Bartolomeo Resort Town

Bartolomeo Resort Town

Vadim Kozlov Omega SKS

O Bartolomeo Resort Town é um novo desenvolvimento urbano, localizado na região do Dnieper na Ucrânia. O projeto é parte integrante de um imponente projeto de reestruturação urbana idealizado por arquitetos há já várias décadas. O complexo apresenta cinco torres, tendo sido a primeira concluída este ano. A construção das outras quatro torres, assim como do spa está em fase de preparação. Pela sua dimensão, qualidade e diversidade de serviços, o spa irá superar todos os centros recreativos existentes atualmente na Ucrânia. 

Nome do projeto: Bartolomeo Resort Town Complex

Características: : 5 torres, 7.5 hectares de território, 1195 apartamentos modernos - com 85% a ter vistas impressionantes - um amplo parque subterrâneo, estacionamento para hóspedes, cafés, restaurantes, spa, salões de beleza, farmácias, centro médico, centro fitness, parque, clube de iates, praia e piscina.

Sistemas Reynaers Aluminium: Masterline 8-HI, CP 155-LS Minergie, CW 50-HI

 

“ESTE SERÁ PROVAVELMENTE UM DOS MAIORES COMPLEXOS SPA, NÃO SÓ NA UCRÂNIA, MAS TAMBÉM NA EUROPA.”Vadim Kozlov

O design do complexo "Bartolomeo Resort Town" foi solicitado há três anos ao gabinete de arquitetura de Vadim Kozlov. Contudo, já nos anos 90, a equipa dirigida por Leonid Suponin, Igor Zadoi e Vadim Kozlov tinha começado a trabalhar nessa área. A avenida central da cidade, a Avenida Javornický, termina perto do Monumento da Glória, localizado a uma altura de 36 m acima do nível da água. Os arquitetos tiveram a ideia de ampliar esta avenida em mais de 500 m, com uma grande construção tipo ponte. Esta última passaria por cima do aterro e iria diretamente ter à margem do Rio Dnieper, para ligar a cidade ao rio. Naquela altura, a ideia foi apoiada por muitos arquitetos, inclusive em Kiev, mas esta nunca foi implementada. Segundo Vadym Kozlov, a construção atual do complexo "Bartolomeo Resort Town" é uma continuação da ideia inicial. Para implementa-la no futuro, o cliente desejava expandir a vertente comercial e construir apartamentos. Uma vez que existem clubes náuticos nas proximidades do local e um campo de basquetebol, construído para o Eurobasket-2015, seria perfeitamente lógico existirem apartamentos nesta zona. “Pela primeira vez, a infraestrutura foi construída pelo objetivo em si, e não vice-versa. O clube "Bartolomeo Best River Resort", com uma superfície de 8 hectares, conta com um clube de iates, piscinas, etc. e já funciona há 16 anos”, comenta Ilya Shinkarenko (Diretor da River Town Development, LLC).

Vadim Kozlov propôs ao cliente de convidar o arquiteto espanhol Ricardo Bofill para o projeto. Em 2008, foi anunciado um concurso internacional de arquitetura para o desenvolvimento deste projeto e Bofill era membro do júri. Em diversas ocasiões, Vadim Kozlov e a sua equipa viajaram até ao gabinete de Ricardo Bofill, em Barcelona, para conversar e trocar ideias. Com base nestas reuniões, o conceito foi pela primeira vez desenvolvido em 2008 e, seguidamente, foi desenvolvido o projeto Bartolomeo Resort Town. Passados tantos anos, foi definido o projeto para reestruturar a área. A construção foi dividida em 8 fases, tendo sido a primeira torre concluída este ano. Neste momento, a construção da segunda torre está em curso. No total, irão ser construídas cinco torres, todas colocadas num estilóbata comum. A terceira fase da construção, o elemento central da obra, consiste no planeamento de uma porta de entrada para o Bartolomeo Park e para o centro spa. Além das zonas comerciais, a parte central do hotel irá acomodar 140 quartos e um grande complexo spa. Até à data, o maior complexo spa existente na zona do Dnieper, denominado "Tsunami", foi construído de acordo com o design do gabinete de Vadim Kozlov em 2003. “O novo complexo será ainda mais sofisticado”, afirma Vadim Kozlov. “Este tem o dobro da dimensão do "Tsunami", e todos os serviços serão prestados sempre que necessários. Este será provavelmente um dos maiores complexos spas, não só na Ucrânia, mas também na Europa.”

 

MasterLine 8 HI Janelas, CP 155-LS Minergie Portas de correr e CW 50-HI Fachadas - Complexo de apartmentos Bartolomeo Resort Town localizado em Dnipropetrovsk, Ucrânia

Ilya Shinkarenko,
CEO, River Town Development LLC

O "Bartolomeo Resort Town" é o maior projeto existente na zona do Dnieper. Ninguém conseguirá repetir esta proeza, porque não existe outro lugar como este na cidade, nem no centro nem nos arredores da cidade. Trata-se de uma cidade turística, onde se pode viver, relaxar, trabalhar no mesmo sítio. Pode contar com um clube de iates, inúmeros restaurantes, piscinas, praia e parque.

A construção de todo o complexo é levada a cabo através da utilização de novas tecnologias de engenharia modernas. É dada especial atenção à qualidade dos materiais utilizados, à resistência da estrutura e ao nível de desempenho. Serão fornecidas 1500 estacas de fundação para garantir a margem de segurança necessária para toda a estrutura. A placa de fundação com uma espessura total de 1,4 m interliga todas as estacas, ao passo que garante a resistência máxima e a estabilidade de todos os edifícios que se encontram no Bartolomeo Resort Town. A solução arquitetónica da própria torre é ditada em função de dois critérios principais. Em primeiro lugar, não haverá lugar à Poupança em detrimento da Qualidade. Em segundo lugar, tem de haver isolamento, isto é, o nosso cliente pretende que todos os apartamentos sejam isolados de acordo com as normas relativas aos edifícios, sem considerar o hotel. Contudo, surgiu um terceiro elemento, que garante o cumprimento destes critérios. “Esta construção é energeticamente eficiente; este isolamento é superior ao isolamento convencional”, esclarece Ilya Shinkarenko sobre o projeto.

Vadim Kozlov relembra, “mesmo no início da conceção, expressei a minha vontade ao cliente…que gostaria de implementar os sistemas Reynaers Aluminium neste projeto. Juntamente com a minha esposa, e com os nossos clientes viajamos até às fábricas da Reynaers Aluminium, situadas em Renson, Laminam, entre outras. Em 5 dias, percorremos toda a Europa e visitamos todas as fábricas. Foi quando conhecemos, pela primeira vez, a CAVE interativa 3D da Reynaers Aluminium, através da qual as pessoas podem andar pelos apartamentos e olhar pelas janelas. Era a vantagem dos sistemas da Reynaers Aluminium. É o primeiro edifício na zona do Dnieper, em que os sistemas de correr estão “na base”. Em cada piso existem 3 portas de correr. Em cada dez apartamentos, existentes em cada piso, três têm o seu próprio “terraço”. É simplesmente difícil chama-lo de varanda, já que cada terraço tem cerca de 10 metros quadrados e os luxuosos apartamentos penthouses têm uns terraços ainda maiores. Quanto aos sistemas da Reynaers Aluminium utilizados na construção da primeira torre, demos preferência ao sistema mais recente e mais moderno, Masterline 8-HI, para as janelas. Esta escolha baseou-se nas exigências atuais quanto à eficiência energética de estruturas fechadas translúcidas, assim como nas exigências elevadas em termos de permeabilidade ao ar e estanquidade à água das janelas. Em termos de permeabilidade ao ar, o sistema Masterline 8-HI é o único do seu segmento pelo desempenho máximo garantido, devido ao aumento da altura da junta central na superfície da barreira de isolamento térmico (ponte térmica). Graças a esta solução tecnológica, a respirabilidade (vento que sopra) foi reduzida em 25-30%, comparada com a dos sistemas de janelas convencionais disponíveis no mercado de alumínio. A condutividade térmica do sistema Masterline 8-HI também apresenta melhores caraterísticas no setor do que sistemas semelhantes de janelas de alumínio (1.2 - 1.6 W/m2K), ultrapassando de longe as exigências das normas ucranianas.”

 

MasterLine 8 HI Janelas, CP 155-LS Minergie Portas de correr e CW 50-HI Fachadas - Complexo de apartmentos Bartolomeo Resort Town localizado em Dnipropetrovsk, Ucrânia

Diretor pelo Desenvolvimento e Inovação, Emergências e Situações de Emergências, na "Stroitel-P"

“Este complexo é único e não existe nenhum igual na Ucrânia. Para a nossa empresa, este projeto marca a continuidade da nossa experiência anterior, em matéria de fachadas executadas em grandes projetos realizados em diferentes cidades ucranianas. Gostaria de referir a coerência do trabalho realizado por todas as empresas envolvidas no projeto "Bartolomeo Resort Town". Em particular, a parceria com a Reynaers Aluminium Ukraine que sempre respondeu atempadamente a todos os nossos pedidos e que nos ajudou a tomar decisões de foro técnico, tanto ao nível da gestão de projeto como ao nível da conceção. Além disso, pudemos contar com a supervisão técnica da Reynaers Aluminium Ukraine, o que foi muito importante para a implementação do projeto em todas as suas fases, tanto aquando do fabrico das estruturas nos fabricantes como aquando da instalação das mesmas.”

Que soluções de engenharia foram utilizadas para obter este resultado? Foram utilizados os mais recentes materiais de alto isolamento, barreiras de isolamento térmico multi-câmaras (pontes térmicas), juntas centrais multi-câmaras e barreiras de isolamento microporoso aplicadas ao longo da superfície da unidade de vidro tendo uma condutividade térmica quase nula.

Para as portas de correr, foi selecionado o sistema de correr elevatório CP 155-LS Minergie. É o sistema mais isolante e mais moderno existente no setor das portas de correr. Graças às soluções existentes para os materiais com baixa condutividade térmica e exclusividade mecânica, o sistema permite atingir uma condutividade térmica mínima de 1.0 W/m2K, garantindo assim ao utilizador final uma vida confortável e uma eficiência económica quando usufrui da habitação. A aplicação de equipamentos do grande fabricante alemão Siegenia reforça a fiabilidade e a durabilidade no uso destes designs para os residentes deste complexo. Este sistema apresenta as melhores caraterísticas em termos de resistência ao ar e à água. Todas as juntas são fabricadas com borracha de alta qualidade (EPDM), garantindo uma permeabilidade a longo prazo das estruturas das portas de correr.

 

Para além dos sistemas mencionados anteriormente, aplicamos também o sistema de fachada CW 50-HI com um maior isolamento térmico, para a produção dos painéis translúcidos das fachadas. O sistema CW 50-HI permite-nos apresentar valores mais elevados em termos de isolamento térmico, conferir ao vidro o requinte de ligações finas devido à largura mínima de 50 mm dos perfis. A estanquidade à água deste sistema é quase nula graças à utilização de uma fita de vedação butílica. A permeabilidade ao ar deste sistema corresponde à classe mais alta de proteção.

As ligações das janelas da Sobinco, um fornecedor europeu líder, merecem uma menção especial. Para este projeto, utilizamos o design ultramoderno dos puxadores Touch. Trata-se de um puxador ergonómico que se ajuste comodamente na mão e que lhe permite manusear facilmente a folha. As ligações são testadas quanto à ciclicidade e possuem os indicadores mais elevados da Europa, sendo 25000 ciclos, o que assegura um manuseamento fiável das estruturas das janelas por muitos anos.

 

MasterLine 8 HI Janelas, CP 155-LS Minergie Portas de correr e CW 50-HI Fachadas - Complexo de apartmentos Bartolomeo Resort Town localizado em Dnipropetrovsk, Ucrânia

Vadim Kozlov
Arquiteto do projeto

"Para a cidade, este projeto é certamente emblemático. Na minha opinião, encontra-se entre as cinco melhores construções em termos de qualidade. Não conheço nenhuma construção com um nível de isolamento tão elevado. Os sistemas de fachada utilizados estão ao mesmo nível que os desenvolvimentos privados. Antes, estes sistemas eram raramente usados em grandes projetos de grande escala, mesmo em Kiev.”

 

MasterLine 8 HI Janelas, CP 155-LS Minergie Portas de correr e CW 50-HI Fachadas - Complexo de apartmentos Bartolomeo Resort Town localizado em Dnipropetrovsk, Ucrânia

Dmitry Tregubov
Engenheiro responsável pela Supervisão Técnica na River Town Development, LLC

“Tanto quanto sei, neste momento, não existe mais nenhum projeto semelhante na Ucrânia. Esperamos que este projeto se torne na imagem de marca da nossa cidade. A única dificuldade deste projeto reside na quantidade enorme de pisos necessários para a construção e a sua posição a céu aberto. Tivemos de fazer novos cálculos por causa das cargas produzidas pelo vento nas estruturas e no vidro. Na realidade, é bastante simples trabalhar com os sistemas Reynaers Aluminium. Não houve qualquer dúvida!”

 

MasterLine 8 HI Janelas, CP 155-LS Minergie Portas de correr e CW 50-HI Fachadas - Complexo de apartmentos Bartolomeo Resort Town localizado em Dnipropetrovsk, Ucrânia

Anatoly Brodsky
co-fundador da empresa Eclipse

"O projeto é de extrema importância tanto para as várias empresas envolvidas na realização da obra como para a cidade situada às margens do Rio Dnieper. Todos estão conscientes da importância deste projeto e trabalharam com a máxima eficiência. Todas as questões que foram surgindo, foram imediatamente resolvidas. Os empreiteiros não toleraram qualquer atraso. Esta abordagem facilita o nosso trabalho no projeto, cria um ambiente amigável no local de construção, o que é sempre agradável."

 

“O fabricante Eclipse mencionou as soluções inovadoras utilizadas neste projeto. Em primeiro lugar, é uma abordagem sobre o vidro. A construção é alta e encontra-se à beira do rio, o que evoca associações marítimas. Neste caso, não é apropriado utilizar um sistema de montantes e travessas convencional. Por isso, insistimos num sistema de janelas reforçado. Esta solução permitiu-nos resolver várias questões relevantes. Por exemplo, minimizamos a possibilidade de danificar as unidades de vidro, o que teria acontecido se tivéssemos utilizado o sistema de montantes e travessas, isto tendo em conta as cargas produzidas pelo vento devido à localização geográfica da construção. Ao mesmo tempo, mantivemos a ideia do arquiteto Vadim Kozlov e criamos um projeto feito completamente de vidro.”, declara Anatoly Brodsky.

Aperfeiçoamos também o isolamento acústico. Como demonstra a prática, o isolamento acústico presente nos vidros das fachadas cumpre todas as normas, no entanto nem sempre satisfaz os consumidores cada vez mais exigentes. Por outro lado, os sistemas de janela têm uma folga entre os pisos, tendo um melhor desempenho para eliminar o ruído do que os sistemas de fachada.

Outro aspeto importante, para nós, é o controlo de qualidade. 80% da fabricação de sistemas de janela ocorre na área de trabalho, em determinadas condições favoráveis, sob determinadas temperaturas, e é submetida a um controlo de qualidade realizado por especialistas do Departamento Técnico. Enquanto 70% dos sistemas de montantes e travessas são fabricados nas instalações do fabricante e a área de trabalho providencia apenas as estruturas, aumentando o risco de erros humanos.

Utilizamos também janelas com vidro duplo, constituídas de três painéis de vidro temperado 8-6-6-6. Além da alta resistência, conseguimos evitar a possibilidade de o processamento do vidro ser de má qualidade. No processo de têmpera, o vidro é submetido a vários testes. Se existir o mais pequeno defeito, o vidro quebra. Os sistemas de correr elevatórios, instalados nos pisos superiores também provaram o seu valor. Foi provado pela experiência, que estes reduzem a força do vento apesar das folhas enormes e da construção ter uma altura de 86 metros.

“Em paralelo com o design do spa e das quatro torres, os arquitetos liderados por Vadim Kozlov, trabalham afincadamente na continuidade do projeto. O complexo spa e o hotel irão completar toda a construção "Bartolomeo Resort Town" e, na verdade, estes constituem a última peça da “casa ponte” inserida no nosso plano global para a recuperação desta parte da cidade. Agora, trabalhamos no próprio conceito da “casa ponte” e num grande centro comercial que ficará adjacente ao Monumento da Glória. Serão criadas duas praças públicas, uma na extremidade superior e outra na extremidade inferior da área, podendo organizar encontros, concertos, etc., o que não temos atualmente na cidade. É um objetivo muito mais interessante e espero que um dia este se concretize. O nosso sonho já existe há 30 anos. Nas cidades bem organizadas, existem várias áreas de interesse, tais como a política, negócio, entretenimento, juventude. Pretendemos criar um dos novos centros do Dnieper.”, Vadim Kozlov partilha os seus planos.

MasterLine 8 HI Janelas, CP 155-LS Minergie Portas de correr e CW 50-HI Fachadas - Complexo de apartmentos Bartolomeo Resort Town localizado em Dnipropetrovsk, Ucrânia

Grigory Didyk
Head of the Design Department of LLC Reynaers Ukraine

"Para além das construções das janelas e das portas, oferecemos uma tónica arquitetónica graças ao sistema RB Glass. O sistema é concebido para abrir as chamadas janelas e portas “francesas” com segurança. As construções passaram muitos testes quanto à resistência ao roubo e ao funcionamento seguro. Num complexo, onde são aplicados inúmeros materiais, recebemos um revestimento de proteção surpreendente da nossa fachada que nos irá permitir poupar meios consideráveis no funcionamento das instalações habitacionais e comerciais.”

Instalador: 
Eclipse Aluminium
Arquiteto: 
Vadim Kozlov Omega SKS
Localização: 
Dnipropetrovsk, Ucrânia