7even Gardens

7even Gardens

UM OASIS URBANO

A antiga fábrica de charutos Van der Elst em Leuven reiventou-se. Onde o rugido das máquinas e o aroma de tabaco tomavam lugar, Jaspers- Eyers Architects criaram um oásis urbano: uma mistura de unidades residenciais, escritórios e lojas em torno de uma sucessão de áreas verdes exteriores.

"O  complexo da fábrica data de 1875 e foi ampliado várias vezes ao longo dos anos. Uma parte dos edifícios foi demolido, a fim de criar espaço para os jardins que foram projetados em torno dos três edifícios renovados e de um bloco de construção nova. "Isso traz à área interior uma certa vivacidade", explica Eyers. Por essa razão, o projeto combina uma mistura de funções: escritórios, estabelecimentos comerciais e apartamentos, que variam entre os 50 a 200m2, com tetos notavelmente altos e uma abundância de luz natural a irradiar pelos interiores.

Uma antiga fábrica é transformada num ambiente agradável de vivência diária

Estilo industrial

A partir de uma perspetiva de desenvolvimento urbano, Eyers estava à procura de um novo dinamismo, enquanto ainda tenta preservar o caráter original do edifício. "Deixámos a estrutura da coluna existente e as características técnicas tão visíveis quanto possível, com a intenção de reforçar o aspeto industrial, em vez de eliminá-lo. Afinal, este é o que distingue a construção de projetos de novas construções, e a razão pela qual as pessoas escolhem especificamente esta área".

O sistema CS 38-SL da Reynaers, entretanto atualizado pelo Slim Line 38, foi escolhido de modo a respeitar a aparência dos caixilhos das janelas de aço originais. "Este perfil é muito fino, com apenas 40 mm de espessura, enquanto ainda satisfaz todos os requisitos modernos no que diz respeito a questões relacionadas com o desempenho energético", explica Sophie Hayen, que como líder de projeto do construtor Kumpen, foi responsável pela execução da obra . O perfil foi especialmente melhorado e desenvolvido para este projeto. O sistema CS 77 da Reynaers foi também utilizado na área construção nova e para o revestimento de fachadas de vidro das unidades de cobertura. 

 

O sistema CS 38-SL da Reynaers imita a aparência dos caixilhos originais em aço

Grande desafio

A combinação da renovação com a nova construção e a construção de um parque de estacionamento subterrâneo tornou 7even Gardens um projeto complexo. Hayen explica: "Tivemos que lidar com uma localização do centro da cidade, em que a logística relacionada com a entrega e retirada de materiais de construção não é nada fácil. Além disso, nos trabalhos de renovação são sempre encontradas situações inesperadas e é preciso encontrar soluções imediatas para o que possa surgir”. O maior desafio foi resolver problemas e implementar mudanças tão eficientemente quanto possível para manter o planeamento original. Estamos orgulhosos do nosso sucesso. 

“Este perfil é muito elegante, ao mesmo tempo que satisfaz todas as exigências modernas no que diz respeito a questões como a conservação de energia”Sophie Hayen (Kumpen NV)
John Eyers (Jaspers-Eyers Architects)

 

JASPER-EYERS ARQUITETOS

O arquiteto John Eyers nasceu em Leuven, Bélgica, em 1961. Estudou arquitetura na Faculdade de Arquitetura de Sint-Lucas, em Bruxelas. John Eyers e Jean-Michel Jaspers agora dirigem em conjunto a empresa criada por Jaspers em 1960. Com uma equipa de 120 funcionários, os arquitetos trabalham numa ampla distribuição de tarefas a partir de três locais: Bruxelas, Leuven e Hasselt. Nos últimos anos, a empresa tornou-se internacional, expandindo-se para a Europa Oriental, China e Rússia. O objetivo de John Eyers é “Projetar uma arquitetura comunicativa, amigável às pessoas e ecológica focado na comunidade, contexto e meio ambiente".

 

Sophie Hayen (Kumpen NV)

Sophie Hayen nasceu em 1983. Estudou na Universidade KU Leuven, formou-se em 2006 com um Mestrado em Engenharia de Ciências (Arquitetura) e em 2008 completou um Mestrado em Engenharia (Engenharia de Construção). Ela começou como líder de projeto em Probam. Desde 2011, trabalha como líder de projeto de construção na Kumpen, empresa de desenvolvimento e contratação de imóveis para projetos de infraestrutura. "No local de obra temos todos os dias um novo desafio. O meu objetivo é combinar qualidade, bom planeamento, segurança e satisfação do cliente para garantir um resultado bem-sucedido."

 

Instalador: 
Couwenbergh-Schellens
Arquiteto: 
Localização: 
Leuven, Belgica View on map
Fotógrafo: 
Yvan Glavie Philippe Van Gelooven
Outros parceiros: 
Vander Elst Vastgoed NV (Investors) Willemen-Kumpen (General Contractors) Vander Elst Vastgoed NV (Project developers) Jaspers-Eyers & Partners (Construction managers) Jaspers-Eyers & Partners (Project managers) Archimedes NV (Engineering office)
Sistemas Reynaers utilizados: 
Project solutions: 
CS 38-SL bespoke solution