Heaven 11

Heaven 11

A Ark Architects concluiu recentemente a residência de luxo Villa Heaven 11 no prestigioso complexo de La Zagaleta no sul de Espanha, apelidado por muitos o resort residencial mais exclusivo da Europa. A dez minutos da glamourosa Marbella, na Costa Del Sol de Espanha, é um espaço de lazer para os mais 'ricos e famosos' do mundo. La Zagaleta cobre uma área de aproximadamente 900 hectares e inclui dois campos de golfe, clubes exclusivos para residentes, acesso a iates, um heliporto, um centro equestre, campos de ténis e outros serviços de luxo, desde Chefs com estrelas Michelin a serviços jurídicos e contabilísticos. O resort privado, em condomínio fechado, é protegida por terra e mar e dispõe de segurança 24 horas por dia. Possui 230 casas com outros 190 lotes ainda a serem desenvolvidos, com preços de casas concluídas em dezenas de milhões de euros.

Assim, ao projetar Heaven 11, a equipa de Ark começou por combinar a estrutura com máximo em luxo, em estilo de vida e em experiências únicas. O conceito de design era integrar a vivenda na paisagem para criar um organismo quase vivo enraizado no ADN do local. As linhas de visão do terreno de 5000 m2 incluem vistas panorâmicas do Mar Mediterrâneo, da costa de África, de Gibraltar e da paisagem montanhosa Serrania de Ronda. Estas vistas são enquadradas ao longo do projeto numa abordagem arquitetónica lúdica que tece elementos modernos e intemporais numa série de espaços funcionais, luxuosos e confortáveis. O 'lifestyle' está incorporado em toda a sua extensão para responder às expectativas dos proprietários com residência permanente ou de lazer de La Zagaleta. Os materiais foram escolhidos não só pela sua estética, mas também pela funcionalidade, durabilidade e sustentabilidade, com uma paleta rica de materiais naturais que realçam a construção. Os interiores incluem carpintaria personalizada em madeira, acessórios em aço inoxidável, mármore e elementos em pedra produzidos artesanalmente. Para o exterior, elementos paisagísticos cuidadosamente selecionados apresentam azulejos de seixos para a entrada de automóveis, iluminação exterior especial e extensos jardins privados de árvores e arbustos locais. No entanto, a matéria que faz o manifesto do conceito do design - e que foi priorizada acima de todos as outros - é a mais natural de todas: a luz.

A moradia compreende 2.320 m2 de área de habitação, distribuídos por três níveis.

Uma série de terraços cobertos e ao ar livre estão também integrados na conceção, fundindo as funções do exterior e interior e esbatendo a distinção entre edifício e paisagem. O nível de entrada apresenta uma entrada de pé-direito duplo que oferece uma impressão de loft, com elevadores e escadas ornamentadas que conduzem ao piso superior. Para além do foyer encontra-se uma sala de estar e uma área de jantar/cozinha aberta com vista para o mar. O nível de entrada também possuí vários quartos de hóspedes com suítes e uma sala de estar íntima e familiar com mobiliário sumptuoso e uma lareira aconchegante. Além das funções interiores, pátios e terraços estendem-se ao ar livre até uma grande piscina infinita, bar chill-out e churrasqueira, área de lounge, jacuzzi, e extensos jardins ajardinados.

Hi-Finity Portas de correr, CS 77 Janelas, CP 155 (-LS) Portas de correr e ES 50 Janelas - Villa Heaven 11 localizado em Zagaleta, Espanha

A maioria das salas do nível de entrada têm superfícies envidraçadas que se abrem para as vistas deslumbrantes do mar e da montanha. No nível superior da vivenda, uma suite principal e suites adicionais também usufruem de janelas do chão ao teto e terraços exteriores. Um nível inferior da cave permite uma área muito maior do que o resto da vivenda e foi projetada para um centro de de lazer: ginásio, cinema, garagem para seis carros, apartamentos para hóspedes ou funcionários com entradas privadas, spa, sauna a vapor, piscina interior infinita aquecida e uma adega personalizada com uma sala de degustação.

A Costa del Sol, assim chamada pela sua exposição solar, e os residentes desfrutam de 325 dias de sol por ano. Para além das vantagens no estilo de vida, isto também permitiu que abundantes ganhos solares fossem colhidos através de elementos incorporados no design da moradia. A energia solar foi aproveitada através de painéis solares térmicos, vidro refletor de calor e painéis solares ocultos para aquecer as piscinas. Estes elementos foram combinados com outras intervenções rumo à sustentabilidade como coberturas de piscinas retráteis, bombas de calor, ar condicionado com água refrigerada, iluminação LED de baixo consumo e um sistema de irrigação alimentado pela água da chuva para os jardins. Juntos, estes elementos tornam a moradia extremamente eficiente em termos energéticos. Durante seis meses do ano, é uma propriedade de carbono zero. Heaven 11 redefine a residência contemporânea, adaptando princípios classicistas a uma forma de 'arquitectura de essência': O arquiteto líder Manuel Ruiz Moriche explica o conceito:

“HEAVEN É UM PROJETO ‘SÓBRIO’ PARA DESCOBRIR ESPAÇOS DIFERENTES, A CADA MOMENTO, EXPLORANDO DE ALGUMA FORMA OS SENTIMENTOS DE QUEM LÁ VIVE. O PONTO ALTO ESTÁ NA 'EXPLOSÃO' DE LUZ NATURAL NA CAVE DE MAIS DE 1.000 METROS QUADRADOS, UMA EXPERIÊNCIA VERDADEIRAMENTE SENSORIAL”

O nome Heaven foi inspirado pela elevação principal do projeto, orientada para dar prioridade às aberturas em direção ao mar. Tal como explicado novamente por Ruiz Moriche:

“CRIA-SE UMA RELAÇÃO DIRETA COM A VISTA PARA O MAR E O CÉU AZUL DA ESPANHA DO SUL, CRIANDO AQUELA SENSAÇÃO DE FLUTUAÇÃO ENTRE AMBOS. É REALMENTE COMO 'O CÉU'.”

A sensação é realçada através dos elementos em forma de grelha e recortes em fachadas e vigas, criando padrões de luz e sombra que se movem e brincam com a luz do sol à medida que se filtra em diferentes ângulos ao longo do dia. As fachadas também servem para criar uma sensação de privacidade para os habitantes e convidados sem comprometer a sensação de amplitude e de ligação à paisagem e ao ar livre para além dela. Os jardins apresentam espécies nativas mediterrânicas, literalmente enraizando a propriedade dentro do seu dialeto geográfico. Tanto as piscinas infinitas interiores como exteriores são minimalistas no design e convidam à tranquilidade da água e da natureza. No interior, a moradia dispõe de mobiliário e acessórios feitos à mão, e à medida, e está totalmente equipada com as mais recentes tecnologias para casas inteligentes discretamente instaladas - estores e ar condicionado estão programados para se ajustarem automaticamente à mudança dos níveis de luz e calor ao longo do dia, para além de melhorar as métricas de isolamento térmico e ganhos solares, numa perspetiva de otimização de custos fixos e de manutenção.

A empresa Ark foi o responsável pela arquitetura e pela construção do projeto, o que ofereceu vantagens significativas quando se tratou da relações com fornecedores. Com a luz concebida como o material chave na filosofia do projeto, a moradia exigia um planeamento detalhado e soluções envidraçadas de vanguarda. Ark contratou especialistas em vidro e em alumínio Reynaers Aluminium para colaborar em soluções que pudessem concretizar a sua visão: tanto do ponto de vista estético como funcional. Dado a elevada área envidraçada e a dimensão dos vãos, com janelas do chão ao teto, foi aplicada uma gama de soluções compatíveis da Reynaers. Estas inovações permitiram a máxima liberdade de design para o maior usufruto da luz e da paisagem e, ao mesmo tempo, o desempenho com os mais elevados padrões de qualidade, sustentabilidade, conforto e segurança. Manuel Ruiz Moriche explica como a filosofia "light-as-material", sob a qual foi concebido o projeto, foi aplicada na criação de uma abordagem de envidraçamento personalizada de acordo com as qualidades geográficas únicas do local:

“COMPREENDER A ORIENTAÇÃO DO SOL EM QUALQUER ALTURA DO ANO, O VENTO, O ESTILO DE VIDA E QUAIS OS PONTOS DE VISTA QUE SE QUER ENQUADRAR É INDISPENSÁVEL. A ESTE RESPEITO, INCLUÍMOS DIFERENTES GRAUS DE PROTEÇÃO SOLAR, UMA VEZ QUE É NECESSÁRIO REDUZIR O IMPACTO DOS RAIOS UV.”
Hi-Finity Portas de correr, CS 77 Janelas, CP 155 (-LS) Portas de correr e ES 50 Janelas - Villa Heaven 11 localizado em Zagaleta, Espanha

A Reynaers é pioneira na promoção da construção ecológica e as soluções de envidraçamento foram escolhidas tanto pela sua capacidade de maximizar as vistas como pelo seu desempenho ao mais alto nível nomeadamente térmico. A impermeabilidade excecional à água e ao vento minimiza as perdas ao mesmo tempo que maximiza os ganhos térmicos.

Para a transição entre espaços interiores e espaços exteriores em terraços, foram utilizados sistemas de correr da Reynaers: Concept Patio (CP 68 e CP 155). CP-155 LS (lift-slide) permitiu uma solução de perfil fino, altamente isolada, capaz de acomodar as grandes dimensões necessárias, bem como de permitir ângulos em vidro que minimizam as perturbações de visibilidade. Para além de caixilhos de alumínio com alta estabilidade, o alumínio em si é considerado um material "verde" devido à sua durabilidade e reciclagem infinita sem perda de valor. O sistema Hi-Finity da Reynaers foi utilizado para facilitar a elegância das janelas do chão ao teto e de parede a parede com perfis totalmente ocultos. As soluções de janelas da Reynaers Concept System (especificamente CS 77 e ES 50) permitiram vidros duplos ou triplos, customizáveis para janelas de abertura para o interior ou o exterior. Todas estas soluções são concebidas para acomodar uma elevada carga de vento sem a necessidade de painéis de vidro tradicionalmente pesados. Ao utilizar peças de extensão que ampliam a moldura exterior, a CP 155 é capaz de conseguir elementos de grandes dimensões com uma altura até 3 metros. Além da funcionalidade visual, estas soluções oferecem também segurança superior, com alta resistência ao fogo, intrusão e, até, resistência à bala. Dada a exclusividade da propriedade, as métricas de segurança são extremamente importantes para os clientes que procuram comprar uma propriedade segura, através da implementação das soluções de alto desempenho da Reynaers.

O ponto culminante desta colaboração é uma residência espetacular e única que integra de forma harmoniosa as funções de habitabilidade, estilo de vida e conforto. As últimas inovações ecológicas e tecnológicas são colocadas 'ao serviço' do estilo de vida clássico e relaxado que é procurado por quem investe neste resort. Esta qualidade de vida é ainda mais intensificada pela inclusão das últimas novidades em mobiliário e acabamentos de luxo, entretenimento, lazer e conforto. Heaven 11 é uma autêntica experiência. Ao dar prioridade às emoções e ao bem-estar dos habitantes, e ao adotar uma abordagem orgânica desde o processo de design, é empreendida uma viagem sensorial ao longo de todos os pisos da propriedade e áreas exteriores circundantes. Heaven 11 oferece aos seus habitantes 'um pedaço de céu' ancorado e enraizado na terra que sustenta a vida.

Arquiteto: 
Localização: 
Zagaleta, Espanha