Now Bomonti

Com 30 andares, Now Bomonti é um edifício de duplo uso, profissional e residencial, em harmonia com o meio-ambiente e a malha urbana. Inovador tanto na forma como no conceito, o seu desenho é da autoria da Tabanlıoğlu Architects, um dos principais escritórios de Arquitetura na Turquia.

Panorama Contemporâneo em Istambul

O bairro de Bomonti em Istambul, na região de Sisli, batizado com o nome da primeira oficina de produção de cerveja do Império Otomano, a qual foi fundada no início do século XX por dois irmãos suíços: Walter e Adolf Bomonti. Atualmente, a região está a ser recriada em linha com a orientação cosmopolita da moderna cidade de Istambul, atraindo uma população mais jovem social e culturalmente ativa. O bairro Bomonti ostenta ruas arborizadas e espaços verdes com uma grande variedade de transportes e ligações ao centro de Istambul. O projeto “Now Bomonti” tira partido disto, criando um edifício inovador profissional e residencial num só. 

Modular em conceito, ambas as áreas residenciais e de escritórios variam na área do piso bem como na altura do teto. Isto resulta numa variedade de espaços flexíveis e adaptáveis que podem ser personalizados para necessidades específicas. Na área residencial, existem nove tipologias de apartamentos, desde o estúdio aos apartamentos de dimensão familiar. O conceito dos escritórios é igualmente flexível: permite que uma empresa ocupe um piso inteiro, ou que o andar seja dividido em várias partes individuais.

Outra característica que distingue este projeto de outros, e talvez a mais impressionante, é a inclusão de varandas e terraços privados, desenhados especificamente para o piso onde estão localizados e disponíveis para todos os apartamentos ou frações.
 

Forma Urbana

A arquitetura de Now Bomonti é criada com elementos semelhantes empilhados um sobre os outros. A altura do piso térreo responde à topografia dos arredores e fora adotada a partir do lar de idosos - ‘French Old People’s Home’ - uma estrutura do século XIX localizada adjacentemente ao Now Bomonti.

Os pisos seguintes, destinados a uso profissional, correspondem amplamente à altura dos edifícios da mesma rua e das redondezas. Os pisos superiores, perspetivados como zonas residenciais, estão posicionados para tirar partido da vista da cidade e do Bósforo, que melhora a cada piso que se sobe.

Estratégia ambiental e luz natural

O plano envidraçado aplicado no Now Bomonti oferece não apenas as melhores vistas, como a otimização da luz natural que penetra nos espaços habitacionais e de trabalho deste projeto. Para o conseguir, a superfície do vidro é texturizada e a intensidade da textura tem por base a localização e orientação solar de Instambul. Este fator, associado à utilização de mezzanines e terraços que funcionam essencialmente como os tradicionais pátios da cidade, contribuem para um design bem conseguido e "passivo" no que respeita à estratégia de climatização.

Uma solução em Alumínio

Dada a importância da vista e a maximização da luz natural, o exterior do projeto é praticamente composto por vidro. O extenso sistema de vidros e a instalação dos paineis texturizados, feitos à medida foram possíveis graças ao sistema de fachadas da Reynaers Aluminium. Em particular, o sistema de fachada CW 60, em conjunto com os sistemas de correr CP 155-LS, Hi-Finity e portas CS 77. A Reynaers Aluminium trabalhou em parceria com o instalador Aksoy Aluminium durante todo o processo.

No total, foram instaladas 14,000 m² de fachadas envidraçadas neste projeto. Incluindo fachadas apenas com capas profundas verticais, bem como fachadas sem qualquer capa. Além disso, foram instaladas 76 portas de correr elevatórias feitas à medida, em conjunto com 900m² de balaustradas de vidro.

Philippe Dechery, Engenheiro Civil na Aksoy Aluminium, observa que as soluções escolhidas são, de facto, bastante padronizadas. No entanto, são melhoradas graças à forma irregular e icónica deste conceito de construção progressiva.

Istambul é famosa pelas suas mesquitas históricas e ruas antigas. Ao mesmo tempo, a cidade tem crescido tremendamente nas últimas décadas, o que a transformou intensamente tradicional e moderna. À medida que o crescimento continua nas novas áreas de Istambul, projetos como o Now Bomonti tomam a dianteira pela forma como apresentam novas visões de estilos de vida e de trabalho, em harmonia com a malha urbana e o ambiente.

Instalador: 
Localização: 
Istanbul, Turquia