Skip to main content
Exterior view of sleek ConceptWall 50 façade, featured on the Equator project in Warsaw.
03 Mar 2022

Fachadas Reynaers Aluminium: design e desempenho

Com as soluções de fachada da Reynaers Aluminium, pode criar uma fachada única apta a resistir às condições climatéricas adversas, ao mesmo tempo que assegura segurança e uma estética deslumbrante.

As nossas soluções de fachada - para projetos de renovação ou nova construção - acrescentam valor funcional e estético, à luz dos princípios que estão na génese da sustentabilidade e da economia circular. A gama é diversificada e inclui fachadas tradicionais e modulares, com possibilidade de integrar várias opções de abertura. Tudo para levar a um nível superior o design e a função do seu edifício.

Fachadas tradicionais e fachadas modulares

Conheça as duas principais soluções de fachada: fachadas tradicionais e fachadas modulares. Na fachada tradicional, os perfis são montados principalmente em obra, sendo que a sua fabricação simples e rápida faz com que seja uma das nossas soluções mais utilizadas. Outros sistemas como janelas, portas ou deslizantes, são facilmente integrados. Por outro lado, a fachada modular é composta por grandes unidades pré-assembladas em oficina, o que reduz bastante o tempo de instalação em obra. O alumínio é frequentemente utilizado pela sua resistência e estabilidade.

Outdoor view building façade with parallel opening windows.

As fachadas modulares podem também integrar elementos de abertura, tais como janelas de abertura paralela e janelas projetantes. Ambas podem ser motorizados para a máxima facilidade de operação. Pode ainda adicionar um dos nossos sistemas de sombreamento, tanto a fachadas modulares como a fachadas tradicionais, para garantir sempre temperaturas interiores agradáveis graças a um controlo adequado da entrada de luz solar. Quer opte por uma fachada tradicional ou por uma fachada modular a Reynaers Aluminium, obterá sempre um produto altamente durável, resistente às intempéries, à corrosão e quase 100% reciclável.

Tanto as fachadas tradicionais como as fachadas modulares proporcionam uma solução 100% reciclável e resistente às intempéries.

Estética em sistemas de fachada

Desfrute da máxima liberdade criativa graças à estética e versatilidade dos nossos sistemas de fachadas. Diferentes estilos de revestimento, desde a trama horizontal à trama vertical, às geometrias mais minimalistas dão ao seu projeto de construção uma aparência distinta. Com as nossas soluções para fachadas pode criar projetos arquitetónicos exclusivos com sistemas fáceis de instalar e integrar.

Difícil escolher? Enumeramos alguns dos nossos designs favoritos de fachadas e o que os torna perfeitos para o seu projeto

  • Slimline - Perfis de alumínio minimalistas ideal para projetos contemporâneo com grandes superfícies de vidro.
  • Trama Horizontal - Um estilo elegante, sobre a horizontal, que cria paredes de vidro panorámicas e possibilitam a máxima entrada de luz. Os perfis visíveis - acima e abaixo da parede de vidro - estão disponíveis em vários designs e enfatizam a largura do edifício.
  • Trama Vertical - Semelhante à trama horizontal, mas a ligação do vidro ao vidro é agora feita em cima e em baixo. Os perfis verticais, à esquerda e à direita do vidro, acentuam a altura do edifício.
  • Envidraçado estrutural - Vidro estruturalmente selado que cria um acabamento contínuo da fachada de vidro, sem alumínio visível no exterior.
  • Aplicação em coberturas ou clarabóias - Soluções de cobertura que cobrem sem esforço superfícies de vidro inclinadas.
Detail exterior view of element façade on the Crystal building in Prague.

Fachadas estéticas e de alto desempenho

Graças à nossa excecional gama de cores e tipos de acabamento, pode combinar a sua fachada com as janelas e portas. De entre as 450 tonalidades diferentes que a Reynaers Aluminium coloca à sua disposição, pode ainda escolher entre acabamentos metálicos, anodizados, mate, brilhantes, texturados e lacados anódicos e dar ao seu projeto uma aparência única.

O design junta-se a um desempenho inigualável, já que as fachadas Reynaers Aluminium estão disponíveis em vários níveis de energia. Desde perfis de baixo ou médio isolamento térmico, a níveis passivos, há sempre uma solução para a sua fachada. Todas elas amplamente testadas e prontas para atingir novos e impressionantes desempenhos:

 

Fachada VEC (Vidro Estruturalmente Colado)

É um sistema de fachada leve, podendo ser modular ou stick. O termo utiliza-se vulgarmente para designar a fachada cujo vidro é aplicado e amarrado no perfil de alumínio com colagem através de silicone ou outra resina de forma estrutural. Do exterior da fachada, é visível apenas o vidro e as juntas entre vidros, podendo estas ter vedação seca com vedantes ou colagem com resina.

 

Fachada cortina ou muro-cortina

Fachada cortina é o termo em português para curtain wall. Em Portugal, utiliza-se vulgarmente este termo quando nos queremos referir ao que tecnicamente chamamos fachadas leves ou ligeiras.  Contudo, fachada cortina pode referir-se a sistema de fachada ligeira de alumínio, seja maioritariamente assemblada em obra ou montada por módulos em obra.

 

Fachada Tradicional ou Fachada Stick

Na fachada tradicional ou stick os componentes são maioritariamente assemblados e instalados em obra de forma sequencial, pelo exterior do edifício normalmente com recurso a bailéus ou andaimes e meios de elevação.

 

Fachada Modular ou Fachada Elementar

Em Portugal, utilizamos o termos fachada modular para designar sistemas de fachadas que permitem uma preparação quase integral em fábrica e, subsequentemente, a instalação em obra por módulos. A fachada modular representa uma evolução na instalação de fachada cortina essencialmente para edifícios com grande dimensão (1000 m2 de fachada), quando se procura uma maior celeridade da instalação em obra. Ainda, a altura do edifício (mais de 4 pisos) pode justificar a opção por um sistema modular que oferece maior controlo de qualidade e maior tolerância à movimentação do edifício. Os caixilhos são integralmente montados e o vidro instalado nos módulos em oficina, pelo que os elementos chegam à obra prontos a instalar sem necessidade de andaimes ou bailéus, mas com necessidade de meios de elevação de forma pontual ou contínua.

 

Fachada Ventilada

É um tipo de fachada aplicada como revestimento da envolvente do edifício podendo ser opaca ou transparente e que permite a ventilação da zona posterior da fachada até ao substrato opaco ou transparente. Pode ser contínua verticalmente e com ou sem possibilidade de ser visitada para manutenção e limpeza, podendo carecer de passadiço e espaço. Tal como o termo sugere, a fachada ventilada permite a ventilação natural ou forçada por via do afastamento do revestimento da estrutura da parede. O revestimento exterior acontece por via da instalação de uma ‘segunda pele’, criando uma câmara-de-ar que protege o corpo do edifício. Estas soluções devem ser concebidas e instaladas de forma a evitar o efeito chaminé em propagação vertical de incêndios.

 

Fachada leve ou ligeira

É um termo muito utilizado para fachadas não estruturais do edifício. Ao invés, são aplicadas na estrutura do mesmo.  As fachadas stick e as fachadas modulares são fachadas leves ou ligeiras.

 

Fachada VEB (vidro encaixilhado com bite)

É um sistema de fachada leve, podendo ser modular ou stick. O termo utiliza-se vulgarmente para designar a fachada cujo vidro é aplicado e amarrado no perfil de alumínio com bites, a cobrir o caixilho onde são aplicados. Do exterior da fachada, é visível o vidro e os bites periféricos com cortes geralmente à esquadria e as juntas entre bites, podendo estas ter vedação seca com vedantes ou colagem com resina.

 

Fachada grampeada

É um tipo de fachada em que o vidro interior dum vidro duplo ou triplo, é amarrado mecanicamente com grampos contínuos ou pontuais. Por vezes, esta solução é chamada de semi-estrutural porque o vidro exterior (ou vidros exteriores) depende de fixação química ao vidro interior. Do exterior da fachada, é visível apenas o vidro e as juntas entre vidros, podendo estas ser colmatadas com vedação seca através de vedantes ou com colagem utilizando resina.

 

Fachada Tramo Vertical

É um tipo de fachada em que são visíveis pelo exterior perfis verticais e as juntas horizontais entre vidros, podendo estas ser colmatadas com vedação seca através de vedantes ou com colagem utilizando resina.

 

Fachada Tramo Horizontal

É um tipo de fachada em que são visíveis pelo exterior perfis horizontais e as juntas verticais entre vidros, podendo estas ser colmatadas com vedação seca através de vedantes ou com colagem utilizando resina.

 

Fachada Montante Travessa

É um tipo de fachada stick em que os perfis verticais e horizontais são diferentes entre si.

 

Fachada Montante Montante

É um tipo de fachada stick em que os perfis verticais e horizontais são iguais e vulgarmente similares ao perfil montante do sistema fachada Montante Travessa.

 

Fachada Travessa Travessa

É um tipo de fachada stick em que os perfis verticais e horizontais são iguais e vulgarmente similares ao perfil travessa do sistema fachada Montante Travessa.

 

Tipos de abertura para fachadas de alumínio

As fachadas stick ou modulares permitem a integração de aberturas de várias tipologias:  janelas projetantes, janelas projetantes paralelas, janelas oscilo-batentes, janelas de cobertura, portas, portas de emergência para bombeiros, etc.

Descubra mais aqui

Direitos de autor

Equador IV — APA Wojciechowski, Aukett Polska SP (arquitetos)
Cristal — Libor Hrdousek & Radek Lampa (Atelier 15) (arquitetos); Marek Hrubý, Vojta Zikmunda (fotógrafos)