Reciclagem infinita do alumínio

Como fechar o ciclo e reciclar infinitamente o alumínio?

O alumínio tem muitas vantagens. Todos sabem que é extremamente forte... Mas também sabia que é 100% reciclável? É um facto: pode reciclar-se infinitamente. É o que fazemos com os perfis de portas e janelas de alumínio. Continuamos a transformá-los em novos. Repetidamente. Um exemplo perfeito de circularidade.

 

Sim, o alumínio é forte, leve e extremamente durável. E é 100% reciclável. Ao contrário de muitos outros materiais, o alumínio não perde as suas caraterísticas no processo de reciclagem. Isso significa que se pode reciclar infinitamente, sem perda de qualidade.

Baixo consumo de energia para reciclagem

A reciclagem de alumínio requer apenas 5% da energia necessária para a produção de alumínio primário. Isso significa que 8 toneladas de emissões de CO2 por tonelada de alumínio são evitadas, a cada vez que o alumínio é reciclado. Estudos mostram que as taxas de recolha de alumínio durante a fase de demolição de um edifício são muito altas. Variam entre 92% e 98%, o que significa que quase nenhum alumínio é perdido após a sua fase de utilização. Isto garante a disponibilidade de matéria-prima e poupança de energia em benefício das gerações futuras.

 

O ciclo de vida das portas e janelas de alumínio

O alumínio é extremamente durável. Não é afetado por raios UV ou humidade e não corroa ou apodrece. Estas são as principais razões pelas quais o material é usado em edifícios por um período muito longo. O ciclo de vida das janelas e portas de alumínio tem uma média de mais de 40 anos, mas os ciclos de vida e de mais de 60 anos não são exceções.

 

Maneiras inovadoras de melhorar a reciclagem do alumínio

Devido ao longo ciclo de vida do alumínio em várias aplicações, a sucata do alumínio disponível atualmente cobre apenas 40% da procura mundial por alumínio. No futuro, esta percentagem crescerá definitivamente devido a, entre outras, mais reabilitações de prédios antigos com portas e janelas de alumínio. É uma tendência global. Embora gostaríamos de ver esse aumento percentual, atualmente não é realista devido á atual falta de sucata. Embora tecnicamente seja possível reciclar até 80%, aumentar o conteúdo reciclado não irá afetar o impacto ambiental global, pois toda a sucata de alumínio disponível está a ser reciclada ao máximo. É toda uma questão de equilíbrio.

Isso não significa que não precisamos de nos concentrar na reciclabilidade do alumínio. Pelo contrário. Estamos constantemente a investigar maneiras inovadoras de melhorar a reciclagem dos nossos produtos, enquanto garantimos a qualidade. Isso permite-nos fechar o loop de alumínio ao reciclar perfis de janelas antigos e ao criar novos perfis infinitamente. O melhor exemplo de circularidade.

Descubra neste vídeo como transformamos janelas de alumínio antigas em novas, repetidas vezes: