Palazzo Arbà

Palazzo Arbà

Federico Nardelli

Rodeado de grandes residências históricas e grandes espaços verdes, desenhado pelos arquitetos Federico Nardelli e Maurizio Maggiali, o ‘Palazzo Arbà’ é o novo edifício residencial que combina harmoniosamente com o contexto urbano de Génova, Itália. 

Harmonia com a vizinhança de Génova

Localizado no elegante e luxuoso bairro de Albaro com vistas impressionantes para o Mar Lígure, o local do edifício fazia parte de um convento adjacente administrado pelo Good Shepherd Institute, que abrigava mulheres com carências. Depois de estar fechado por muitos anos, o edifício foi adquirido pela empresa imobiliária Trident RE, ed com a intenção de reabilitar a estrutura existente. Infelizmente, desafios logísticos tornaram a reabilitação insustentável e, em vez disso, exigiram um projeto de reconstrução total e, subsequentemente, um edifício inteiramente novo.

Apesar do novo material do edifício, o estilo arquitetónico do Palazzo Arbà’s refere-se às típicas residências dos anos 60, mas reinventado com a arquitetura contemporânea. 

Do interior para o exterior

O principal conceito arquitetónico do projeto é a ligação perfeita entre os espaços amplos exteriores com os espaços interiores. Os traços fundamentais do design são as massivas portas de correr envidraçadas que permitem que a sala de estar se estenda para o terraço e para a lógia, assim os moradores podem aproveitar o clima favorável Genovês durante todo o ano e criarem uma única zona de estar. Além de aumentar a funcionalidade, os elementos instalados Brise Soleil verde-escuro filtram a luz e o ar nos terraços, de forma a criar espaços interiores amplos e arejados, mas também íntimos e privados. No interior, a planta flexível do apartamento permite aos moradores criar soluções à medida para o conforto máximo.

Para que o interior e o exterior fluíssem de forma perfeita, as portas e janelas grandes foram essenciais. Para garantir a resistência à exposição marítima, o arquiteto Federico Nardelli escolheu perfis de alumínio finos em vez dos perfis tradicionais de madeira. Além disso, o alumínio é um material de alta qualidade e de tecnologia avançada que aumenta a perceção do edifício, sendo um empreendimento residencial exclusivo e sofisticado.

 Janelas que moldam uma casa 

A solução da Reynaers Aluminium foi a ideal para que o arquiteto alcançasse o efeito desejado. Nardelli explica: ‘Nós escolhemos os sistemas da Reynaers Aluminium porque estes atendem perfeitamente às exigências de estilo do projeto – principalmente o novo sistema de correr SlimPatio 68. Graças aos seus perfis finos, conseguimos perfeitamente a máxima transparência e a união perfeita entre o interior e o exterior. Em consequência também escolhemos a solução CS 77-HV da Reynaers Aluminium, para as portas sacadas instaladas na cozinha e nos quartos.’

“Graças aos seus perfis finos, conseguimos perfeitamente a máxima transparência e a união perfeita entre o interior e o exterior.”Federico Nardelli

Além de ser apropriado para o clima, o alumínio é também um material de baixa manutenção, por isso Nardelli escolheu-o para os elementos de sombreamento. Estes elementos inicialmente foram desenhados em madeira, mas depois o alumínio provou ser um material de longa duração. Os Brise Soleils foram lacados com o efeito madeira verde-escuro para refletir com o estilo tradicional das persianas do bairro de Génova.

“A nível de arquitetura, sem dúvida, que as janelas moldam uma casa”Federico Nardelli

Ao focar o design na ligação perfeita entre os espaços exteriores e interiores, o Palazzo Arbà relembra a tradicional moradia Italiana à beira-mar, num estilo de vida residencial único e revigorado.  Nardelli & Maggiali repararam que cada vez mais na arquitetura contemporânea, o vidro (tanto nas portas como nas janelas) está a tornar-se num traço principal ao contrário das paredes, e dada a localização do projeto, optaram por adotar esta tendência. ‘A nível de arquitetura, sem dúvida que as janelas moldam uma casa,’ diz Nardelli.

O Palazzo Arbà relembra a tradicional moradia Italiana à beira-mar, num estilo de vida residencial único e revigorado. 

Arquiteto: 
Federico Nardelli
Localização: 
Genova, Italia
Outros parceiros: 
TRIDENT RE (Investors)