Skip to main content
Turn-tilt window in private Polish home, with tree on the side.
09 Mar 2022

Quando é que as suas janelas precisam da renovação?

Está a pensar em renovar as suas janelas e portas e não sabe o que decidir? Neste artigo, olhamos para alguns critérios visíveis e invisíveis a considerar, quando pensamos na substituição de janelas ou portas.

Nem todas as renovações da caixilharia são iguais. A substituição de janelas e portas pode ser ligeira ou de fundo. Uma renovação de fundo significa que todo o sistema de janelas é desmontado e substituído. Numa renovação ligeira, o caixilho está em bom estado e apenas as peças móveis e os vidros são substituídos.

Critérios visíveis

Por vezes, é fácil identificar janelas e portas que necessitam de renovação. Podem estar desatualizadas ou ter um estilo incompatível aos edifícios circundantes. Talvez haja danos visíveis nos caixilhos ou no vidro. Quando ainda se tem janelas ou portas de vidro com vidro simples, também não é difícil perceber que o mais indicado é renovar.

A acumulação da humidade entre os vidros duplos ou triplos é também um fator a ter em conta uma vez que a condensação pode ser um sinal de mau isolamento do vidro, uma razão notável para a substituição das janelas. Para além disso, as folhas que não fecham corretamente são uma fonte de ineficiência térmica. Quando assim é, está na hora de chamar um profissional para a renovação da caixilharia.

Woman wiping moist window pane with bare hand.

Critérios invisíveis

Se nenhum dos critérios visíveis se aplicar ao seu projeto, poderá ainda não ter a certeza se uma renovação das suas janelas é necessária. No entanto, ter também em conta os princípios abaixo, invisíveis à primeira vista, podem ajudá-lo a tomar uma decisão consciente e informada.

Os seus caixilhos podem estar a deteriorar-se sem que haja danos visíveis. Janelas de madeira, por exemplo, podem esconder desgaste e uma perda de estrutura sob uma fina camada de tinta. Sente regularmente aragens quando se senta á janela? Isto pode indicar uma ineficiência térmica e o isolamento deficiente das suas janelas, portas ou sistemas de correr. Também a sua fatura de energia e o desconforto em casa, podem dar-lhe os primeiros sinais que está na hora de colocar soluções mais eficientes do ponto de vista energético.

Reading corner with SlimLine 38 windows.

Mesmo que as janelas sejam estanques ao calor, ao frio e à chuva, por vezes torna-se difícil manter o ruído de fora. O vidro triplo é uma excelente opção para transformar o seu projeto num local silencioso em áreas movimentadas ou com muito tráfego, mas nem sempre é necessário. Um bom sistema de alumínio, aliado a um vidro duplo adequado, é quanto baste para uma boa maioria das situações.

A substituição de janelas ou o melhoramento do vidro pode ajudar a tornar a sua casa mais eficiente em termos energéticos e acústicos.

Se está a pensar na renovação da sua caixilharia, considere a Reynaers Aluminium como um parceiro confiável. Para qualquer tipo de projeto de renovação, colocamos ao seu dispor os perfis que melhor se adaptam às necessidades do seu edifício. Portanto, espreite a nossa vasta gama de soluções, contacte-nos e comece hoje mesmo a renovar a sua casa..

Quer algumas dicas rápidas sobre como manter as suas janelas e portas recentemente renovadas?

Faça o download da brochura de manutenção e cuidados de limpeza, disponível na área de downloads.

Direitos de autor

Nowa Magdalenka - Marcin Czowicki (arquiteto), Bartosz Makowski (fotógrafo)
Villa Treviso - Piero Annoni (fotógrafo)