Lapishan

MASSA SÓLIDA VERMELHA

“Foi construída num dia!”, foi o que Evrim Karayel, diretor-geral da construtora Gürallar Yapı, ouviu dos transeuntes quando removeram as folhas de proteção do revestimento no centro empresarial Lapishan, para revelar a sua cor vermelha viva. Situado no distrito de Kartal em Istambul, este edifício surpreendente é constituído por 160 escritórios individuais, de tamanhos variáveis e distribuídos por oito andares.

Surpreendentemente, o objetivo da construtora Gürallar Yapı não era de todo construir um complexo de escritórios. Inicialmente, o arquiteto Nevzat Sayın foi selecionado entre seis empresas de arquitetura para conceber um arranha-céu residencial com 21 andares. Contudo, alguns meses depois, a estratégia de desenvolvimento passou de uma área residencial para uma área de escritórios, por ser considerado mais adequado para o local. Depois da função do edifício ter sido alterada, foram cuidadosamente estudados o número e a dimensão das diversas unidades individuais de maneira a atender as expetativas dos eventuais clientes assim como dos proprietários que iriam arrendar os seus espaços. Lapishan é o primeiro projeto de construção comercial da construtora Gürallar Yapı.

 

Foi dado a Nevzat Sayın um quebra-cabeça bastante complexo para resolver, que implicava encaixar lojas e escritórios individuais de diferentes dimensões, assim como alguns espaços sociais, tudo num edifício de altura elevada e com uma área útil de quase 850 metros quadrados. Sayın afirma que “como arquitetos, sabemos que se temos uma área útil pequena para construção, o núcleo do edifício irá tirar-lhe a parte mais valiosa. Não é uma ideia muito inteligente de construir um edifício de altura elevada, cuja área útil é menor do que 1000-2000 metros quadrados”.

 

Ele convenceu o cliente de construir um edifício mais baixo, que iria utilizar toda a área do terreno sem deixar de ser vistoso. A fórmula era muito simples: para construir uma torre emblemática, visível a uma distância entre os outros edifícios elevados situados nos arredores, foi proposto construir um prisma retangular que seria visível por períodos mais longos para os condutores que circulavam na autoestrada.

CW 50-SC Fachadas - Business center Lapishan localizado em Istanbul, Turquia

A fachada foi concebida para evitar o ruído provocado pelo trânsito rodoviário

Corredores abertos

Esta enorme massa retangular situa-se num espaço com uma área útil de 3500 metros quadrados, onde 2100 metros quadrados constituem uma área coberta e o restante é aproveitado para fazer um pátio descoberto. Com esta estratégia, o núcleo de circulação vertical do edifício pretendido mantém o mesmo tamanho, mas cobre uma área do piso muito maior, resultando numa construção mais eficiente. Os corredores abertos adjacentes à fachada interna do pátio também reduzem as necessidades energéticas em termos de aquecimento, ventilação, ar condicionado e iluminação, permitindo pela mesma ocasião que os utilizadores saiam para o exterior diretamente dos seus escritórios. Foi também aumentada a eficiência do edifício, graças à articulação da massa, onde a área sul é mais baixa para facilitar a entrada da luz do dia até ao lado norte e até ao pátio. 

Gürallar Yapi decidiu formar uma parceria com a Reynaers, para utilizar os sistemas de portas e janelas CS 86-HI, assim como o sistema estrutural grampeado para as fachadas. A fachada orientada para a autoestrada foi concebida para ter o mínimo possível de aberturas, a fim de evitar o ruído provocado pelo trânsito rodoviário. A abordagem de planeamento modular, da qual o elemento básico é um escritório de 57 metros quadrados, cria uma grande vantagem para os clientes a quem podem ser atribuídas unidades individuais de diferentes dimensões dentro da massa sólida.

Tipologia histórica

Sayın refere que “Lapishan é na verdade a interpretação contemporânea dos edifícios de escritórios antigos (“han” em turco) situados em Anatólia e em Istambul”. Em alguns bairros históricos da cidade, ainda se pode ver pequenas oficinas de artesanato à volta de um passeio que rodeia um jardim. Karayel ainda acrescenta que “utilizamos a tecnologia da arquitetura contemporânea para transformar uma tipologia de construção muito conveniente e aceite num centro empresarial contemporâneo.” O rés-de-chão e o pátio foram concebidos para serem abertos ao público e serem também de fácil acesso pelo metro e pelos centros de trânsito de massa próximos. As lojas e o centro desportivo, situados no rés-de-chão, destinam-se tanto ao público como às pessoas que trabalham no edifício.

CW 50-SC Fachadas - Business center Lapishan localizado em Istanbul, Turquia

Uma explosão de cores ilumina o distrito de Kartal em Istambul

A cor era um elemento-chave na conceção do edifício, assim que a ideia da torre foi posta de lado. Sayın comenta que “pedimos sempre um conselho profissional quando a cor se tornou uma questão importante em matéria de design e, neste caso, trabalhamos com Sibel Ertez Ural da Universidade de Bilkent. Ela forneceu a composição e os tons perfeitamente equilibrados dos painéis vermelhos.”

Como resultado, apesar do objetivo inicial ser de vender todos os escritórios, a construtora ficou tão satisfeita com o edifício que eles decidiram transferir a sua sede para os últimos dois andares do Lapishan. Não são os únicos a pensar que se trata de um edifício bem-sucedido: o Lapishan é vencedor do prémio International Property Award 2013-2014, na categoria “Best International Office Development” (Melhor Empreendimento Internacional de Escritórios).

Nevzat Sayin - (NSMH)

O arquiteto Nevzat Sayın nasceu em 1954, terminou os estudos secundários e estudou arquitetura em Izmir. Enquanto estudava, a sua presença em Izmir e nos arredores fez crescer nele uma paixão e compreensão pela cultura egeia. Trabalhou com Cengiz Bektas durante quatro anos, que ele recorda como sendo “o período de formação depois da escola”. Sayın trabalha também como professor, com uma abordagem de ensino baseada em estúdio, em várias escolas de arquitetura na Turquia. Atualmente, ele leciona na Universidade de Bilgi, Faculdade de Arquitetura, em Istambul, da qual ele é um dos fundadores. O seu lema é “o futuro vem do passado”.

Evrim Karayel (Gürallar Yapi A.S.)

Evrim Karayel nasceu em 1978 e formou-se em engenharia civil, tendo obtido um MBA. Trabalhou como gestor de projeto e diretor sénior na execução de projetos imobiliários, especialmente em diferentes regiões da Rússia e Moldávia. Desde 2010, ele é o diretor-geral da empresa Gürallar Yapı Co. Evrim Karayel tem uma vasta experiência nos assuntos relacionados com o desenvolvimento de projetos imobiliários, gestão de desenvolvimento e processos de construção. Ele acredita que “é importante investir em projetos, onde podemos criar espaços nos quais as pessoas possam ser mais felizes, produtivas e bem-sucedidas”.

Instalador: 
BSM Aluminium
Localização: 
Istanbul, Turquia View on map
Fotógrafo: 
Gürkan Akay Nihan Pakize Karayel
Outros parceiros: 
Gürallar Yapi A.S. (Investors)Gürallar Yapi A.S. (General contractors)
Sistemas Reynaers utilizados: