National Centre of Physical and Technological Sciences

National Centre of Physical and Technological Sciences

UAB AKGRemigijus Bimba

ARQUITETURA INSPIRADA PELA CIÊNCIA

A AKG Architects envolveu o Centro Nacional de Ciências Físicas e Tecnológicas (NCPTS), na Universidade de Vilnius, em Sunrise Valley (Saulėtekio) da Lituânia, numa fachada hexagonal inspirada em fórmulas químicas. A ideia do elemento químico como base para o planeamento do espaço, segue no interior e é registado no exterior, combina a função com o desenho arquitectónico duma forma convincente. O edifício resultante destaca-se quebrando a arquitetura cinzenta existente à sua volta. A aparência criativa e inovadora do centro destina-se a promover uma carreira científica para os jovens, atrair novos talentos e proporcionar um lugar inspirador para compartilhar a pesquisa científica.

 

A forma hexagonal utilizada em todo o edifício assemelha-se à forma química hexagonal comum à ciência.

 

Após a sua abertura em 15 de Março de 2016, o NCPTS tornou-se o maior e mais avançado centro de ciências físicas, químicas e tecnológicas nos Estados Bálticos. Distinguido pela sua arquitetura, a forma do edifício e o planeamento espacial são unidos desde o interior ao exterior por um elemento comum, a forma química hexagonal comum à ciência.

 

Planeamento espacial cientificamente inspirado encontra conceito

Durante muitos anos, a Lituânia carecia de um centro de ciência física e tecnológica que pudesse atender às exigências modernas. Agora, atraindo cientistas de topo em seus esforços criativos e inovadores, cerca de 700 cientistas e estudantes de cada vez são capazes de realizar pesquisas e ao mesmo tempo realizar experiências no NCPTS. Este edifício de última geração tem uma área total de 27.000m2 e compreende cinco edifícios de quatro andares que acomodam 250 laboratórios abertos, 46 laboratórios científicos, espaços de escritório flexíveis e áreas sociais para relaxar.

 

“O planeamento espacial é transferido para o exterior do edifício e reflete o espírito de inovação.”Remigijus Bimba (AKG Architects)
UAB AKG

Fundada em 2001, a AKG Architects são especialistas em desenvolvimento de projetos de edifícios administrativos, comerciais e públicos, planeamento de complexos multifuncionais, apartamentos urbanos, casas individuais, entre outros. Grande parte do trabalho realizado por este gabinete serve hoje como um exemplo de arquitetura moderna em Vilnius. Atualmente, a equipa da AKG participa ativamente em concursos de arquitetura locais e internacionais, onde já foram premiados mais que uma vez e com distinção.

 

CW 50-RA/FRV Fachadas, CW 50-HI Fachadas, CS 77 Portas e CS 77 Janelas - College/University National Centre  of Physical and Technological Sciences localizado em Vila-real, Lituânia

Solução sob medida CW 50-HI com janelas de abertura exteriores

A AKG explica que o planeamento espacial desempenha um papel fundamental no projeto de edifícios educacionais mais complexos, tal como este. Além de oferecer uma ampla variedade de tipos de espaço, desde laboratórios altamente especializados até áreas flexíveis de trabalho e relaxamento, também são necessárias instalações educacionais modernas que cumprem com metas rígidas em relação ao desempenho de incêndio, térmico, acústico e ventilação. Após reunir e discutir alguns pontos com os construtores e donos de obra, os arquitetos determinaram que, como elo de ligação, o planeamento complexo e a função do edifício deve se registrar no exterior do edifício, ligando assim o planeamento do espaço interior à forma e aparência do projeto. 

 

O arquiteto da AKG, Remigijus Bimba explica: "Neste projeto, o planeamento espacial transfere para o exterior do edifício e reflete o espírito de inovação e a atitude progressiva dos seus ocupantes. O elemento unificador para alcançar esta estratégia de projeto vem da estrutura de elementos químicos. O edifício é projetado para a ciência, portanto, usamos uma forma química hexagonal como o elemento dominante para o exterior do edifício bem como o interior”. Bimba acrescenta: "No mundo científico, as unidades hexagonais são conectados vertical e horizontalmente para formar formas cúbicas primitivas. O planeamento do espaço arquitetónico é similarmente modular, com arranjos geométricos no plano que desenham paralelos com o modelo estrutural de um átomo. Aqui, na conceção do Centro, a forma de construção e o espaço são combinados através desta forma. Mantivemos a composição das formas lineares, claras e fortes e combinámos com a tal estrutura hexagonal química nas fachadas do edifício.

 

O hexágono como elemento recorrente

A estrutura química ‘tipo favo de mel’ que distingue a fachada exterior do edifício foi desenvolvida em estreita colaboração entre os arquitetos e a Reynaers, com quem a AKG já tinha colaborado anteriormente noutros projetos, por exemplo a Domus Galerija em Vilnius. As fachadas geometricamente padronizadas do NCPTS são pontuadas com janelas em forma de hexágono com abertura superior para o exterior, utilizando uma solução CW 50-HI sob medida. A aparência relativamente sólida destas fachadas é complementada por uma vidraça impressionante, de altura total, com a aplicação do sistema elegante CW 50-HI. Com o forte padrão geométrico, esta solução de fachada promove ligações entre o interior do edifício e os ambientes externos. Inclui um pátio central, para encontros coletivos e relaxamento, conseguido aplicando uma veia idêntica com azulejos de terracota hexagonais em betão.

Do exterior para o interior, a Reynaers também colaborou com os arquitetos na projeção dos componentes interiores do edifício, incluindo as divisórias transparentes que foram desenvolvidas sob medida para corresponder às rigorosas normas de incêndio e acústica. Bimba explica: "As atividades do prédio da NCPTS têm uma certa qualidade performativa. Os espaços são assim unidos com grandes paredes de vidro acústico e resistência ao fogo que nutrem uma atmosfera de entusiasmo e criatividade coletiva. O projeto do edifício foi alimentado pela ideia da forma de elementos químicos e a mesma ideia é seguida no interior. Alguns elementos químicos são transparentes, assim como os espaços internos projetados. Para alcançar a desejada sensação de leveza e transparência, criamos um sistema de parede de vidro sem moldura à prova de fogo em conjunto com a Reynaers." A parede de vidro foi testado e certificado em laboratórios para cumprir as exigências regulamentadas.

 

Instalador: 
Arquiteto: 
UAB AKGRemigijus Bimba
Localização: 
Vila-real, Lituânia View on map
Fotógrafo: 
Vacys Valužis
Project solutions: 
CW 50-HI bespoke solution