Impacto ambiental

Um elemento chave para a produção do alumínio é o óxido de alumínio. O processo Hall-Héroult, um processo eletrolítico, é usado para transformar esse óxido de alumínio em alumínio primário. Isso tem um impacto no meio ambiente. Felizmente, o impacto ambiental pode ser compensado pela infinita reciclabilidade do alumínio e pela eficiência energética durante o longo ciclo de vida das portas e janelas de alumínio.

 

O bauxite contém óxido de alumínio. Está disponível em várias regiões tropicais e subtropicais. Por mineração de superfície, é removido da superfície do solo. O passo seguinte na produção de alumínio é obter o óxido de alumínio do bauxite. A fusão do óxido de alumínio libertará o alumínio puro que será fundido em lingotes. Isso é o que chamamos de “alumínio primário”.

A melhorar a pegada de carbono desde o início

A indústria do alumínio está constantemente focada em melhorar a pegada de carbono da produção de alumínio. Grande parte dessa pegada de carbono está relacionada com a necessidade de eletricidade no processo de produção. Essa necessidade de eletricidade é um ‘investimento’ único para produzir alumínio: essa energia agora está ‘incorporada’ no material. Atualmente, o alumínio usado na Europa tem uma média de 8.6 Kg de CO2 por Kg de alumínio. Ao usar “eletricidade verde”, a pegada pode cair para 4kg. Isso é o que chamamos de “alumínio primário de baixo carbono”. Atualmente, a maior parte do alumínio de baixo carbono é produzida por eletricidade de centrais hidroelétricas. Novas inovações garantem que o impacto residual possa diminuir ainda mais. Diferentes empresas de produção em todo o mundo estão a trabalhar em novas técnicas inovadoras para reduzir ainda mais o impacto do CO2 na produção do alumínio.

 

Infinitamente Reciclável

O alumínio é um material forte, leve e extremamente durável. E 100% reciclável. Ao contrário de muitos outros materiais, o alumínio não perde as suas caraterísticas no processo de reciclagem. Isso significa que se pode reciclá-lo infinitamente, sem perda de qualidade. Além disso, apenas 5% da energia é necessária para a reciclagem: são evitadas 8 toneladas de CO2 por Kg a cada ciclo de reciclagem. A única limitação hoje é a disponibilidade de sucata. Devido ao longo ciclo de vida do alumínio em muitas aplicações, a sucata de alumínio disponível atualmente cobre apenas 40%  da procura mundial. Esse percentual irá definitivamente aumentar devido, entre outros, à renovação mundial de edifícios. Porém, atualmente toda a sucata de alumínio disponível está a ser reciclada ao máximo.

 

Longo ciclo de vida das portas e janelas de alumínio

O alumínio é extremamente duradouro. Não é afetado por raios UV ou humidade e não corroi ou apodrece. Estas são as principais razões pelas quais o material é utilizado em edifícios por um período muito longo. O ciclo de vida das janelas e portas de alumínio tem uma média de mais de 40 anos. Contudo, os ciclos de vida de mais de 60 anos não são exceções.

Durante esses longos ciclos de vida, as nossas soluções contribuem para a eficiência energética do edifício. O nosso foco contínuo em pesquisa e desenvolvimento resulta em soluções energeticamente eficientes que podem ser usadas em residências e edifícios com baixo consumo de energia ou mesmo neutros em energia. Eles têm excelentes propriedades isolantes e de desempenho para reduzir o impacto ambiental de edifícios novos e existentes. Graças à alta estabilidade dos caixilhos de alumínio, as grandes superfícies das janelas permitem ganhos solares abundantes, reduzindo a necessidade de iluminação e aquecimento e trazendo conforto aos edifícios. E, por último, mas não menos importante, a baixa manutenção das portas e janelas de alumínio evita um impacto ambiental adicional durante o seu ciclo de vida.

 

O nosso compromisso

Melhorar o impacto ambiental é uma prioridade da Reynaers Aluminium. Temos um compromisso claro com o alumínio sustentável e as nossas soluções são projetadas para economizar energia durante a sua utilização.

Isto significa investir em:

  • Soluções eficientemente energéticas
  • Soluções duradouras com baixa manutenção
  • Utilização de alumínio de baixo carbono
  • Reciclagem de alumínio em fim de vida
  • Futuras melhorias para reduzir a pegada de carbono do alumínio

Este é o nosso compromisso com um mundo mais verde para nós e para as gerações futuras. A Reynaers Aluminium é um membro ativo da European Aluminium. Esta organização está fortemente comprometida em melhorar cada vez mais o impacto ecológico, tendo publicado a sua visão 2050 com objetivos claros.