Parus

Parus

BLAGO

Localizado num canto pitoresco da cidade, na margem de um lago e próximo do parque, este moderno complexo residencial é um dos primeiros deste tipo na cidade de Ivano-Frankivsk na Ucrânia. O projeto combina tecnologias inovadoras de construção para proporcionar conforto ao interior e integra com sucesso o edifício numa paisagem natural-urbana. Os reflexos da superfície da água do lago inspiraram os arquitetos a criar um "navio" que se mantém à vela - assim surgiu a ideia de uma fachada de vidro e nasceram as suas linhas flexíveis.

Características:

15 andares, 155 suites, 10 penthouses, estádio e campo desportivo, estacionamento subterrâneo, spa, restaurante

A área total da fachada em vidro é de 8302 metros quadrados

Sistemas Reynaers Aluminium: ML8-HI, CW50-HI

MasterLine 8-HI Portas e CW 50-HI Fachadas - Complexo de apartmentos Parus localizado em Ucrânia

ROMAN KORZHAK, DIRETOR COMERCIAL DA BLAGO DEVELOPMENT "O nosso objetivo era criar um complexo residencial de alta qualidade, confortável e inovador com uma infraestrutura completa e bem pensada, incluindo um spa e um restaurante em Ivano-Frankivsk.”

A combinação de um conjunto de características únicas faz sobressair este edifício residencial:

- a localização junto ao lado da cidade;

- o panorama da cidade e dos Cárpatos a partir das janelas;

- as características exclusivas do interior;

- as penthouses com amplos terraços abertos

Para além destas características, destaca-se o elevado nível de conforto oferecido pelo complexo residencial PARUS: o sistema de aquecimento energeticamente eficiente, o estacionamento subterrâneo, que proporciona um pátio livre para os moradores da casa, libertando espaço para passeios e descanso, permitindo aos moradores desfrutar da natureza. 

 

“A localização do complexo à beira-mar deu ao projeto o seu espírito”
MasterLine 8-HI Portas e CW 50-HI Fachadas - Complexo de apartmentos Parus localizado em Ucrânia

OLEG ABRAMKIN, PRINCIPAL ARQUITETO DO PROJETO

"A solução arquitetónica baseou-se num plano flexível, não na linha ortogonal da fachada, que juntamente com o material dá expressão e algum infinito condicional. A localização do complexo acima da superfície da água é um dos principais fatores que moldam a imagem global do edifício.
O vidro, como principal material da fachada, é o material que provoca associações visuais e figurativas com o meio envolvente"

Para a implementação de soluções de janelas no complexo a Blago Development selecionou uma nova geração de sistema de janelas MasterLine 8-HI da Reynaers Aluminum. O sistema reflete as atuais tendências arquitetónicas para maximizar a luz do dia, oferecendo níveis excecionais de isolamento. O MasterLine 8-HI é um sistema de janelas único que combina uma variedade infinita de características de design com as mais elevadas na sua classe de características de isolamento térmico, permeabilidade ao ar e à água, bem como velocidade de produção. Este sistema é uma garantia de estética, segurança e conforto em qualquer altura do ano.

Trata-se de uma solução construtivamente robusta, equipada com acessórios de alta qualidade e unidades de vidro de dupla câmara energeticamente eficientes preenchidas com árgon para um maior isolamento térmico. Assim, as janelas são capazes de maximizar a luz do dia no interior sem comprometer o conforto. E a utilização de folhas ocultas enfatiza favoravelmente o design da janela, que, literalmente, a dissolve na imagem da fachada da casa.

 

“O VIDRO, COMO MATERIAL PRINCIPAL DA FACHADA, RECORDA AS ASSOCIAÇÕES VISUAIS E INDUSTRIAIS, TENDO EM CONTA O AMBIENTE. ”
MasterLine 8-HI Portas e CW 50-HI Fachadas - Complexo de apartmentos Parus localizado em Ucrânia

MARIAN ANDRUKHOV, ARQUITETO-DESIGNER DA BLAGO DEVELOPMENT

O cliente foi incumbido de modernizar o projeto existente do exterior do complexo, tornando-o mais único e associativo com o nome aprovado. Foi decidido aumentar a área da fachada envidraçada e dar ênfase à fachada através das linhas de envidraçamento como contorno de velas. A tarefa foi complicada pelo facto de a moldura monolítica já se encontrar na fase de 60% de prontidão. Foram excluídas as interferências sob a forma de lajes e para a execução das linhas transversais foi necessário executar uma fachada com dobradiças e embutida. Para a implementação da ideia foram utilizadas a tecnologia BIM, a tecnologia PointCloud e a realidade virtual.

"Para resolver a tarefa, foi criado um novo modelo BIM com base no modelo digitalizado e com a ajuda da realidade virtual e de variáveis paramétricas. Na obra em tempo real foi criada uma nova concha da estrutura e a documentação do projeto foi corrigida", diz Marian Andrukhiv.

A eficiência energética é sempre uma solução abrangente, na qual é importante selecionar corretamente o sistema de perfis, fibra de vidro, acessórios, bem como o método e materiais para a instalação. O desenho exclusivo da fachada do complexo PARUS enfatiza o sistema Reynaers Aluminium CW 50-HI, que proporciona o máximo conforto interior no que diz respeito ao isolamento térmico, resistência à água, resistência às cargas do vento, eficiência energética e segurança.

“EFICIÊNCIA ENERGÉTICA – É SEMPRE UMA SOLUÇÃO COMPLEXA.”
MasterLine 8-HI Portas e CW 50-HI Fachadas - Complexo de apartmentos Parus localizado em Ucrânia

GENADIA KAFTA, DIRETOR GERAL DA PARITET'S
"Para toda a equipa PARITET, o projeto PARUS não é apenas um plano intenso, mas também um desafio e uma experiência nova e bem sucedida, e este projeto pode ser considerado um tandem muito bem sucedido em termos de trabalho coordenado de todos os participantes. Além disso, para a nossa empresa houve muitos momentos a que a palavra "pela primeira vez" pode ser aplicada. Esta é a nossa primeira instalação na Ucrânia Ocidental. E, aparentemente, pela primeira vez, o cliente não precisou de ser convencido que a beleza e elegância da fachada tem necessariamente de ser devidamente combinada com a sua elevada eficiência energética.

Segundo Genadiy Kaft, Diretor Geral do PARITET, que fabricou os sistemas nas suas instalações: "Odessa e Ivano-Frankivsk combina, entre outros, grande humidade, o que impõe maiores exigências para os materiais de pintura aplicados ao perfil de alumínio. Esta é uma questão que conseguimos resolver com os nossos parceiros". Tendo em conta a localização do edifício junto à zona ribeirinha, foi aplicado um pré-tratamento especial SEASIDE A antes da pintura dos perfis da fachada. Este pré-tratamento proporciona o maior grau de proteção da superfície e durabilidade da pintura.

PARUS é um excelente exemplo de um trabalho de colaboração entre todos os participantes no projeto. É esta atmosfera que proporciona oportunidades de trabalho frutuoso, onde todos podem ser realizados ao máximo. 

Instalador: 
Paritet
Arquiteto: 
BLAGO
Localização: 
Ucrânia
Outros parceiros: 
BLAGO (Project developers)
Sistemas Reynaers utilizados: