Joie de Vivre (Street of Dreams)

Joie de Vivre (Street of Dreams)

Barclay Home Design

CASA TRANSPARENTE

Todos os anos, durante o mês de agosto, os melhores construtores da região de Portland, EUA, são selecionados para participar numa mostra de novas casas únicas a 80.000 visitantes. O evento 'Street of Dreams' foi concebido para apresentar as últimas tendências e inovações no que respeita ao conceito de criação de novas casas. Joie de Vivre House dos projetistas Barclay Home Design, construída por Brian Schmidt Builder e instalador Portland Millwork recebeu nada menos que 17 dos 21 prémios disponíveis deste evento.

 

Concluída em apenas seis meses, Joie de Vivre House (alegria de viver), perto de Lago Oswego, é um verdadeiro testemunho de trabalho de equipa, parcerias de negócio e colaboração de longa data. Esta casa contemporânea com vista para Mount Hood,  tem uma área de 533m2, 3 pisos, quatro quartos e quatro casas de banho foi concebida para um casal e os seus dois filhos do ensino secundário. "A lista de desejos da família era bastante básica na sua descrição, mas a visão da casa final foi muito emocionante", explica o arquiteto Mike Barclay, da Barclay Home Design. "Desejavam uma casa contemporânea, ampla, arejada, com imensa luz natural, transparente e única."

A casa é caracterizada pelo uso expansivo de vidros, um espaço de utilização interior e exterior e uma sala de estar de plano aberto. Os detalhes interiores feitos à medida incluem uma escadaria suspensa, móveis de madeira de ácer e sofisticados sistemas de AV. No exterior temos um conceito inspirado no noroestes do Pacífico, com materiais naturais em pedra, abeto e cedro.

 

As janelas e portas de grandes dimensões, incluem janelas de canto de 5,18m de altura

Uma parte essencial do projeto foi a especificação das janelas e portas de grandes dimensões, incluem janelas de canto de 5,18m de altura. "O proprietário queria espaços grandes e resplandecentes para acentuar as vistas deslumbrantes da montanha e encostas além", explica Brian Schmidt de Brian Schmidt Builder, que foi responsável por reunir equipa para construir a casa. Dave Carlson do instalador Portland Millwork explica: "Encaminhamos o Mike Barclay à Reynaers porque era a única empresa com uma solução para as janelas de canto de grandes dimensões. Qualquer outro produto teria exigido que as janelas fossem muito menores e divididas em tamanhos menores."

 

Devido ao seu desenho complexo, vários sistemas da Reynaers foram implementados, alguns dos quais foram introduzidos pela primeira vez no mercado do Noroeste. Para além do sistema para fachadas CW 50 e as janelas e portas CS 68, a porta de correr elevatória CP 130 permite um acesso amplo para o espaço exterior.

 

“Qualquer outro produto teria exigido que as janelas fossem muito menores e divididas em tamanhos menores.”Dave Carlson (Portland Millwork Inc)

A combinação de tantos sistemas complicou a programação já apertada. "Tivemos um prazo de tempo muito reduzido", diz Schmidt. "Numa casa de vários milhões de dólares, a atenção aos detalhes em todos os aspetos era uma obrigação. Contudo, a equipa foi  excelente e eficaz na superação dos desafios. Por exemplo, tivemos que organizar o cronograma de construção em torno de uma entrega de janela faseada que acomodaria a montagem dos caixilhos de janelas e a entrega de vidro.

 

O conceito tem um toque vindo do noroestes do Pacífico, com materiais naturais

 

"Instalamos a entrega completa de janelas dentro de três semanas. Dadas as grandes dimensões e pesos do vidro (360kg cada um em alguns casos), recorremos à ajuda de gruas, acessórios de vácuo e tripulações múltiplas.

A Portland Millwork trabalhou lado a lado com quatro empresas de instalação de janelas da região para acelerar a instalação. Para que houvesse um alto nível de eficiência e habilidade para cada parte da instalação, o trabalho foi dividido por tipo de produto. A Reynaers disponibilizou vários colaboradores como conselheiros técnicos que trabalharam diretamente no local para instruir e apaior os instaladores. "Houve um grande espírito de cooperação de toda a equipa para concluir o trabalho a tempo", partilha Carlson.

Brian Schmidt (Brian Schmidt Builder)

O Brian Schmidt trabalha na indústria da construção há quase vinte anos. Com sede em Oregon, foi o fundador de Brian Schmidt Builder em 2014 para servir o mercado de clientes de construção de novas casas e remodelação de ponta. Com um MBA em marketing e gestão da Universidade de Willamette, esforça-se para criar uma abordagem moderna para a construção de casas, que inclui impecável serviço ao cliente e comunicação. Ao longo dos anos Schmidt formou relações de negócio importantes e duradouros em toda a indústria, incluindo com Portland Millwork.

 

Dave Carlson (Portland Millwork Inc)

O Dave Carlson é diretor geral e um dos cinco fundadores originais de Portland Millwork. Cinco amigos que trabalharam juntos no negócio de distribuição de portas e janelas em Portland estabeleceram a empresa em 1997. A empresa fornece os mercados residenciais e comerciais em Oregon e no sudoeste de Washington. A empresa tem fortes alianças com os melhores fabricantes de janelas e portas para oferecer aos clientes a melhor solução para cada projeto. Carlson tem um Bacharel de Ciências em Matemática completada na universidade de North Park. "Gosto sempre de trabalhar em projetos desafiadores", diz ele.

 

Mike Barclay (Barclay Home Design)

O Mike Barclay iniciou a sua carreira em 1974 a desenhar plantas para casas com o seu sócio. Em 1982, Barclay deixou a parceria e começou um negócio de desenho e criação para o mercado residencial personalizado, Barclay Home Design. A maioria dos projetos foram no noroeste dos EUA (Oregon, Washington, Idaho e Califórnia), também esporadicamente na costa leste e ainda num empreendimento de vários lotes no Japão.

 

Instalador: 
Reynaers INC.
Arquiteto: 
Barclay Home Design
Localização: 
Estados Unidos da América
Fotógrafo: 
Blackstone Edge Studios (Philip Clayton-Thompson)