Skip to main content
  • CW 50-HI Fachadas - Business center Konstruktorska Business Centre localizado em Warsaw, Polónia
  • CW 50-HI Fachadas - Business center Konstruktorska Business Centre localizado em Warsaw, Polónia
  • CW 50-HI Fachadas - Business center Konstruktorska Business Centre localizado em Warsaw, Polónia
  • CW 50-HI Fachadas - Business center Konstruktorska Business Centre localizado em Warsaw, Polónia
  • Emkaa Architects
  • Epstein

Konstruktorska Business Centre

Warsaw - Polónia - 2013

QUANDO ELEGÂNCIA ENCONTRA CONFORTO

Konstruktorska Business Center (KBC) é um de vários edifícios de escritórios recentemente erigidos na parte sul de Varsóvia, num distrito empresarial localizado entre o centro da cidade e o aeroporto. Com o seu design espacial, o KBC destaca-se certamente das estruturas vizinhas. Concebido como um volume puramente comercial, reflete a visão de negócios global estabelecido ao longo dos anos pelo seu investidor, a empresa eslovaca HB Reavis. 

 

Esta empresa, fundada no início de 1990, tornou-se internacional há alguns anos, transferindo a qualidade dos edifícios já construídos na Eslováquia e na República Checa para outros países. A especialista técnica do edifício do HB Reavis Milena Mrázková explica, "a política da empresa para cada investimento é implementar uma série de princípios gerais com base em experiências passadas, ajustá-los aos padrões locais e, finalmente, terminar por ter um elegante edifício que é diferente das anteriores." 

O edifício Konstruktorska, o primeiro edifício da HB Reavis na Polónia é simples e eficiente. É baseado num piso plano octogonal, ligado verticalmente ao centro por quatro eixos de comunicação. Com seus 48.000 metros quadrados de escritórios, tem o maior plano de área da Polónia. Tal como no caso de muitos edifícios construídos pela empresa no passado, o KBC tem um hall de entrada de teto alto, estendendo-se mais de dois andares, com acabamentos naturais. Situados nos cantos opostos da planta, abrem para abraçar pátios enormes cobertos por vidro em toda a sua altura, proporcionando uma sensação de prestígio.

Os pátios são certamente a parte mais intrigante do volume. Cuidadosamente projetados, complementado por uma série de árvores altas de folhagens diferentes, filtram a luz natural em espaços interiores. Oferecem um contato com recursos naturais relativamente raro em estruturas comerciais e são um sinal claro do compromisso da HB Reavis com a ecologia e sustentabilidade.

CW 50-HI Fachadas - Business center Konstruktorska Business Centre localizado em Warsaw, Polónia

Os pátios cuidadosamente concebidos são certamente a parte mais intrigante do volume

CW 50-HI Fachadas - Business center Konstruktorska Business Centre localizado em Warsaw, Polónia

Zonas com hall de entrada de teto alto, são acabadas com materiais naturais.

CONFORTO INTERIOR

"Nunca fazemos elevações da janela padrão", diz Milena Mrázková. "Aplicamos sempre uma fachada que vai do chão até ao teto fornecendo uma melhor conexão com o mundo exterior. O conforto das pessoas que trabalham no interior do edifício é sempre a coisa mais importante para nós. "No caso do KBC, a palavra "conforto" tem vários significados. Embora o edifício possua um certificado BREEAM com a classificação de Muito Bom, a palavra "conforto" significa mais do que apenas os parâmetros técnicos que tiveram que respeitar. Também se relaciona com a qualidade do espaço interior, a sua estreita ligação com o espaço exterior, a maior quantidade possível de entrada de luz natural nos escritórios e janelas que permitem que o ar fresco penetre dentro do edifício. 

Um fator crucial aqui, obviamente, foi o desenho. O princípio central dos investimentos da HB Reavis é muito simples: é a arquitetura que vende o edifício, e são as suas elevações que são visíveis à primeira vista.  KBC foi, naturalmente, testado em inúmeras representações de computador para em primeiro lugar analisar os gráficos globais das fachadas e, em seguida, analisar os seus detalhes, tais como as proporções dos painéis de vidro e as cores dos elementos de alumínio. Em segundo lugar para analisar os pontos técnicos em termos de isolamento térmico e acústico, exposição ao sol e os parâmetros relacionados com a ventilação, ar condicionado e uso de aquecimento no interior. 

O resultado é uma fachada calma e repetitiva com faixas horizontais dominantes denunciando os andares. DEFOR S.A. foi o fabricante da fachada, em parceria com a Mega Alumínio uma empresa com sede em Varsóvia, já altamente experiente com produtos Reynaers. "A aprovação final da fachada foi confirmada por meio de um protótipo de ensaio", diz Agnieszka Wojsa-Cosentino, co-proprietário da Mega Aluminium, “que é sempre melhor para usar na base de uma boa decisão“. 

Uma das questões mais difíceis sobre este projeto foi criar tanto quanto possível ligações de acordo com a dilatação do edifício. Para as duas entradas, a fachada envidraçada estrutural CW 65-SC foi instalada devido à grande altura das divisórias de vidro. A Reynaers criou uma solução à medida em que os montantes de 65 mm foram fixados a uma estrutura de aço. Especial atenção foi dedicada à seleção de vidro. "Para nós era importante atender às exigências técnicas e estéticas", Wojsa-Cosentino explica. "Por isso, foram utilizadas melhorias técnicas,  no revestimento bem como oito milímetros de espessura de vidro temperado exterior em vez dos habituais 6 milímetros de espessura.  Fizemos isso de forma a proporcionar uma superfície refletora plana, agregando valor à qualidade visual do edifício.

"É claro, a estética é muito importante no mundo de hoje. Uma combinação de design superior, materiais de qualidade, um investidor orientado para a arquitetura e excelente execução tornaram o Konstruktorska Business Center num edifício que equilibra eco-engenharia impulsionado por números, elegância subtil, e um uso eficiente do espaço.

 

Foi importante atender aos requisitos técnicos e estéticos

Agnieszka Wojsa-Cosentino (Mega Aluminium)
CW 50-HI Fachadas - Business center Konstruktorska Business Centre localizado em Warsaw, Polónia
Milena Mrázková (HB Reavis)
General contractors
Milena Mrázková (HB Reavis)

Milena Mrázková nasceu em 1970 em Levice, na Eslováquia. Em 1994 formou-se em estruturas de construção na Universidade Técnica Eslovaca em Bratislava. De 1994 a 2004 trabalhou para a Reynaers Aluminium na Eslováquia. Desde 2007, Mrázková trabalha na HB REAVIS e é técnica sénior, especializada em design de paisagens e fachadas bem como as influências do envólucro do edifício sobre o desempenho energético do edifício. "Simplificar para ser entendido", é seu slogan.

CW 50-HI Fachadas - Business center Konstruktorska Business Centre localizado em Warsaw, Polónia
Agnieszka Wojsa-Cosentino (Mega Aluminium)
Fabricators
Agnieszka Wojsa-Cosentino (Mega Aluminium)

Agnieszka Wojsa-Cosentino nasceu em Varsóvia em 1957. Formou-se na Academia de Belas Artes de Varsóvia e obteve um mestrado em Arquitetura na Universidade de Tecnologia de Varsóvia, na Universidade de Detroit (EUA) e a Universita di Napoli em Itália. Depois de seis anos de experiência na construção e gestão de projetos na Nigéria, a arquiteta trabalhou em três estúdios de arquitetura na Itália. Em 1996 voltou à Polônia para formar a empresa fabricante de fachadas, Mega Alumínio, e distribuidora de sistemas, Metra Polônia, em sociedade com o seu marido Franco Cosentino. "Queríamos formar uma empresa de médio porte com pessoas muito jovens vindos da escola técnica". Em 2013, ganhou o Puls Biznesu como a 5ª empresária mais empreendedora da Polônia.

Sistemas Reynaers utilizados

*Bespoke solution

Parceiros envolvidos

Arquiteto

  • Emkaa Architects
  • Epstein

Instalador

Fotógrafo

  • HB Reavis
  • Pan Carter
  • Piotr Kopyt