Villa Frydava

Villa Frydava

Villa Frýdava situa-se numa encosta acima da barragem de Lipno. A proposta dos arquitetos não deixava dúvidas: a máxima luz natural possível no interior e proporcionar aos habitantes uma vista única da barragem.

A barragem de Lipno é a maior barragem artificial da República Checa. Está localizada perto das fronteiras com a Áustria e a Alemanha e cobre uma área de quase 50 quilómetros quadrados. Há muitas praias e portos ao longo da costa.

Villa Frýdava fica numa encosta de traçado desfavorável. Os arquitetos planearam-na para fazer a melhor utilização da luz do dia. O edifício com uma estrutura de betão é composto por três andares. Na parte subterrânea existe uma zona de arrumação e um spa. Um andar acima situa-se a zona social com uma grande sala de estar, cozinha e um terraço de madeira com piscina. O andar superior parece flutuar entre as árvores. De cada lado, há grandes paredes de vidro com janelas que trazem muita luz para o interior ao mesmo tempo que oferecem vistas panorâmicas. As janelas estão equipadas com persianas exteriores automáticas. A casa tem a sua própria marina na margem da barragem.

O piso superior parece flutuar. Eleva-se vários metros de cada lado a partir de uma base de betão. Isto exigiu o reforço do corpo com varas de aço, que são visíveis no interior numa opção de inspiração industrial.
Arquiteto: 
Localização: 
República Checa
Fotógrafo: 
Tomáš Balej
Sistemas Reynaers utilizados: