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  • CW 50-FP Fachadas, CW 50-SG Fachadas, ConceptSystem 59Pa Janelas e ConceptWall 50 Fachadas - Airport MPL Passenger Terminal localizado em Wrocław, Polónia
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  • JSK Architektci Sp. Z o.o.

MPL Passenger Terminal

Wrocław - Polónia - 2012

Não há qualquer dúvida que os Campeonatos do EURO 2012 aceleraram fortemente o investimento infraestrutural na Polónia. O país queria melhorar a infraestrutura de transportes em todas as áreas possíveis: transporte rodoviário, ferroviário e aéreo. Foram construídas novas autoestradas, vias rápidas e circulares, as linhas férreas e estações foram sujeitas a melhorias e alguns novos aeroportos foram construídos. O Aeroporto de Wroclaw é um deles: foi projetado pela filial polaca do gabinete de arquitetura alemão JS K Architekten, em conjunto com Altro Projekt como os designers da fachada. O novo design substituiu o terminal antiquado e limitado construído no início de 1990.

O simbolismo visual do novo aeroporto de Wroclaw é simples e fácil de decifrar. As 13 secções individuais na cobertura, com uma forma ondulada, dão ao aeroporto a sensação de um movimento suave e altamente coordenado. Toda a estrutura, movendo-se em duas direções opostas, estende-se para além do contorno vertical do edifício, e sobe e desce num ritmo irregular. Desta forma, traz caráter ao edifício ao mesmo tempo que oferece áreas de entrada cobertas e confere leveza ao exterior, singular para edifícios deste tipo. Isto é particularmente visível à distância, à medida que a perspetiva muda.

CW 50-FP Fachadas, CW 50-SG Fachadas, ConceptSystem 59Pa Janelas e ConceptWall 50 Fachadas - Airport MPL Passenger Terminal localizado em Wrocław, Polónia

O movimento é expresso por treze secções em forma ondulada na cobertura

Construção

Esta estrutura, que na prática é um novo aeroporto, é um edifício altamente racional construído quase exclusivamente com ângulos de 90 graus e secções modulares de 15 metros. A estrutura externa, que é alta, envidraçada e com uma cobertura de aço irregular, mede cerca de 200 x 80 metros e pode ser estendida lateralmente. Isto simplesmente proporciona uma cobertura impermeável para todos os elementos necessários para o funcionamento do aeroporto e que são definidos no interior do edifício a vários níveis. Nem os amplos espaços públicos abertos, nem as áreas mais pequenas que estão agrupadas em conjunto, atingem o telhado, que parece fluir sobre os volumes mais pequenos suspensos no interior. As suas treze secções em forma de onda encontram-se no meio, depois separando-se, desta forma criando fendas que se tornam janelas fornecendo luz adicional para os espaços inferiores. Os arquitetos organizaram a funcionalidade do edifício numa forma linear, saudando as pessoas chegadas à cidade com uma zona de entrada que atinge as secções em forma de asa, em altura, e estende todo o comprimento do edifício. Já a última imagem que os passageiros de partida têm da estrutura é um edifício em vários níveis. No topo, existe um terraço público para amigos e família. O espaço mais espetacular de todo o edifício é a área que recebe os passageiros aquando da sua chegada. A cobertura parece dobrar em diferentes direções e é suportada por pilares de aço em forma de “V”, decorado com plantas altas e, mais importante, fornece acesso confortável para cada função necessária para servir passageiros de partida ou chegada.

CW 50-FP Fachadas, CW 50-SG Fachadas, ConceptSystem 59Pa Janelas e ConceptWall 50 Fachadas - Airport MPL Passenger Terminal localizado em Wrocław, Polónia

A confortável sala de espera é leve e transparente

Janelas de evacuação de fumo

 

Todo o acabamento foi feito com materiais de alta qualidade, incluindo granito, vidro claro e fosco, aço e madeira e é banhado de luz que entra através de toda a fachada envidraçada. As estatísticas são impressionantes: 11,500 m2 de vidro importado da Alemanha, com os parâmetros de transparência e isolamento térmico mais altos do mercado. Todo o vidro foi instalado num sistema de construção de travessa e montante, com os montantes instalados a uma distância de 3,75 m, as travessas estão a 1.750 m de distância, e os dois perfis foram produzidos numa largura visível não standard de 65 mm. As folhas de vidro foram inseridas nesta moldura. No geral, cada um dos painéis de vidro pesava 310 kg. Janelas de abertura interna, CS 77, anteriormente testadas em laboratório, foram inseridas em variados locais de forma a assegurar a ventilação da área principal do aeroporto. As dimensões das janelas de batente foram as mesmas de uma típica secção de vidro. A construção total em alumínio da fachada foi fixada à construção de aço do terminal utilizando suportes de alumínio.

Ambições

O novo terminal proporciona, certamente, uma expressão digna para as ambições de Wroclaw, que foi uma das quatro cidades anfitriãs do EURO 2012, a Cidade Europeia da Cultura em 2016 e uma segunda classificada para a EXPO. Com as suas excelentes ligações com o centro da cidade de Wroclaw, irá destacar a importância desta cidade no mapa da aviação europeia.

Sistemas Reynaers utilizados

Parceiros envolvidos

Arquiteto

  • JSK Architektci Sp. Z o.o.

Instalador

  • Opal Grodzisk

Fotógrafo

  • Jarosław Ceborski

Outros parceiros

  • Hochtief Polska - Hochtief Construction (Empreiteiro geral)