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  • ConceptSystem 77 Janelas e CW 50-SL Fachadas - Business center Oruzheyniy localizado em Moscow, Rússia
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  • A. Levitina
  • E. Tarasenok
  • Mosproject 2
  • Mikhail Plekhanov
  • M. Posohin

Oruzheyniy

Moscow - Rússia - 2014

ESTILO ART DECO MONUMENTAL

O edifício icónico na Rua Oruzheyniy é o mais recente projeto de arranha-céus no centro da cidade de Moscovo. O complexo multifuncional administrativo e comercial de 166.000m2 começa a adquirir a sua aparência final. Nos dez anos de projeto e de construção, o complexo conseguiu tornar-se num local proeminente da cidade.

ConceptSystem 77 Janelas e CW 50-SL Fachadas - Business center Oruzheyniy localizado em Moscow, Rússia

A Reynaers esteve envolvida na construção complexa da fachada envidraçada

As torres de 28 andares a norte do “anel botânico” marca o limite da área da nova construção deste novo milénio. O arquiteto Mikhail Plekhanov, do gabinete Mosprojekt2, explica: "Quando o próprio investidor revisou o projeto, ele disse que queria algo adequado para Moscovo, algo que, mesmo pouco tradicional, continuaria a convenção de criar acentos urbanos ao longo do “anel botânico”. Fomos participantes num concurso informal, onde propusemos "reinventar" a arquitetura dos arranha-céus de Stalin, analisando as origens do estilo Art Deco". 

De acordo com a análise visual inicial da paisagem, o prédio estava projetado a ser menor. Os arquitetos apresentaram várias variantes usando elementos diferentes a servir de coroamento para a parte superior. No entanto, o investidor focava em lucro tendo em conta que cada metro valia dinheiro, e por isso queria um telhado plano. Mais adiante, para o novo investidor, o prestígio passava para primeiro lugar. "Nossa proposta para o topo do edifício não era uma parte funcional, mas sim decorativo, e acrescentará mais 36,5 metros. Basicamente, esta é uma forma externa que cria uma silhueta", explica Plekhanov. 

História Alternativa

Em 2010, quando o caixilho de betão armado sem as fachadas foi erguido, o edifício deu origem a muitos comentários negativos. A maioria deles com respeito à inadmissibilidade de construir "mais um arranha-céu stalinista" no centro da cidade (o primeiro investidor, Donstroy, construiu um arranha-céu pseudo-stalinista na cidade em 2002). No entanto, quando o edifício finalmente começou a adquirir substância em 2015, os planos de vidro e sulcos em alumínio verticais tornaram-se visíveis, e ficou claro que Oruzheyniy não era uma imitação retro, nem manifesto ultramoderno, mas sim uma espécie de "história alternativa" da arquitetura moscovita. "Tentamos preservar as tradições e ao mesmo tempo apresentamos um visual contemporâneo", diz o arquiteto. Usaram dois tipos de acabamentos: os três andares inferiores com pedra e granito branco e nos andares superiores um revestimento de alumínio.

A construção da fachada totalmente envidraçada contou com o envolvimento da Reynaers e Plekhanov demonstra a sua satisfação em relação à colaboração. "Este é um trabalho muito complicado devido à forma complexa das torres, tendo em conta que a parte metálica repete todas estas formas, até mesmo a divisão do revestimento em pedra ao longo do comprimento, altura e largura. Cada torre tem um topo com uma luz inspirada em Art Deco, como um farol." O edifício tem um grande significado para a paisagem urbana de Moscovo. O volume geral é tradicional para Moscovo em termos do seu tamanho massivo e monumentalidade. O edifício é quase isento de componentes horizontais. Toda a sua materialidade revela-se nas cristas e nos pilares metálicos, enfatizado pela movimentação para cima, visualmente quebrando a massa.

 

Propusemos "reinventar" a arquitetura dos arranha-céus de Stalin, analisando as origens do estilo art deco

Mikhail Plekhanov (Mosproject2)
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Estilo Art Deco monumental

Desafiante

O arquiteto também ficou satisfeito com o resultado da colaboração de Miwel, o fabricante da parte exterior do edifício. "Alexandar Veljanovic, diretor da Miwel Russia, abraçou abertamente as nossas ideias e os nossos gostos." Veljanovic expressa: "Este projeto foi muito desafiante para nós. O edifício tem uma forma muito complicada com muitas montagens. Os arquitetos fizeram um projeto preliminar das formas e tivemos que o desenvolver até à produção e instalação." Miwel é um fabricante de alumínio, perto de Belgrado, onde foi estabelecido uma instalação experimental especialmente para produzir e testar os sistemas especiais das fachadas e respetivas peças para este projeto. Veljanovic acrescenta: "Inventamos muitas coisas do zero e estamos realmente orgulhosos com o sucesso atingido."

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Aleksandar Veljanovic (Miwel)
Fabricators
Aleksandar Veljanovic (Miwel)

Aleksandar Veljanovic nasceu em Belgrado em 1967. Representa a segunda geração do negócio familiar Miwel como diretor geral do escritório em Moscovo. A empresa foi fundada em 1993 em Nicósia, Chipre, e oferece equipamento de construção de ponta e uma equipa de profissionais capacitados a responder aos complexos desafios do processo de construção. As atividades da empresa estão espalhadas globalmente através dos seus escritórios em Moscovo e Belgrado. "Estamos posicionados no topo deste mercado há mais de quinze anos. Planeamos permanecer lá ", diz Veljanovic.

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Mikhail Plekhanov (Mosproject2)
Architects
Mikhail Plekhanov (Mosproject2)

Mikhail Plekhanov nasceu em 1955 em Moscovo. Formou-se no Instituto de Arquitetura de Moscovo em 1979 e desde então, trabalhou no gabinete de Mosproject-2. Hoje lidera a maior equipa de desenho deste gabinete, trabalhando principalmente em projetos residenciais e escritório de alta classe. Entre estes últimos está o Aquamarine-II, um complexo multifuncional no aterro de Ozerkovskaya de Moscovo. Seu lema é: "A arquitetura moderna precisa de ser muito bem feita -  caso contrário é melhor não fazê-la de tudo."

Sistemas Reynaers utilizados

*Bespoke solution

Parceiros envolvidos

Arquiteto

  • A. Levitina
  • E. Tarasenok
  • Mosproject 2
  • Mikhail Plekhanov
  • M. Posohin

Instalador

Fotógrafo

  • Zlobin Nikolai

Outros parceiros

  • LLC Sberegatelnii Capital (Investors)
  • Nikolai Vassiliev (Authors)