Skip to main content
Night view of a high-rise building with an open parallel window in the glass façade.
07 Mar 2022

Valor U: o que significa o isolamento térmico para o seu projeto de construção?

As casas e edifícios sustentáveis são o único caminho a seguir. Todos os aspetos contam para a sustentabilidade, para a sua fatura de energia e para o seu conforto: a eficiência energética, as necessidades de manutenção, a resistência aos raios UV, a durabilidade do material mantendo o mesmo comportamento térmico e acústico e, claro, o impacto ambiental. Neste artigo, debruçamo-nos na eficiência energética, muito importante também para a sustentabilidade.  Quanto mais baixo for o valor de U, melhor será a eficiência térmica ou o isolamento.

Mas informe-se bem. Valor Uf, Uw e Ug têm significados diferentes. Outro aspeto a ter em conta é procurar o equilíbrio entre comportamento térmico, acústico, estanquidade ao ar e à água e, muito importante, a resistência mecânica, segurança e durabilidade. Um bom valor de U não é só o que precisa. Vários outros aspetos são importantes. 

 

Um bom valor U contribui para a poupança de energia, mas há muito mais a ter em conta na seleção das suas janelas. Informe-se bem.

O valor U, anteriormente conhecido como valor K, é utilizado na indústria da construção para indicar até que ponto um material é isolado termicamente. Quanto mais baixo o valor U - ou, "transmitância térmica” - maior a resistência térmica de um material - assim, melhor o isolamento. Porque a transmitância térmica é determinada pelos perfis das janelas e portas, mais o vidro, o valor U de ambos os componentes devem ser considerados para a carpintaria de uma construção de alumínio.

Detail view of the Reynaers Experience Centre’s glass façade.

Poupar energia com alumínio e vidro

A indústria da construção distingue cinco categorias:

  • Valor U: o valor U do envidraçamento. G representa o vidro.
  • Valor Uf o valor U do perfil escolhido. F representa o caixilho.
  • Valor Uw: o valor U de toda a sua janela. W representa a janela.
  • Valor Up: o valor U do painel de alumínio da sua porta. P representa o painel.
  • Valor Ud: o valor U de toda a sua porta. D representa a porta.

E depois há o valor Psi, que afeta o valor U total e exprime a perda de calor na transição do vidro para o caixilho da janela, medida em determinado comprimento. Escolher a melhor solução de isolamento significa não só ter em conta o valor de isolamento dos perfis, mas também o envidraçamento das folhas fixas ou móveis. O pacote completo é o que o ajuda a poupar energia.

Vida e trabalho sustentáveis

Alguns dos sistemas Reynaers Aluminium atingem um limite de valor U ao nível de Passive House, bem abaixo de 1,0 W/m²k, mas a  Reynaers Aluminium não se preocupa apenas com a eficiência energética. O sustentabilidade também conta. Uma excelente dupla, uma vez que esta última é frequentemente gerada por inovações tecnológicas, processos e materiais que se concentram na utilização eficiente dos recursos. Além dos valores de U há muitos outros aspetos que deve considerar quando investe em janelas, portas ou fachadas. Listamos alguns:

 

Atenuação acústica

A atenuação acústica, em particular, para quem reside em centros urbanos ou na proximidade de linhas férreas, aeroportos ou outras fontes de ruído intenso é determinante. O índice de atenuação acústico (Rw) indica-lhe a capacidade dos materiais utilizados atenuarem a propagação do som para o interior da sua casa.

Ventilação

A ventilação é necessária para obter uma boa qualidade de ar interior e obter e um ambiente mais saudável e mais confortável. Seja por via da simples abertura de uma janela, seja por soluções específicas que permitam essa ventilação sem as desvantagens que podem advir ao deixar uma janela aberta: perdas energéticas, insetos, ruído ou facilidade de intrusão.

Luz: nunca a menos, a mais também não

É certo que a luz natural faz bem e recomenda-se, mas nunca em excesso. O sombreamento ajustável é uma solução de valor acrescentado ao permitir sol no Inverno e sombra no Verão.

Permeabilidade ao ar e estanquidade à água

A uma fuga de ar corresponde sempre uma fuga de som ou de calor, por isso é importante decidir de forma consciente por soluções que assegurem uma baixa permeabilidade ao ar. Já no que respeita à estanquidade à água importa lembrar que toda a água que possa entrar no caixilho tem de ser drenada para o exterior através dos rasgos de drenagem especiais. Assim, evita-se a acumulação e consequente passagem de água para o interior.

Acessibilidade

Por norma, existem duas alturas da vida em que a acessibilidade ganha contornos muito relevantes: quando se é criança e quando se atinge a senioridade.

As soleiras niveladas com o pavimento são talvez o exemplo mais falado quando o tópico é acessibilidade, mas existem várias outras preocupações a ter em conta. Por exemplo, com 70 anos será fácil para si mover o grande painel de vidro das portas de correr de sua casa?

Segurança

Normalmente importa-nos que as janelas e portas sejam robustas e resistentes à intrusão, mas há vários outros aspetos a ter em consideração. Resistirão ao impacto acidental de uma criança que corre freneticamente ou retardam a abertura indesejada por uma criança curiosa?  Evitam o entalamento? O guarda-corpos do terraço foi concebido para não ser facilmente trepado?

Manutenção e durabilidade

Questões como as necessidades de manutenção, a fácil substituição de vedantes, a baixa propensão à dilatação ou contração com as alterações climatéricas e o correto funcionamento dos rodízios, puxadores e mecanismos de abertura durante muitos e longos anos são essenciais quando avaliamos o custo / benefício do investimento.  Pondere bem.

Nas soluções técnicas disponibilizadas pela Reynaers Aluminium verá ponderados todos este critérios. Por último, lembre-se: de nada serve ter uma boa janela se não for corretamente instalada. Por isso, é fundamental que contrate um profissional competente.

Aprenda mais
Woman indoors, standing in front of large sliding window.

Direitos de autor

Reynaers Campus: Experience Centre - Jaspers-Eyers Architects (arquiteto); Phillippe Van Gelooven, Georges De Kinder (fotógrafos)