Skip to main content
Private home on grassy hill in Stavelot, Belgium.
09 Mar 2022

O ciclo de vida do alumínio

Um passo crucial no seu projeto de construção verde é a escolha de materiais sustentáveis. Felizmente, uma análise do ciclo de vida (LCA) pode ajudá-lo a escolher a solução mais responsável. Como é que este método funciona? O que é que ele diz sobre a reciclabilidade do alumínio? Descubra aqui.

Uma análise do ciclo de vida, avalia o impacto ambiental dos produtos durante toda a sua vida útil, desde a matéria-prima até à fase final, aquilo a que chamamos "fim de vida útil". Atualmente na indústria da construção, a reciclabilidade é um tema central à medida que as empresas começam a avaliar o ciclo de vida dos principais materiais utilizados, seja por questões relacionadas com a sustentabilidade, seja por estarem cada vez mais alerta para todo ciclo de vida do seu inverstimento . Na Reynaers Aluminium, concentramo-nos na componente principal das nossas soluções de janelas, portas e fachadas: o alumínio.

Detail of abstract aluminium façade.

Análise do ciclo de vida do alumínio

Informação conduz ao conhecimento. É por isso que a AluEco, uma fundação que promove a sustentabilidade e a reciclabilidade na indústria da construção, conduziu um estudo sobre as propriedades ambientais dos elementos das fachadas de alumínio. O estudo baseia-se no método LCA e foi realizado em cooperação com a Association of Metal Windows and Facade Industry (VMRG) e a Association of Industrial Surface Treatment Netherlands (ION).

A AluEco, e os seus parceiros, realizaram a análise do ciclo de vida dos perfis de alumínio tanto para o tratamento de superfícies lacadas como para o tratamento de superfícies anodizadas. O que é que acontece? Os elementos de fachada de alumínio têm uma vida útil de pelo menos 75 anos e um mínimo de 95% pode ser recuperado através de reciclagem. Em teoria, isto significa que os componentes da fachada podem ter uma vida útil de 1.500 anos!

As fachadas de alumínio têm uma vida útil de 75 anos e são, no mínimo, 95% recicláveis.

O que é que isto significa para os profissionais da construção? Por exemplo, os relatórios validados de produto são utilizados para determinar uma classificação, que é um procedimento do processo de certificação ambiental dos edifícios. Adicionalmente, arquitetos, consultores ou instaladores podem fazer simulações de cálculos e selecionar as soluções de design com as propriedades ambientais mais adequadas aos seus projetos.

Infinitamente reciclável

Para além das suas propriedades estéticas, extremamente duráveis e energeticamente eficientes, o alumínio oferece também excelentes resultados quanto à sustentabilidade, reciclagem e economia circular. Ao contrário de muitos outros materiais de construção, o alumínio não perde as suas características no processo de reciclagem. Ou seja, de janelas antigas fazem-se janelas novas. Desfrute sempre de uma qualidade e desempenho inigualáveis.

Interior view of lofty conservatory in Riparo, Italy.

Na Reynaers Aluminium, estamos constantemente à procura de soluções inovadoras para melhorar a reciclagem dos nossos produtos - sem que ocorra uma perda de qualidade. Isso permite-nos fechar o ciclo do alumínio ao reciclar perfis de janelas antigos e ao criar novos perfis infinitamente. O exemplo máximo de circularidade.

Direitos de autor

Casa Privada Stavelot 1 - Crahay & Jamaigne Architectes (arquitetos), Laurent Brandajs (fotógrafo)
Riparo em Bellavista - Daniele Baiotto & Marco Mancini - Meow Architettura (arquitetos); Laura Cantarella (fotógrafa)