Het Kleine Krikhaar

Het Kleine Krikhaar

Reitsema & partner architecten

Planear, desenhar, construir uma casa de sonho e viver nela também? O arquiteto Dennis Weerink da Reitsema & Partners teve a oportunidade de fazer exatamente isso. Ele criou a sua própria casa, aninhada entre os verdes terrenos agrícolas de Geesteren (Holanda). O seu design alongado é uma referência ao antigo celeiro agrícola que ocupava o local. Sem surpresas, este projeto único foi o merecido vencedor do 23º Prémio Projeto deste ano, um prémio anual de arquitetura organizado pela Reynaers Aluminium Holanda.

SlimLine 38 Portas, CP 130 (-LS) Portas de correr, CP 155 (-LS) Portas de correr e CS 77 Janelas - Villa Het Kleine Krikhaar localizado em Geesteren, nos Países Baixos

Dennis Weerink, arquiteto na Reitsema & Partners.

Porquê este projeto? O arquiteto explica: "Havia um antigo celeiro agrícola em frente à casa dos meus sogros, que interferia na paisagem deslumbrante. Não consegui tirar esta ideia da minha cabeça: e se demolisse este celeiro velho e irrecuperável e o substituísse por algo muito mais atraente? Antes de poder avançar, havia algumas coisas a resolver. Por exemplo, havia uma grande questão, ser-me-ia permitido construir uma habitação residencial neste terreno? Felizmente, o município local ofereceu uma solução: "edifícios que prejudicam a paisagem" são autorizados a ser demolidos, desde que sejam substituídos por um que acrescente valor. Weerink viu assim uma oportunidade: 'Fiquei tão entusiasmado com o projeto que decidi ser eu próprio a viver nele'.

A flutuar sobre o campo

À medida que nos aproximamos de Kleine Krikhaar vemos a forma abstrata e alongada que substitui o celeiro antigo. A VitraHaus em Weil am Rhein, Alemanha, foi a minha grande inspiração. As mesmas linhas limpas, de forma alongada e geometrias do vidro podem ser encontradas no meu design. Devido ao plano elevado e à fachada saliente, a casa parece estar a flutuar sobre o campo. O atelier de arquitetura Reitsema & Partners, em conjunto com as autoridades locais, põe imediatamente mãos à obra para desenhar um edifício que melhorasse a paisagem. Weerink reflete: "Queríamos partir do design original: uma estrutura independente, sem anexos. Além disso, a paisagem tem sido a grande influência ao longo de todo o projeto. Por exemplo, há uma grande árvore situada nos nossos terrenos que funcionou como ponto de ancoragem. A casa está geometricamente posicionada na linha de visão e parcialmente a acima do solo. Isto cria esse efeito flutuante e faz o enquadramento na paisagem."

SlimLine 38 Portas, CP 130 (-LS) Portas de correr, CP 155 (-LS) Portas de correr e CS 77 Janelas - Villa Het Kleine Krikhaar localizado em Geesteren, nos Países Baixos

‘Um sistema de correr de 4,5 metros não é exatamente um tamanho comum.’

Vacas, coelhos, veados, campos infinitos e bosques: Dennis sentiu que seria uma pena não aproveitar ao máximo esta paisagem viva. Ele imaginou uma grande janela deslizante de vidro, mas perguntou-se imediatamente se isto seria sequer possível. Um sistema de correr de 4,5 metros não é exatamente um tamanho comum', diz Weerink. 'É uma afirmação real da casa, um espaço que liga o exterior com o interior através de um pátio interior. Parecia um sonho impossível, mas felizmente, encontrámos o que precisávamos na Reynaers Aluminium. Foram capazes de entregar uma janela deslizante de alumínio que satisfazia as nossas necessidades em termos de dimensão e estética. Além disso, a construção, o perfil da janela e as caleiras tinham um ajuste perfeito. A Reynaers Aluminium, juntamente com o instalador da fachada, fizeram realmente um trabalho espantoso".

Melhor do que o cinema

As fachadas exteriores de Kleine Krikhaar são construídas em madeira. Os painéis de madeira envolvem a estrutura de vigas de aço utilizadas no processo construtivo. Isto permitiu que arames, drenagem e outros detalhes na fachada exterior fossem completamente ocultos. Juntamente com a extensa janela, realça o aspeto minimalista e limpo. Weerink concebeu a casa com a ideia de trazer o exterior para dentro e, devido às superfícies envidraçadas, sentimo-nos realmente parte da paisagem. “Quando uma trovoada está prestes a rebentar, eu e a minha família desligamos todas as luzes e observamos os relâmpagos através da claraboia da nossa sala de estar. Nenhum cinema pode competir com isso”.

SlimLine 38 Portas, CP 130 (-LS) Portas de correr, CP 155 (-LS) Portas de correr e CS 77 Janelas - Villa Het Kleine Krikhaar localizado em Geesteren, nos Países Baixos

'Tenho muita sorte por ter sido capaz de fazer isto com a minha família. E num local tão espantoso como este'

O arquiteto não teve de enfrentar o desafio sozinho. Ele teve ajuda da sua família, tanto na tomada de decisões como na construção. Weerink reflete sobre este processo: "Na realidade, uso dois chapéus: o de arquiteto e o de cliente. Isto facilita o progresso porque, em vez de ter de apresentar os meus planos a um cliente como normalmente faria, só tinha de mostrar o projeto à minha namorada. Felizmente, a Rianne adorou os planos. As nossas famílias estiveram muito envolvidas neste projeto: o meu pai é pedreiro, os tios da minha namorada são carpinteiros e o meu sogro tratou das questões relacionadas com a implementação do edifício. Com todas estas especialidades, fizemos uma grande equipa de construção. Tenho muita sorte por ter sido capaz de fazer isto com a minha família. E num local tão espantoso como este”.

Instalador: 
Oude Wesselink Kozijnen B.V.
Arquiteto: 
Reitsema & partner architecten
Localização: 
Geesteren, nos Países Baixos
Project solutions: 
SL 38