Skip to main content
Reynaers Group and SDG Pioneer logo.

Este certificado internacional conferido pelas Nações Unidas é um reconhecimento às empresas que adotaram iniciativas sustentáveis eficazes na sua visão corporativa, tanto a curto quanto a longo prazo. Empresas em todo o mundo estão a utilizar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como orientação fundamental para as suas operações futuras. Apenas líderes inovadores da indústria que aplicam este modelo para gerar um impacto positivo no planeta e na sociedade são considerados elegíveis para se tornarem Pioneiros oficiais dos ODS. O Grupo Reynaers é um desses líderes.

Com  vários projetos em curso relacionados com, pelo menos, um dos ODS; são de destacar os produtos certificados que contribuem para a melhoria da eficiência energética de edifícios em todo o mundo, ao mesmo tempo que são projetados e concebidos com preocupações ambientais globais na sua génese com o objetivo de mitigar a pegada ambiental dos edifícios, incluindo a  sua construção e operação. Em Portugal, e em todo o mundo, existem já milhares de edifícios a incorporar estas soluções. Mesmo o recente património próprio edificado do Grupo é um reflexo deste compromisso, como o futuro Forster Campus na Suíça (em processo de Certificação LEED Gold) e o recentemente concluído Campus da Reynaers Aluminium na Polónia (Certificado BREEAM Excelente). Ken Wright, Gestor de Sustentabilidade do Grupo Reynaers, recebeu em mãos o Certificado de Pioneiro dos ODS da Diretora das Nações Unidas, Sherri Aldis.

No pilar das Pessoas & Sociedade, o bem-estar dos colaboradores é uma responsabilidade central partilhada com campanhas internas dedicadas, nomeadamente à Saúde e Segurança e aos valores corporativos,  a uma escala global. O programa Reynaers for Community suporta as comunidades locais e as organizações sem fins lucrativos, com foco para as que ajudam pessoas mais vulneráveis a encontrar emprego, já que ter um emprego motivador com um rendimento estável é crucial para proteger as pessoas da pobreza e reduzir problemas de saúde associados.

Desde 2022, todos os compromissos sustentáveis do Grupo Reynaers estão documentados em Reynaers Act, o relatório oficial de sustentabilidade que auxilia na monitorização dos objetivos corporativos baseados em factos científicos até 2030, com foco na redução das emissões de carbono das operações diretas e indiretas.

"No Grupo Reynaers, sempre agimos para gerar um impacto positivo duradouro. Estamos extremamente orgulhosos por receber este reconhecimento exclusivo das Nações Unidas. Normalmente, a certificação de Pioneiro dos ODS é um processo de três anos. No entanto, graças aos esforços históricos e à estratégia futurista Reynaers Act, obtivemos o selo em apenas um ano! Isso motiva-nos a continuar a nossa jornada e a contribuir para a construção de um futuro melhor e mais sustentável juntos", refere Ken Wright.

A Reynaers Aluminium, parte do Grupo Reynaers, foi fundada em 1965 e ainda hoje permanece como uma empresa familiar. O certificado de Pioneiro dos ODS é um testemunho dos compromissos globais de sustentabilidade. Em 2015, a Humanidade fez uma declaração audaz sobre a proteção do planeta e para garantir uma vida saudável para todos. Os líderes globais reuniram-se em Paris para negociar um acordo que viria a ficar conhecido como o Acordo Climático de Paris: um apelo à ação dos governos, das empresas e dos cidadãos de todo o mundo para evitar alterações climáticas perigosas, contendo o aquecimento global. No âmbito do Pacto de Sustentabilidade  Reynaers Act, o Grupo Reynaers está a perseguir esta ambição audaz. Como a maioria das coisas que valem a pena, não será fácil. Vai exigir que cada um de nós faça a sua parte. É por isso que desafia fornecedores, clientes e parceiros de negócios a juntar-se à mesma visão sob o mote: o tempo de agir é agora. Para mais informações sobre como o Grupo Reynaers aplica o modelo dos ODS leia este artigo.

Precisa de mais informação?