Seaside Villas Syvota

Seaside Villas Syvota

Joanna Dinis Bernando Sanchez Zoi Karakinari

O magnetismo destas moradias gregas é inegável: pragmáticas, convidativas e espetacularmente integradas na sua envolvente, num estilo contemporâneo e intemporal. Situado em Igoumenitsa, uma cidade costeira do Noroeste da Grécia, o empreendimento Private Villas Syvota foi desenhado para tirar o máximo partido da vista sobre o Mar Ionian e uma cultura indoor/outdoor com um misto de elementos tradicionais e modernos na construção.

Trata-se de um conjunto de quatro edifícios residenciais que estiveram inacabadas durante vários anos devido à crise económica em que mergulhara o país. Em 2015, o atual proprietário fez a aquisição dos imóveis, com o objetivo de ali criar um refúgio tranquilo para a família. Um espaço para relaxar e descansar, onde a privacidade e a vista para as espetaculares paisagens foram harmoniosamente conseguidas.

Os trabalhos de acabamento foram levados a cabo por Dinis Real Estate Development, que atualizou a configuração do empreendimento em conjunto com parceiros locais como Bernardo Sanchez – Exterior Building Achitecture Design, Zoi Karakakinari - Landscape Architecture Design e Joanna Ntinis – Interior Architecture Design. O horizonte temporal de fecho do projeto foi curto, tendo em conta que envolveu o redesenhar do projeto num todo e a sua construção, concluída em cerca de um ano e meio.

Interior com ligação ao exterior

Com uma estrutura sólida à base de tijolo e pedra a revestir de privacidade cada moradia, o grande desafio arquitetónico consistiu em criar uma conexão entre o interior e exterior, usando um sistema de correr orientado para as vistas circundantes. Para as emoldurar num estilo moderno, o alumínio foi a primeira escolha do cliente. Até porque este material oferece um remate discreto que vai ao encontro das orientações minimalistas preconizadas pelo estilo da arquitetura grega contemporânea.

 

A seleção de um sistema de correr foi crucial para o design global do projeto. Donatos Dinis da Dinis Real Estate and Development Group explica que, nesta seleção, tiveram em conta uma vasta panóplia de sistemas e, por fim, optaram por um sistema Reynaers – o único que, para além de acessível, se apresentava testado e completo no mercado. “O nosso cliente adora este sistema porque lhe oferece vistas amplas, sem elementos obstrutivos. Com os seus perfis ocultos, sentimos que este era o único sistema capaz de lhe proporcionar isso mesmo”, afirma.

“O nosso cliente adora este sistema porque lhe oferece vistas amplas, sem elementos obstrutivos”Donatos Dinis

Produzido em colaboração com o fabricante local Simpas, os sistemas Reynaers utilizados foram Hi-Finity com vidro duplo e motorização para as grandes portas de acesso aos terraços, e CS 77-HV para as janelas de abrir. As portas de correr Hi-Finity são a última geração de portas de estrutura em vidro, que permitem que este vá do chão ao teto e de parede a parede, acompanhadas de um puxador ergonómico e um sistema de fecho oculto. Já o CS 77-HV corresponde à variante “folha oculta” do sistema CS 77, em sintonia com o estilo minimalista do projeto. O perfil da folha é invisível quando visto do exterior, uma vez que fica oculto pelo perfil, que assim garante o mínimo de vista do alumínio.

Desafios na Instalação

Houve uma série de questões práticas a solucionar no que respeita à instalação de um sistema moderno num edifício já existente. Para manter a vista desafogada, era necessária uma abertura ampla. Para tal, foi contemplada uma viga igualmente ampla, sem colunas ou sem excesso de profundidade que comprometesse a vista. Neste sentido, a viga integrou fibras de carbono para reduzir a espessura requerida e garantir uma vista completa para o exterior. Além disso, as calhas de chuva acompanharam as colunas em direção ao chão.

O resultado é extraordinário! Tradicional na forma e na escala, a introdução de um moderno sistema de correr em alumínio revela-se um elemento poderoso, em sintonia com a linguagem arquitetónica local.

Arquiteto: 
Joanna Dinis Bernando Sanchez Zoi Karakinari
Localização: 
Bella Vraka - Syvota, Greece
Fotógrafo: 
CineMatic Hellenic Media - Dimitrios Liopiaris
Outros parceiros: 
Vrakas Spiros (Investors) Donatos Ntinis - Real Estate & Development (General Contractors) Donatos Dinis (Project developers)
Sistemas Reynaers utilizados: