26 Pearl

26 Pearl

Na parte litoral de Odessa, a famosa Arcádia, pode encontrar o complexo residencial "26 Pearl" com vistas incríveis e terraços panorâmicos no último andar. O edifício, com uma fachada de vidro ondulado, que reflete o mar e o sol, é um dos maiores e mais belos projetos do promotor KADORR Group. A área envidraça frontal e a forma do edifício caracterizaram o projeto, o que exigiu à empresa procurar soluções especiais de engenharia

Localização: Odessa

Ano: 2018

Investidor: KADORR Group

Instalador: Interwindows

Área total da fachada em vidro: 10,500 m²

Características:25 pisos residenciais, rés-do-chão, 2 parques de estacionamento, 750 apartamentos

 

ANDREY PROSVETOV - Project Manager, KADORR Group

O Grupo KADORR é líder na indústria da construção no sul da Ucrânia. No ano passado, a empresa concluiu 12 complexos em 12 meses. Nenhuma outra empresa de construção conseguiu alcançar este resultado. Estamos a trabalhar no plano de construção, ao observar todas as atividades de construção, urbanismo e normas arquitetónicas. Por conseguinte, o ritmo, bem como a qualidade da construção são elevados. As normas que inicialmente aplicámos nos nossos projetos alteraram as especificidades da construção como um todo. No passado, a construção de um edifício estava apenas na construção da "caixa", então, nós, como Grupo KADORR, mudámos isto drasticamente, prestámos atenção aos espaços públicos, à qualidade dos sistemas de engenharia, ao paisagismo e ao aspeto dos próprios edifícios. A nossa empresa deu um contributo significativo para a indústria da construção e elevou os padrões do mercado da construção na Ucrânia.

O complexo residencial "26 Pearl" tem um aspeto irregular e curvo. A forma do edifício foi determinada tanto pelo próprio local como pelo desejo de ir além das estruturas retangulares, sendo que.a fachada de vidro ondulado torna o edifício único. O projeto revitalizou o ambiente arquitetónico da orla marítima como parte da cidade - a famosa Arcádia.

Localizado no coração de Odessa, o complexo residencial "26 Pearl" tem um exterior interessante; um grande número de fachadas e terraços translúcidos no último andar com vedações de vidro. Neste projeto estão instalados elevadores de alta velocidade e silenciosos (velocidade 2,5 m/s) - provavelmente o mais rápido atualmente em Odessa. O edifício está também equipado com os melhores sistemas em engenharia: uma casa de caldeiras independente, uma estação de bombeamento com tanques de armazenamento de água, um gerador a gasóleo e caldeiras.

Por causa da sua forma irregular, não foi fácil gerar espaços confortáveis para viver com luz natural suficiente. Por outro lado, havia muitos elementos difíceis de interligar: um grande número de pilares de fachadas translúcidas, os terraços e os requisitos de isolamento de alta qualidade. Estas ligações, bem como a interface de diferentes tipos de fachadas e soluções de aquecimento, exigiam especial atenção dos engenheiros.

Este projeto de grande escala foi construído em apenas 25 meses. A preparação levou mais tempo do que o próprio processo de construção, uma vez que as medidas para reforçar o trabalho subterrâneo demoraram bastante tempo.

 

“A FORMA DO EDIFÍCIO FOI DETERMINADA TANTO PELO PRÓPRIO LOCAL COMO PELO DESEJO DE IR ALÉM DAS ESTRUTURAS RECTANGULARES.”

O principal desafio arquitetónico enfrentado pela Reynaers Aluminium, como promotora da solução da fachada, foi criar a impressão de uma superfície de vidro liso, como se a fachada fosse construída a partir de uma só peça. Para isso, foi utilizado vidro estrutural e o sistema de fachada CW 50-SC. Para a implementação dos elementos de abertura, foi escolhido o sistema CS 77-HV. Este sistema foi concebido com uma folha oculta, que suportava o conceito de uma única fachada de vidro sem elementos salientes que pudessem interferir na estética.

OLEG TARAN - Technical Department Engineer, Reynaers Aluminium Ukraine.

Já tínhamos participado em concursos para o envidraçamento do complexo residencial do Grupo KADORR, oferecendo soluções arquitetónicas de alumínio da Reynaers Aluminium. Isto deu-nos a oportunidade de analisar a experiência anterior em termos de características de instalação e funcionamento das estruturas translúcidas selecionadas. No trabalho sobre o projeto "26 Pearl" tentámos antecipar erros e desenvolver a nossa própria solução à medida. Uma solução que não só cumpriria os objetivos arquitetónicos, como também ajudaria a alcançar características técnicas elevadas e, muito importante, a simplificar a instalação.

A equipa das fachadas enfrentou diversos desafios. Um destes desafios foi a minimização de trabalhos adicionais na instalação de elementos de abertura na fachada estrutural. Ao mesmo tempo, era necessário encontrar uma solução que se mantivesse hábil em termos de custo. E, claro, a solução tinha que responder a requisitos tecnológicos elevados e satisfazer um elevado desempenho térmico.

E conseguimos desenvolver uma solução que responde a todos estes requisitos. Otimizámos o material, reduzimos os custos de mão-de-obra e o tempo para a instalação da fachada. Ao mesmo tempo, a solução destaca-se pela sua elevada adaptabilidade.

É também importante notar que foi a folha oculta, enquanto solução mais hermética, que melhorou o desempenho térmico. A pedido do cliente, esta solução de fachada foi testada quanto à estanquicidade e resistiu facilmente à marca de pressão definida de 2000 Pa, o que, por si só, é um excelente indicador. Este requisito é necessário devido à localização do projeto. Como sabemos, Odessa e a sua zona costeira distinguem-se pelas elevadas cargas de vento, o que coloca grandes exigências às soluções de sistema.

“A PEDIDO DO CLIENTE, ESTA SOLUÇÃO DE FACHADA FOI TESTADA QUANTO À ESTANQUICIDADE E RESISTIU FACILMENTE À MARCA DE PRESSÃO DEFINIDA DE 2000 PA, O QUE EM SI MESMO É UM EXCELENTE INDICADOR.”

CARACTERÍSTICAS DA SOLUÇÃO TÉCNICA

1. Configuração do perfil de ligação estrutural alterado
2. Espaçador especial para maior estanquidade
3. Manga para fácil posicionamento

A CONFIGURAÇÃO DE UMA LIGAÇÃO ESTRUTURAL

O perfil assume a presença de um "bigode" adicional, o que permite alcançar uma proporção mais correta dos elementos de ligação. Além disso, assegura o contacto do vedante exclusivamente com o alumínio, o que aumenta a estanquidade da ligação e assegura a durabilidade da operação

PEÇA DISTANTE ESPECÍFICA E MANGA

Torna o ponto de fixação da folha da janela na fachada mais quente, o que permite obter uma maior eficiência energética da solução. E do ponto de vista da instalação, o espaçador e as mangas de montagem ajudam a assegurar rápida e facilmente o posicionamento correto da folha na fachada estrutural.

Dia após dia estamos a caminhar para a nossa própria missão: melhorar o ambiente de vida e de trabalho das pessoas, melhorando a qualidade dos edifícios em todo o mundo! Juntamente com os nossos parceiros.

Together for the better.

 

Instalador: 
Interwindows
Localização: 
Odessa, Ucrânia
Outros parceiros: 
Kadorr Group (Project developers)