORES DO PROJETO. - FRANCESCO ASARO, GESTOR DE PROJETO, O JORNAL DO ARQUITETO”
SlimLine 38 Janelas e SlimLine 38 Portas - Complexo de apartmentos The Rheingold localizado em New York City, Estados Unidos da América

O sistema SlimLine 38 da Reynaers Aluminium foi a solução escolhida para o projeto. Este sistema de janelas e portas forma uma sinergia entre vistas abertas, ventilação e a essência do design moderno. Além disso, SL 38 vem com uma Declaração Ambiental de Produto e um Certificado de Bronze Cradle2Cradle. Como quase todos os apartamentos incluem uma varanda privada, as janelas precisavam de ser energeticamente eficientes e altamente isoladas.

The Rheingold ganhou um Prémio de Design de Habitação da AIA Nova Iorque por excelência em estética, sustentabilidade, social e ‘habitabilidade’. Os moradores podem experimentar o horizonte de Manhattan do seu quarto e simultaneamente desfrutar de passeios nos jardins arborizados, a passos de distância do seu lote. A ODA conseguiu construir um retiro urbano no coração da cidade de Nova Iorque.

Arquiteto: 
Localização: 
New York City, Estados Unidos da América View on map
Fotógrafo: 
Lester Ali
Sistemas Reynaers utilizados: