Modern Prairie House

Modern Prairie House

Chad Overway

Um sonho tornado realidade  

Localizada no coração da Capital do Vinho Sonoma, Califórnia, a Modern Prairie House compreende 325 m² em residência principal, um enorme jardim e ainda uma casa de hóspedes. Chad Overway, o designer, construtor e proprietário do projeto, levou dois anos a transformar a sua casa para todo o sempre para a vida real.

Chad Overway passou grande parte da sua carreira a desenvolver projetos para a indústria hospitalar. A sua paixão pelo desenvolvimento de projetos residenciais e o acompanhamento do projeto desde o início até ao fim ajuda-o a ter uma visão do produto final.

Sendo proprietário da casa Schiff, construída em 1938 e desenhada por Richard Neutra, Chad sente afinidade pela arquitetura moderna Europeia. Depois da compra da propriedade nos anos 90, Chad passou anos a remodelar esta obra-prima até voltar à sua condição original.

A traça da Modern Prairie House é inspirada nas moradias compradas, por Overways ao longo dos anos. A organização do espaço tomou forma através do projeto da estrutura, com enormes vãos nítidos suportados por uma colunata minimalista. São poucas as paredes que separam os espaços partilhados da casa das zonas privadas. O Engenheiro Dinamarquês especializado em estruturas, Jeppe Larsen, criou um plano estrutural inovador sem paredes tradicionais. Na ausência das paredes tradicionais, é suportada por uma coluna com cerca de 1,5m de profundidade, revestida com cerca de 0,60 cm de cimento. A estrutura base levou 1,5 meses a erguer-se e é constituída com materiais tipicamente utilizados em edifícios comerciais, incluindo uma estrutura em aço, laje mista e sistema AVAC.

As portas e janelas da Reynaers Aluminium foram escolhidas para o projeto, tendo em conta a qualidade do produto, a vasta gama de cores e as capacidades estruturais. O acabamento bronze claro foi escolhido pelo brilho metálico e pelo aspeto natural, que conjuga os tons incorporados no design.

 “A performance térmica das portas e janelas Reynaers é inigualável” refere Chad Overway. O consultor de energia do projeto comentou que as soluções da Reynaers foram uma parte crucial em superar os requisitos estabelecidos pela Title 24, uma rede de energia focada no código de construção da Califórnia. “Para os cerca de 370 m² de habitação, o custo de energia é inferior a duzentos dólares por mês.”

A artística porta principal, instalada em Reynaers Aluminium, tem vidro laminado acústico com papel com textura de arroz prensado entre as camadas.

Rob Kurucz da Innovative Glass Solutions em Napa instalou todas as portas e janelas do projeto. Por já estar familiarizado com produtos como os da Reynaers, o processo de produção dos vidros foi de fácil manuseamento e contribuiu para uma simples instalação. “O serviço técnico da Reynaers e a restante equipa foram rápidas ao responder às nossas questões e também foram muito úteis durante o processo” diz Chad.

A Associated Building Suppy (ABSi) forneceram portas e janelas Reynaers para o projeto. ABSi é um distribuidor de portas e janelas para proprietários, construtores e arquitetos exigentes. Os seus showrooms sofisticados expõem produtos específicos para o tipo de mercado e transmitem um ambiente amigável ao cliente, permitindo que os dirigentes do projeto possam reunir e ao mesmo tempo podem tocar e sentir os produtos. “A ABSi orgulha-se em vender e entregar com precisão produtos que tornam os sonhos dos proprietários realidade” diz Scott Thurber, Coproprietário da Associated Building Supply.

Arquiteto: 
Chad Overway
Localização: 
United States of America
Fotógrafo: 
Sistemas Reynaers utilizados: