Crystal

Aparência de tabuleiro de xadrez

O Edifício de Escritórios Office Crystal é a mais recente construção do distrito de Praga Vinohrady. O surpreendente edifício dá uma nova característica arquitetónica à dominante área residencial e de negócios. 

Ao lado da movimentada avenida Vinohradská, foi iniciado e concluído no verão de 2015. O novo complexo administrativo está situado em frente de um dos maiores cemitérios de Praga, Olšany, e do bizarro, pós-moderno hotel Don Giovanni dos anos 90. Do mesmo lado da rua está a modernista Torre Casablanca dos anos 60 e um longo bloco de escritórios da banca checa, todos desenhados pelo atelier ‘15 archictects’. 

Este investimento do grupo GES REAL, tem um total de 12.827 metros quadrados, abrange escritórios disponíveis para alugar e cinco unidades de lojas no rés do chão, incluindo um café e uma cervejaria. Armazéns, instalações técnicas e 121 lugares de estacionamento localizando-se no subsolo.

“Atravessando o exterior do edifício, a luz refletida e refratária dá uma impressão de dinamismo”Libor Hrdousek & Radek Lampa (Atelier 15)

O atraente prédio alto

A altura do edifício Crystal excede a altura das estruturas vizinhas, criando uma contraparte à torre alta, próxima do escritório de Casablanca que encaixa subtilmente e sensivelmente dentro do ambiente urbano existente. "A sua altura significativa e a sua forma exprimem um estilo único e inesperado, visto de todos os ângulos", diz Libor Hrdoušek do Atelier 15 que com Radek Lampa desenhou esta estrutura, geometricamente orgânica. 

O edifício Crystal é composto de duas partes principais. No lado de Vinohradská, erguem-se catorze andares. A fachada da segunda parte fica ao lado da rua Kouřimská, muito mais calma. O edifício tem menos andares deste lado para que a linha da cobertura acompanhasse os outros edifícios na rua. Juntos, os volumes maiores e menores criam uma unidade de paisagem arquitetónica compacta, cortada por um impressionante abismo afiado, que inspirou seu nome. 

Crystal tem duas partes principais. No lado de Vinohradska, eleva um total de catorze andares.

 

CW 86-EF Fachadas - Office building Crystal localizado em Poznań, República Checa

A superfície do imóvel foi coberta de um xadrez esmaltado.

Aparência de tabuleiro de xadrez

A superfície do imóvel foi coberta de um xadrez esmaltado. "A fachada foi projetada para evocar o conceito de um cristal. Esta estrutura visual parecida com xadrez também é usada nas peças da cobertura para unificar visualmente todas as faces expostas do edifício. Ao redor do exterior do edifício, a luz refletida e retratada dá uma impressão de dinamismo. A clareza e a luz sustentam a força da composição", diz o arquiteto. 

Petr Nevšímal, diretor da empresa especialista em fachadas Nevšímal acrescenta: "Para produzir uma ‘casca’ completa para o Crystal, usamos uma fachada modular, que provou ser a única solução verdadeiramente ideal para este projeto. Este tipo de fachada também facilitou outros aspetos do projeto: a forma do objeto, a segmentação, otimizou a ocupação do terreno, o tempo de construção, as características físicas e, claro, a atribuição arquitetónica”

 A implementação foi relativamente complexa, e alguns elementos tiveram que ser personalizados para o projeto. “A forma do objeto não permitia o uso dos sistemas de perfis standard, por isso tivemos de adicionar elementos feitos à medida, incluindo painéis e cantos. A forma destes perfis foram preparados usando objetos 3D. Em conjunto com a Reynaers, desenvolvemos uma solução que incorpora módulos de drenagem utilizada, entre outros, em superfícies inclinadas. Apreciámos a colaboração construtiva com a Reynaers e o seu apoio” conclui Nevšímal.

Libor Hrdousek & Radek Lampa (Atelier 15)

Libor Hrdoušek e Radek Lampa são ambos licenciados na Universidade Técnica Checa em Praga. Eles fundaram o estúdio de arquitetura Atelier 15 em 1997. Desde então, concentram-se na conceção e na construção de vários projetos arquitetónicos, incluindo edifícios de escritórios, hotéis e instalações desportivas, urbanos e edifícios residenciais, incluindo casas individuais. Hrdoušek é também um membro da ordem checa de engenheiros e técnicos. Radek Lampa é o diretor do estúdio de arquitetura da Universidade Técnica Checa em Praga. 

Petr Nevsímal

Petr Nevšímal nasceu em Nymburk em 1980. É formado na Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Técnica Checa, em Praga. É o diretor da Nevšímal, uma empresa familiar que trabalha em revestimento de fachadas exteriores, desde 1993. Desde a sua fundação, a empresa cresceu e tornou-se uma das mais prolificas empresas de construção e fabricação na República Checa.

Além fronteiras, a empresa também está ativa no desenvolvimento especializado de construções resistentes ao fogo. Nos últimos anos, Nevšímal trabalhou em vários projetos importantes, incluindo o centro ambiental em KCEV em Vrchlabí por Petr Hájek Architects, e projetos de residenciais experimentais como a Villa Hermína por HŠH Architects. “Cada problema tem a sua solução e nada é tão difícil como parece.” É o seu lema. 

CW 86-EF/HI Solução à Medida

Solução do projeto

Sistemas: Bespoke solution based on CW 86-EF/HI with integrated opening elements, CS 86-HI windows, CS 86-HI door, CW 50-HI FRV, CW 50-HI

Descrição do Projeto:

  • Desenvolvimento com base no sistema de fachada padrão CW 86-EF/HI à medida para satisfazer os requisitos estáticos do edifício (cargas de vento)
  • 300 m² de CW 86-HI elementos de fachada, dos quais 15% são inclinados
  • 3 novos perfis e 4 novas juntas para elementos verticais
  • 3 novos perfis e 2 novas juntas para elementos inclinados (17°)
  • A forma do perfil CW 86-EF/HI (parte interna) foi modificada para permitir uma posição de ancoragem mais flexível e melhores possibilidades de conexão
  • Solução em canto à medida
  • Solução de drenagem em cascatas para elementos inclinados através da utilização de juntas e bites de vidro especiais por medida
  • Janelas CS 86-HI/HV (elementos de fachada vertical) e CW 50 Flush Roof Vent (elementos de fachada inclinada) situadas dentro de módulos típicos CW 86-EF/HI com uso de travessas CW 50

Sistemas:

  • Elementos de fachada CW 86_EF/HI: 1350 x3700 mm
  • Janela oscilo-batente CS 86-HI/HV: 1308 x 1250 mm
  • Porta de entrada de uso intensivo CS86-HI: 1190 x 2930 mm

Envidraçado:

  • 30 mm de vidro duplo
  • 8/16/6

CW 86-EF/HI Secção vertical

CW 86-EF/HI Secção horizontal

CW 86-EF/HI elemento inclinado de secção vertical - solução de drenagem

Instalador: 
Localização: 
Poznań, República Checa View on map
Fotógrafo: 
Vojta Zikmunda Marek Hrubý
Outros parceiros: 
Prague Real Estate Invest (Investors) Metrostav (General contractors) GES REAL a.s. (Project developers)
Sistemas Reynaers utilizados: 
Project solutions: 
CW 86-EF bespoke solution