Skip to main content
  • CW 50-SC Fachadas - Entertainment Perth Arena localizado em Perth, Austrália
  • CW 50-SC Fachadas - Entertainment Perth Arena localizado em Perth, Austrália
  • CW 50-SC Fachadas - Entertainment Perth Arena localizado em Perth, Austrália
  • CW 50-SC Fachadas - Entertainment Perth Arena localizado em Perth, Austrália
  • ARM+CCN, a joint venture of ARM Architecture and CCN Architects

Perth Arena

Perth - Austrália - 2012

Design de Perth Arena é baseado no puzzle “Eternity” de Christopher Monckton’s, um puzzle que preenche quase todas as características de um dodecágono (polígono com doze lados e doze ângulos) com 209 peças poligonais mais pequenas e esculpidas de forma irregular. Os arquitetos conceberam um impressionante e flexível local para concertos e um estádio para eventos desportivos. Trata-se de uma peça arquitetural semelhante a um gigante puzzle quebra-cabeças.

Com os seus 9800 painéis triangulares e um milhar de painéis retangulares, os seus arquitetos – Ashton Raggatt McDougall (ARM) e Cameron Chisholm Nicol (CCN) – parecem ter usado a retórica do puzzle para descrever a estética interior e exterior do edifício. Contudo, esta interpretação é superficial e baseada em impressões subsequentes mais do que nas ideias originais dos arquitetos. A ideia do puzzle é extensiva à essência do edifício, com um espaço para realização de concertos e eventos desportivos com capacidade para 15 000 pessoas, cinco salas multifuncionais à disposição, um estacionamento com 686 lugares na cave, um teto retráctil de 56 metros por 35 metros que abre em apenas sete minutos, 36 suites empresariais e ainda uma zona de restauração. Todas estas comodidades tornam o edifício altamente complexo. Campos de basquetebol interligados deslizam por entre campos de ténis. É fácil de perceber como é que a palavra puzzle se tornou o veículo para a sua expressão exterior. A sua pura multi-funcionalidade faz de Perth Arena um impressionante puzzle gigante em 3D e uma verdadeira peça de arquitetura. O complexo é baseado em “Eternity”, um puzzle que foi lançado em 1999. Pensado para ser praticamente irresolúvel, o seu fabricante ofereceu um milhão de libras de prémio paraquem conseguisse resolvê-lo em quatro anos. Sem surpresa, tornou-se numa loucura e foi resolvido cerca de um ano após o seu lançamento. Na altura em que apareceu o Eternity Puzzle II, em 2007, a construção preparatória de Perth Arena já tinha começado.

Localizada no centro da cidade, a nova arena de 28 000 metros quadrados substitui o Perth Entertainment Centre enquanto primeira fase de um projecto de renovação urbana de 13.5 hectares que liga o centro de negócios do distrito de Perth diretamente a Northbridge através da linha de caminhos-de-ferro de Fremantle que fora alterada para operarno subsolo. Com abertura em Novembro passado, o edifício custou 548,7 milhões de AUD (cerca de 355 milhões de Euros). Tornou-se na casa dos Wildcats, equipa de basquetebol de Perth e do torneio de ténis internacional, bem como da Taça Hopman.

CW 50-SC Fachadas - Entertainment Perth Arena localizado em Perth, Austrália

Mil painéis retangulares e 9800 painéis triangulares

FACHADAS ÚNICAS

Enquanto observado da grande avenida a sul ou da elevada autoestrada para este, o edifício foi concebido para que nem a fachada nem a entrada sejam vistas como sendo uma mais importante do que a outra. Em vez disso, o edifício é definido por nove fachadas únicas que tomam a forma de polígonos interconectados que dobram e ficam uns sobre os outros. Por sua vez, estas fachadas são separadas pela cor “International Klein Blue”, um revestimento exterior a branco e preto e painéis de vidro dispostos em formas geométricas arrojadas, refletindo a atmosfera explosiva de eventos que têm lugar no interior. Este tema explosivo contínua nas entradas interiores, átrios e espaços multifuncionais onde os painéis de madeira foram salpicados de vermelho, laranja e ama elo para dar auxílio e orientação e para dar continuidade à atmosfera de entretenimento.

CW 50-SC Fachadas - Entertainment Perth Arena localizado em Perth, Austrália

O vidro abundante e as clarabóias criam salas funcionais com um ar leve e luminoso

ELEMENTOS ESTÉTICOS E LEVES

Num contexto de um sistema de fachadas tão complexo, a Reynaers criou uma solução feita à medida baseada no leque CW 50 para fachadas com colagem estrutural. Os vidros foram adaptados a uma forma não standard com esquadrias em paralelo para integrar naturalmente no revestimento triangular. A estrutura pode suportar qualquer carga de vento, movimentos termais, movimentos estruturais e carga de sistema impostos pelas travessas diagonais do edifício. Para ARM e CCN, o sistema teve de fundir-se na ligeireza estética do exterior. Durante o dia, as janelas aparecem praticamente – se não completamente – invisíveis em contraste com os outros materiais de fachada. À noite, contudo, flechas de luz passam através do edifício, transformando- o novamente. Por dentro, as janelas são o element de ligação entre o interior e exterior. Os vidros multi-angulares que convergem com os padrões do exterior prosseguem emdireções alternativas. E como se a estrutura do edifício e a sua estética não fossem suficientemente ambiciosas, Perth Arena tem também uma agenda ambiental forte com ventilação natural, ar condicionado de baixo consumo e um conjunto de fotovoltaicos integrados no teto. Com valores U (coeficiente de transmissão térmica) de aproximadamente 1,5 e valores SHGC (coeficiente de transmissão térmica do vidro) indo de 0,23 a 0,6, o sistema CW 50 corresponde a estas ambições. O edifício foi também reconhecido pela Associação Australiana de Janelas pelas suas janelas feitas à medida e na categoria de “melhor uso comercial de janelas e portas em novas construções”. Apesar de toda a complexidade do edifício, este foi concebido para a circulação e reunião fácil de pessoas. Os espaços de circulação estão organizados em torno de átrios enormes com uma altura de mais de cinquenta metros. As escadarias entre estes espaços ajudam na orientação dos visitantes, conectando-os às várias atividades em curso nos diversos níveis, auxiliados por mais de 300 ecrãs de difusão digital. Este método de abertura em áreas estratégicas significa também, que para lá do átrio, perto da zona de restauração, se encontra um ambiente mais aconchegado com tetos de altura mais baixa. Uma abordagem idêntica foi aplicada na arena principal para a acomodação de eventos de várias dimensões pelo uso de cortinas divisórias fáceis de puxar. Através das suas cores vivas e geometria dinâmica, os arquitetos de Perth Arena criaram um edifício que atrai visitantes à cidade, que de outra forma não atrairia. Mas ainda mais importante para Perth e para a Austrália ocidental, em relação à costa oriental, é que permite manter a cidade e o espírito de desporto e entretenimento ao rubro.

Sistemas Reynaers utilizados

*Bespoke solution

Parceiros envolvidos

Arquiteto

  • ARM+CCN, a joint venture of ARM Architecture and CCN Architects

Instalador

  • Alcom Fabrications

Fotógrafo

  • Stephen Nicholls

Outros parceiros

  • BGC Construction (Empreiteiro geral)