A3 Advanced Architecture Apartments

A3 Advanced Architecture Apartments

A forma segue a função

A3 é fruto de um trabalho de equipa: do cliente ao arquiteto e do engenheiro ao fabricante. Desde o início, o cliente tinha uma visão clara do edifício, incluindo a criação de espaços octogonais arejados e espaçosos. “A criação do A3 flui de dentro para fora, o design segue rigorosamente a função, tal como é preconizado pelo estúdio no que respeita a edifícios residenciais. A função rigorosa está em total conformidade com o programa definido pelo investidor”, explicam os arquitetos.

A3 – Volumetrias que inspiram

A combinação de dois poderosos elementos - a arquitetura envolvente e a vista para a montanha - resulta na forma dinâmica e moderna do projeto, sem prejudicar a sua função. O A3 tem uma estrutura assente em cinco volumes distintos, posicionados lado a lado, assumindo assim a forma conjunta. Cada um dos volumes é delineado com formas delicadas e elegantes, que permitem dar asas à imaginação. Os STARH Architects explicam a correlação entre os cinco edifícios e os cinco picos das montanhas, ou com a silhueta de uma família com três filhos. Num aperspetiva mais profunda, o conceito passa por estimular o público a definir a sua própria experiência do edifício. Por outras palavras, pretende-se que cada indivíduo se inspire pela arquitetura e se transforme no autor de uma nova forma do edifício.

No total, o prédio tem 100 metros de comprimento e 17 andares. O comprimento é dividido em cinco blocos, cada um com a sua própria entrada e circulação vertical. Os dois primeiros blocos (A & B) contemplam dois apartamentos em cada piso, enquanto que os restantes blocos (V, G e D) têm três apartamentos em cada piso. A reduzido número de apartamentos por piso foi pensada com o objetivo de enaltecer a sensação de luxoe a privacidade dos habitantes. Ao todo, são 158 apartamentos que compõem o empreendimento A3.

Para tirar o máximo partido da localização geográfica, cada sala de estar está posicionada para receber luz de Este e Sudeste. A extensa vidraça proporciona vistas fabulosas para a montanha Vitosha, bem como para a cidade circundante.

Os desafios

Atingindo a área máxima construída, o resultado é uma aparência imponente através de uma extensa fachada de 110 metros de comprimento para cada edifício. Para atenuar um impacto visual agressivo, todos os cantos foram suavizados e arredondados. Além disso, as formas ovais curvilíneas funcionam como escudos acústicos - um pormenor estrategicamente relevante quando estamos a falar de uma zona urbana  movimentada e ruidosa. 

O design do projeto e a construção demoraram cerca de 3 anos sem quaisquer revisões significantes. Os arquitetos consideram que cumpriram com o orçamento previsto, com um desvio mínimo de 1%, que resultou da ambição de implementar melhorias complementares no interior.

Estética, funcionalidade e durabilidade

Segundo Svetoslav Stanislavov da STARH Architects, estética, funcionalidade e durabilidade são os três elementos que definem a arquitetura do A3. “Apesar de garantir uma elegância duradoura, o vidro, o cimento e o aço utilizados na fachada, proporcionam longa vida e fácil manutenção,” diz Svetoslav.

A execução das obras atingiram o mais alto nível, garantindo a durabilidade e a facilidade de manutenção do edifício. O vidro integra um ponto de destaque impressionante, enfatizando a sensação de luz e sofisticação.

 

Parceria bem-sucedida entre o Arquiteto e o Instalador

A escolha dos instaladores foi a chave para o sucesso do projeto, em especial com a fachada e com o vidro, que desempenham um papel muito importante no esquema arquitetónico. “O edifício está desenhado para ser de boa qualidade em todos os aspetos, incluindo os materiais utilizados,” diz Stanislavov. “Tendo isto em mente, escolher a Reynaers Aluminium com os sistemas CW 50 e CS 77, entre painéis de betão e fibrocimento e vidro, foi uma escolha lógica. Tivemos a oportunidade de visitar alguns dos projetos concluídos com os sistemas mencionados e, inclusivamente, foram-nos apresentados os seus instaladores. Os elementos das fachadas foram montados nas oficinas dos instaladores e entregues em perfeitas condições.” Stanislavov diz, “A cooperação com o instalador durante a fase do projeto é a chave para a instalação de alta qualidade, que é aliás o nosso principal objetivo: criar edifícios estéticos, funcionais e duradouros. Além do estrutural, do físico, o que é mais diferenciador no edifício é que este estimula a imaginação.”

A sua criatividade é, sem dúvida, estimulada pelo impacto deste empreendimento.

Instalador: 
Localização: 
Sofia, Bulgaria
Fotógrafo: 
3inSpirit LTD.
Outros parceiros: